A prevenção de doenças no seu aquário é relativamente simples. observe as seguintes dicas
>> Nunca coloque um peixe novo no aquário sem fazer quarentena, pois ele pode trazer doenças. O aquário de quarentena é um local onde os peixes recém-adquiridos ficam em observação por duas a três semanas, aplicando-se um tratamento adequado quando for diagnosticada alguma doença ou parasita.
>> Mantenha a higiene de seu aquário.
>> Controle o pH, temperatura e luminosidade.
>> Forneça aos seus peixes uma alimentação balanceada.
>> Evite o estresse.
Conheça as principais doenças que afetam os peixes de aquário de água doce.
Íctio
Uma das doenças mais comuns, que atacam peixes de aquário, é também chamada de ictiofitiríase ou "doença dos pontos brancos".
Esta doença é causada por um parasita chamado Ichthyophthirius multifillis, que vive normalmente no meio aquático. Com a queda brusca de temperatura da água, este microorganismo prolifera rapidamente e ataca os peixes do aquário que já estão debilitados (com a resistência orgânica diminuída).
Os peixes afetados apresentam pontos brancos disseminados por todo o corpo, nadadeiras fechadas e caídas e coçam-se nas pedras, vidros e objetos dentro do aquário. Quando a infestação chega a níveis mais graves, os peixes afetados apresentam uma espécie de véu, ou névoa branca.
O tratamento é relativamente fácil consiste em elevar a temperatura da água do aquário para valores acima de 28° C e adicionar cinco gramas de sal por litro. Geralmente o tratamento dura uma semana ou mais. Mas se você tem peixes de couro ou de placas, tenha mais atenção, pois esses são mais sensíveis ao sal. Nesses casos, procure medicamentos em pet shops e lojas de aquário.
Oodinium (Piscinoodinium pillulare) ou doença do veludo
Esta doença é muito contagiosa, podendo devastar a população de um aquário em apenas algumas horas. Os peixes afetados apresentam redução de apetite, emagrecimento e excitação com respiração acelerada. Apresentam um véu com coloração dourada e, depois, pequenos pontos brancos ou dourados – bem menores que do íctio.
O tratamento deve ser aplicado a todos os peixes, retirando-os para um aquário-hospital e tratando-os com medicamento, dosagem e tempo adequados. O aumento da temperatura e a diminuição da luminosidade também auxiliam no processo de cura.
Tuberculose ou barriga seca
Causada por um bacilo chamado Mycobacterium sp., é uma das doenças mais graves em aquariofilia, pois pode dizimar toda a população de um aquário.
O animal infectado fica apático, perde apetite, apresenta destruição das nadadeiras, deformações na coluna, abdome dilatado, nado desorientado e lesões nas escamas.
O tratamento para a tuberculose é caro (geralmente com antibióticos) e nem sempre eficaz, recomendando-se, então, eliminar todos os peixes do aquário e fazer a desinfecção do mesmo.
A prevenção é a chave para evitar a tuberculose mantenha a higiene das instalações, evite superpopulação e nunca deixe de fazer a quarentena, ao introduzir novos moradores em seu aquário.
Saprolegniose, doença do algodão ou fungo
Doença de propagação rápida que consiste na presença de flocos parecidos com algodão no corpo e nas nadadeiras dos peixes.
A contaminação por este fungo acontece quando há condições pré-existentes, como diminuição da resistência orgânica, lesões traumáticas e água suja.
O tratamento é feito através de banhos com azul de metileno, sal, ou formalina, podendo em alguns casos ser usado permanganato de potássio.
Hidropsia ou ascite
A aquariofilia engloba doenças que causam inchaço no abdome. Podem ser crônicas (causadas por câncer, peritonite ou parasitas que provocam distúrbios nos rins e/ou fígado) ou agudas (geralmente causadas por bactérias do gênero Aeromonas, que provocam infecção generalizada).
Quando for causada por bactérias, pode ser tratada com antibióticos de largo espectro. Consulte um médico veterinário para o tratamento. Se o resultado esperado não for obtido, é recomendada a eliminação dos animais.
O que leva um peixe a ficar doente?
Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
1 mensagem
• Página 1 de 1
Ir para
- Arca de Noé Vivapets
- ↳ Fórum para os novos membros
- ↳ Arca de Noé Vivapets.com
- ↳ Animais de Estimação
- Adopção
- ↳ Animais para Adopção
- ↳ Animais Adoptados
- ↳ Pedidos e outros tópicos
- Animais
- ↳ Cães
- ↳ Gatos
- ↳ Aves
- ↳ Peixes
- ↳ Répteis e Anfíbios
- ↳ Exóticos
- ↳ Cavalos
- ↳ Animais de Quinta
- Fóruns de Raças
- ↳ American Pit Bull Terrier
- ↳ Arara
- ↳ Barbado da Terceira
- ↳ Basset Hound
- ↳ Beagle
- ↳ Betta Combatente
- ↳ Bouledogue Francês
- ↳ Boxer
- ↳ Bull Terrier
- ↳ Bulldog Inglês
- ↳ Bullmastiff
- ↳ Canário
- ↳ Caniche
- ↳ Cão da Pradaria
- ↳ Cão Da Serra Da Estrela
- ↳ Cão da Serra de Aires
- ↳ Cão de Água
- ↳ Cão Rafeiro
- ↳ Chihuahua
- ↳ Chinchila
- ↳ Cobra do Milho
- ↳ Cocker Spaniel Inglês
- ↳ Coelho
- ↳ Diamante Gould
- ↳ Dobermann
- ↳ Dogue Alemão
- ↳ Escorpião Imperador
- ↳ Esquilo de Richardson
- ↳ Furão
- ↳ Gecko Leopardo
- ↳ Gerbo Da Mongólia
- ↳ Golden Retriever
- ↳ Guppy
- ↳ Hamster
- ↳ Husky Siberiano
- ↳ Iguana Verde
- ↳ Lhasa Apso
- ↳ Maine Coon
- ↳ Ouriço
- ↳ Pastor Alemão
- ↳ Pastor Australiano
- ↳ Pequinês
- ↳ Perdigueiro Português
- ↳ Periquito
- ↳ Persa
- ↳ Porquinho Da Índia
- ↳ Pug
- ↳ Ratazana
- ↳ Retriever do Labrador
- ↳ Rottweiler
- ↳ Rouxinol do Japão
- ↳ Samoiedo
- ↳ São Bernardo
- ↳ Springer Spaniel Inglês
- ↳ Tarântula
- ↳ Tartaruga De Faces Rosadas
- ↳ Tartaruga Leopardo Africana
- ↳ Tartaruga Russa
- ↳ Terra Nova
- ↳ Vizsla
- ↳ Weimaraner
- ↳ Yorkshire Terrier
- ↳ American Staffordshire Terrier
- ↳ Chow Chow
- ↳ Bengal
- ↳ Catarina
- ↳ Formiga
- Vários
- ↳ Outros Tópicos
- ↳ Encontros e Eventos
- ↳ Direitos dos Animais
- Tópicos em moderação
- ↳ Moved