Rottweiler ou Labrador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

manemacaquinho
Membro Júnior
Registado: sexta mar 10, 2006 12:58 am

sexta mar 10, 2006 1:25 am

Viva,
penso em adquirir um cão de companhia mas estou dividido e espero que me possam ajudar...

Gosto muito da raça Rottweiler, mas tenho alguns receios dado que é comum associar esta raça a cães violentos, perigosos, de combate... Tenho inclusivamente recebido opiniões a dizer para "ter cuidado" com estes cães...

A raça Labrador Retriever, de certa forma fascina-me igualmente, e a esmagadora maioria dos dados que tenho recolhido apontam no sentido de estes cães serem mais equilibrados emocionalmente e melhores companheiros...

Estou na dúvida porque a minha preferência inicial ia para os Rottweiler, mas não quero que um animal supostamente para ser meu companheiro possa de alguma forma ser perigoso... para mim ou para os meus amigos...

O que devo fazer?
Desde já meus agradecimentos.
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

sexta mar 10, 2006 9:36 am

Se gosta verdadeiramente dos rotts acho que deves ir em frente, são cães como outros quais queres, tem é de se ter pulso firme e verás que vai ser um bom companheiro, tanto comoum lab ou outra raça qq. Vai para o rott dá-lhe uma boa educação e depois mostra às pessoas que te diziam mal dessa raça que elas estavam enganadas. ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta mar 10, 2006 11:38 am

Gosto muito da raça Rottweiler, mas tenho alguns receios dado que é comum associar esta raça a cães violentos, perigosos, de combate... Tenho inclusivamente recebido opiniões a dizer para "ter cuidado" com estes cães...
Depois desta frase, aconselho-lhe uma Labrador :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mar 10, 2006 11:57 am

Não Rita para essa frase o melhor é não ter nenhum!!!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta mar 10, 2006 11:59 am

Não Rita para essa frase o melhor é não ter nenhum!!!
Não quis ser tão radicalista :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

sexta mar 10, 2006 12:25 pm

Tenho uma cadela Labrador e posso falar-lhe desta raça, Rotts nunca tive nenhum, mas é uma raça que gosto muito. Penso que são duas raças completamente diferentes.
Se quiser entrar num desafio adquira um Rott, se não, adquira um Labrador.
A minha cadela Labrador não faz mal a uma mosca, gosta de toda a gente e adora brincar. O único treino que tenho que fazer com ela, é ensinar o básico: sentar, vir à chamada, etc. De resto é só brincadeira. Não tenho que me preocupar com mais nada.

Tenho também uma cadela Pastor Alemão, que deve ter características mais parecidas com os Rotts, penso eu. Neste caso, e visto que só veio para minha casa com 4 anos, surgiram alguns problemas entre as duas cadelas. Da experiência que tive concluí que somos nós que temos que compreender os cães e não eles que têm que nos compreenderem a nós. Eu não compreendia porque é que as minhas cadelas se desentendiam, quando compreendi e aprendi a comunicar com elas, tudo se resolveu na perfeição e rapidamente.
No meu entender as raças que têm "má fama", nas quais se incluem tanto Rotts com P.A., só têm um problema, têm um espírito de liderança muito forte. A solução para esta característica, que se pode tornar um problema, passa por lhes comunicar que quem lídera é o dono. Se o fizer não terá problema com raça nenhuma.
Esse provavelmente vai ser o desafio se escolher ter um Rott.: saber comunicar com ele e interpretá-lo.
Penso que este desafio está ao alcance de qualquer pessoa e é aliciante.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mar 10, 2006 1:06 pm

Ao ler título pensei que o melhor é primeiro analisar a dono e depois escolher o cão!!!

Se é uma pessoa de pulso fraco então certamente terá um animal mal educado. Tem de escolher um animal que não perturbe muito com a falta de educação.
Um peixe! ;)

Agora já estou melhor, desculpe não gosto de ser tão crua com ninguém, mas hoje tive uma pessoa a dizer um saco de barbaridades e não resisti ler algumas passagens do seu post sobre rotts.

Um animal é a imagem do dono, eu adoro a raça rottweiler por as suas características físicas e psicológicas. É um cão seguro e equilibrado, muito companheiro do seu dono, precisa de um dono que tenha pulso firme. Eu tenho um rott à 7 anos e só tenho alegrias e orgulho no seu carácter. É meigo, calmo, corajoso e protector e muito brincalhão. E atura muito cão que são um amores mas que aparecem para lhe morder e ele tem uma infinita paciência com eles e eu também. Não deixe nunca de se preocupar com a educação do seu cão não importa a raça.
Pesquise sobre as duas raças e escolha em consciencia o melhor cão para a sua personalidade.
As duas raças são óptimas mas diferentes... ;)

Tenha em atenção na escolha do cachorro e onde vai escolher o seu cachorro.

comp,
Susana
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta mar 10, 2006 2:15 pm

Seja benvindo :D

O melhor que deve fazer é saber como deve escolher um cachorro, não é tão simples como à partida parece.
Aqui na arca existe muita informação sobre isso.

manemacaquinho é habitual ouvir essas coisas sobre rott, porém a falta de educação ou má educação faz rott um cão problemático como qualquer outro. Ele não é um cão problemático.
Se escolher o rott vai saber como é chato ouvir comentários desagradáveis sobre um animal tão querido.

Comp,
Susana
<p>susana</p>
susanamurteira
Membro
Registado: sexta ago 19, 2005 12:50 am

sexta mar 10, 2006 2:24 pm

boa tarde

eu tenho uma labrador e uma rottwailler, gosto igualmente das duas e nenhuma delas mostra qualquer sinal de agressividade

tenho uma filha de 4 anos e nao tenho medo que ela conviva com as cadelas, claro que com um adulto por perto

agora, sao temperamentos diferentes e entre elas quem manda é claramente a rott

em relaçao a sua duvida deve primeiro pesquisar sobre a raça para ver qual será mais adequada ao seu temperamento

boa sorte
manemacaquinho
Membro Júnior

sexta mar 10, 2006 4:01 pm

imarcelo Escreveu: Não Rita para essa frase o melhor é não ter nenhum!!!
Gostaria de pedir desculpa se a ofendi com a frase que escrevi. Nunca foi minha intenção ser ofensivo ou provocador.

Pela forma directa e dura como respondeu parece-me claro que tem um (ou mais) rottweiler, e sentiu-se ofendida com a minha afirmação. Mas muito sinceramente, penso que se é criadora ou tem apenas um rottweiler para companhia, deveria utilizar a sua experiência (pelos vistos positiva) para ajudar a desmistificar alguns conceitos errados e não para atacar quem tem dúvidas legítimas.

Eu não quis em momento algum desvalorizar ou ofender a raça. A frase que escrevi reflecte o que tenho ouvido (e seguramente não sou o único...) e não o que verdadeiramente sinto.

A minha intenção ao vir até este espaço foi (e continua a ser) exactamente tentar obter esclarecimentos de pessoas que tenham experiência no assunto e não sejam meros opinadores.

Mais uma vez lamento se a ofendi, mas garanto que no futuro não deixarei de questionar neste ou noutros espaços, porque é a única forma que tenho de obter esclarecimentos para as minhas questões.
Cumprimentos
manemacaquinho
Membro Júnior

sexta mar 10, 2006 4:26 pm

susanastrat Escreveu: Se é uma pessoa de pulso fraco então certamente terá um animal mal educado. Tem de escolher um animal que não perturbe muito com a falta de educação.
Um peixe! ;)
Mesmo não me considerando uma pessoa de pulso fraco, se os peixes corressem atrás de uma bola até seria uma sugestão a ponderar :D

Cumprimentos.
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sexta mar 10, 2006 4:28 pm

manemacaquinho,

eu penso que o que se tentou transmitir aqui é o facto de algumas raças serem um pouco discriminadas e isso não pode ser...é que no melhor pano cai a nódoa ;) Não pense que é tudo preto no branco!

Pesquise, leia muito sobre as várias raças, veja a que melhor se adequa ao seu estilo de vida e sobretudo vá a exposições!! Veja em www.cpc.pt as várias exposições que estão agendadas ;)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mar 10, 2006 4:49 pm

manemacaquinho

Tal como você diz e bem, o que escreveu reflecte aquilo que tem ouvido dizer do Rott , daí a minha resposta não ser directamente para si!

O que se diz de '' raças potencialmente perigosas'', não faz qualquer sentido, e está mais que debatido este assunto aqui na arca. Pesquise e verá!

Não sou criadora, nem nunca tive um Rott, mas tive um boxer que tambem pertence ao clube dos mauzões! Como deve calcular este tipo de afirmações deixam-me indignada, porque não reflectem a realidade.

Não me ofendeu de forma nenhuma, e se eu estou aqui na arca é exactamente para ir aprendendo tal como você!
;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
IreneRua
Membro
Registado: sexta nov 04, 2005 10:56 am

sexta mar 10, 2006 5:36 pm

Ainda bem que apareceu aqui o/um DoggyLover para responder ao manemacaquinho.
Para quem coloca a sua 1ª pergunta na arca... n me parece q alguns foristas tenham tido a melhor das respostas...
manemacaquinho,
aja de acordo com a sugestão do DoggyLover. Pesquise as características das 2 raças, visite alguns criadores... acredito q esclarecerá muitas dúvidas e q algumas das ideias q tem actualmente poderão sofrer alterações.
Eu tenho um Labrador e acho uma raça magnífica.

BOA SORTE!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta mar 10, 2006 9:34 pm

manemacaquinho,

Se pretende ter um Rott, a única coisa que posso aconselhar, e não leve a mal, caso não tenha experiência com cães, é levá-lo a uma escola de treino, e comprá-lo a um BOM Criador, não compre em lojas nem em pessoas que cruzam com o cão do primo, da vizinha, que isso pode correr muito mal para o seu lado, quer por problemas físicos, quer comportamentais.
Estude a raça muito bem, vai ver que assim que começar a visitar uns sites e a ler uns livros, vai mudar a sua opinião. ;)
Para melhor escolher o Criador, o meu conselho é, pedir inicialmente uma lista de criadores ao CPC, depois visitar os vários Criadores, conversar com eles para fazer uma triagem, uma das coisas que para mim é factor de exclusão, é quando nós dizemos que o cão "não é para já", eles demonstrarem um completo desinteresse... :? , isso para mim é factor de exclusão, um bom Criador não se mostra desinteressado se a pessoa disser que o cão não para já ;) Outra das coisas que é importante saber é que tipo de provas os futuros progenitores superaram, sejam elas de trabalho, obediência e sociabilização. Convém saber o carácter dos progenitores...
Aliás, eu tou aqui a falar, mas a melhor pessoa para o aconselhar na escolha de um Rott, ou pelo menos naquilo que deve ter em atenção, é a Nynf, a Cristina, se for ao fórum dos Rotts ela tá lá ;)

Boa sorte e boa escolha ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Responder

Voltar para “Cães”