É só mimos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 25, 2002 4:59 pm

Olá

Se antes soubesse o que aprendi neste último mês de estágio no fórum, provavelmente teria educado melhor os meus cães.

Concretizando melhor. Eu dou mimos aos meus cães de forma provavelmente pouco pedagógica. O mimo não lhes é proporcionado apenas como gratificação de bom comportamento, por ex. É-lhes dado por impulso. É caso para se dizer: é-lhes dado porque sim, porque me apetece.

Há aspectos a que nunca liguei, como por exemplo o de não os deixar passar à frente numa porta ou a entrar ou a sair do elevador. Sempre deixei que tomassem a dianteira, até pelo facto de desconhecer que isso era importante. Mas talvez devido ao carácter excepcionalmente dócil dos meus cães, também nunca notei que este, como outros aspectos, tivessem realmente importância. Às vezes até penso que eles já nasceram ensinados. Já fui abordado por pessoas na rua que me gabam por eu ter uns cães muito bem comportados...

De vez em quando dou uma espreitadela aos sites de alguns forenses e encontro lá muitos ensinamentos que só pontualmente são tratados aqui no fórum. Também, na primeira página da Arca, no artigo “Quem é o chefe?” e nos tópicos com este relacionados (cuja leitura aconselho vivamente aos que têm o meu nível de conhecimento), encontro uma série de princípios que nunca me passou pela cabeça pôr em prática.

Mas afinal, o que é isso dos mimos? È ceder aos seus caprichos? É fazer-lhes as vontadinhas? É fazer-lhes festas por dá cá aquela palha?
O doseamento dos mimos não deverá ser mais rigoroso e mesmo imprescindível apenas em relação a cães de maior porte ou mais dominantes?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

sexta out 25, 2002 8:00 pm

Não concordo nada que os mimos so devam ser dados como compensação, o Guzzi tem todos os mimos (festinhas) a que tem direito e mais alguns ele merece pela dedicação que nos tem. Quanto a ser o primeiro a querer entrar em casa eu aceito perfeitamente, normalmente vem da rua cheio de sede ou com sentido nalgum brinquedo ou até com "vontadinha" de saltar para cima do sofá e esfregar-se para secar o pelo.
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

sexta out 25, 2002 8:29 pm

Eu acho que os mimos são as festinhas, as vontadinhas, ceder aos caprichos.
E penso que todos os cães os devem ter, independentemente da raça!
É claro que n se deve dar em excesso porque se não abusam, mas isso é em todas as raças e n em algumas em particular!!
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

sexta out 25, 2002 10:45 pm

É verdade que às vezes não dá mesmo para resistir em mimá-los porque simplesmente nos apetece! :) E então enquanto são cachorros é quase impossível resistir.
Felizmente tenho cães não muito dominantes, porque apesar de ter consciência de que os elogios e festas deveriam ser dados como gratificação isso nem sempre acontece :oops:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sexta out 25, 2002 11:00 pm

Há que saber dividir as coisas: Recompensas e mimos.
As recompensas são dadas quando o cão se porta bem ou faz o que nós mandamos, se enchermos o nosso cão de mimos ele pouco se importará se foi uma recompensa ou não, foi uma festinha e pronto!
Os mimos devem ser dados quando NÓS queremos, não quando eles querem. Se eu estiver sentada no sofá e me apetecer fazer festinhas ao meu cão, chamo-o e faço. Se por acaso estiver a ler ou a ver televisão e ele vier fazer os seus olhinhos a pedir festas, eu faço se me apetecer. Mas à que saber mostrar ao cão que é quando nos apetece, e não é preciso ter pena dele.

Uma vez um treinador de cães disse-me: Para perceber os cães, temos de perceber os lobos.
E é verdade! Muitas das coisas que os nossos cães fazem são interpretadas por nós como "coisas humanas".
Como o exemplo da anavaz, para ela o seu yorkie entra primeiro para ir para o sofá. Mas para ele é completamente diferente. Pode significar "eu entro primeiro porque sou eu que mando".

Faz-me sempre lembrar uma senhora que conheci, que tinha um mastim com 8 meses e achava muita piada porque ele fazia o que queria...nem queria imaginar daqui a uns tempos como seria...

Cumprimentos
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

domingo out 27, 2002 5:23 pm

Os meus cães são bastante mimados, no entanto há que saber quando lhes devemos dar mimos.
Por exemplo, eu não doseio os mimos que lhes dou mas se se portarem mal, depois de serem reprimidos, obviamente que eu não lhos vou dar.
A meu ver o dar mimos não implica os cães não terem respeito pelos donos e não serem obedientes.
O Oscaar é super mimado, mas é um cão respeitador quanto ao nosso espaço (nãovai para o sofá nem para a nossa cama entre outras coisas).
Penso que os mimos não são a causa fulcral para a má educação dos cães, pois se lhes for incutido desde cachorros o facto de nos respeitarem e de nos serem obedientes os mimos nunca serão demais.........
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

domingo out 27, 2002 7:54 pm

Nuria Escreveu:
Uma vez um treinador de cães disse-me: Para perceber os cães, temos de perceber os lobos.
Ora aí está! Mas se repararem, nos lobos, apenas os subordinados se prestam a fazer "mimos" (lamber o focinho e encostarem-se) ao alpha ou aos lobos hierarquicamente superiores como sinal de submissão e para apaziguar comportamentos agressivos por parte destes.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Responder

Voltar para “Cães”