Isto TEM de acabar!!!

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quarta mar 29, 2006 10:53 pm

Recebi este e-mail e fiquei extremamente chocada... Tenho a certeza que é verdadeiro porque vi a notícia no "Destak"

Por favor ajudem, divulguem, e perguntem à Associação Animal o que podemos fazer.


Acto macabro: Jovem diverte-se a atirar gatos do alto do castelo de Montemor-o-Velho e a gravar o momento em vídeo

ANIMAL pediu ontem à GNR de Montemor-o-Velho e à autoridade veterinária do concelho que identifiquem o autor deste acto macabro para que sejam iniciados os procedimentos sancionatórios contra este delinquente



Em Montemor-o-Velho, um jovem de aparentemente 19 anos de idade, diverte-se a, depois de alegadamente roubar gatos de aldeias próximas de onde reside, atirar estes animais do alto do Castelo de Montemor, de modo a que, ao cair, os animais embatam na estrada, enquanto um colega filma, com uma câmara de vídeo de um telemóvel, estes seus feitos.



Parece macabro demais para ser verdade, mas foi esta a situação que um médico-veterinário e um professor de Inglês do distrito de Coimbra denunciaram à ANIMAL, apresentando um breve mas explícito vídeo – anexo a esta mensagem – que prova a veracidade deste caso perturbador. A ANIMAL pediu ontem à GNR e ao Médico Veterinário Municipal de Montemor-o-Velho que identifiquem o autor deste horror para que sejam iniciados os procedimentos sancionatórios legalmente previstos.



Segundo o que a ANIMAL conseguiu, até agora, apurar, um jovem, aparentemente de 19 anos de idade, residente na localidade de Granja do Ulmeiro, concelho de Montemor-o-Velho, diverte-se e mostra a sua valentia e irreverência a alegadamente roubar gatos das aldeias próximas daquela onde vive (nota-se, desde logo, no vídeo anexo, que o gato é amistoso e está habituado à companhia humana) e a atirá-los de pontos altos, nomeadamente do alto do Castelo de Montemor-o-Velho, caso a que se reporta o vídeo em causa.



Este médico-veterinário recebeu esta indicação e este vídeo de um cliente, um professor de Inglês em Coimbra, que soube do caso e obteve o vídeo através de um colega, que tem um aluno que lhe mostou este vídeo. Este aluno conhece o historial do autor desta brutalidade, adiantando que será um delinquente, com fama de agressivo e desordeiro e com um registo escolar muito mau. Foi assim que se descobriu este vídeo e algumas informações relevantes acerca do mesmo, como a informação de que este vídeo, juntamente com outros dois vídeos semelhantes, estará a circular pelos telemóveis de muitos estudantes do ensino secundário da zona de Coimbra e que estará também a circular pela internet (a ANIMAL já fez várias buscas e ainda não conseguiu encontrar estes vídeos, o que será difícil, uma vez que a internet é um universo vastíssimo), e que os gatos usados serão roubados pelo autor deste acto nas aldeias próximas de onde reside.



Apuraram-se também outros detalhes, como os seguintes: num dos episódios em que um gato foi atirado do alto do Castelo, esse gato terá morrido instantaneamente, depois de cair sobre um carro que circulava, mas que terá ficado danificado (não foi possível determinar se o dono do carro identificou a origem da queda do gato), noutros dois episódios, os gatos não terão morrido instantaneamente, antes tendo caído na estrada e ficado completamente estraçalhados, e, em desespero e numa dor agonizante, terão rastejado para tentarem fugir, vindo a morrer de forma extremamente dolorosa.



Este vídeo terá cerca de dois meses, tendo sido descoberto por estes professores há cerca de quatro semanas, tendo só há pouco mais de uma semana chegado à ANIMAL, que desde então tem estado a investigar o caso. A maldade, a crueldade deliberada na intenção de magoar e a consciência do acto e das suas implicações notam-se não só pelo sorriso sintomático do jovem para a câmara (telemóvel com câmara) antes de atirar o gato, quando ainda o segura ao colo, mas também pelo requinte de terem adicionado música a este vídeo, de lhe terem dado o nome "gatovoador" (denominação original do vídeo) e de o terem posto a circular pela internet e pelos telemóveis dos seus colegas.



Este caso consubstancia, desde logo, a prática de uma contra-ordenação por clara violação do disposto no n.º 3 do art.º 7.º do DL n.º 276/2001, de 17 de Outubro, com redacção actualizada pelo DL n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, quando estabelece que "São proibidas todas as violências contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento ou lesões a um animal", e n.º 4 do art.º 7.º do mesmo diploma, quando estabelece que "É proibido utilizar animais para fins didácticos e lúdicos, de treino, filmagens, exibições, publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para eles dor ou sofrimento consideráveis, salvo experiência científica de comprovada necessidade e justificada nos termos da lei". Ainda nos termos da alínea c) do n.º 2 do art.º 68.º do mesmo diploma, "Constituem contra-ordenações puníveis pelo director-geral de Veterinária com coima cujo montante mínimo é de € 500 e o máximo de € 3740 a violação do disposto nos números 3 e 4 do artigo 7.º".



Acresce ainda que, a confirmar-se que estes gatos tenham sido retirados a alguém, este caso ficará agravado pelas práticas do crime de furto e de dano, o que está por apurar e que a ANIMAL espera descobrir, entre as diligências da GNR e do Médico Veterinário Municipal de Montemor-o-Velho.



Para Miguel Moutinho, Presidente da ANIMAL, " Aquilo que este jovem faz não pode ser compreendido ou aceite sob perspectiva alguma. É um acto puramente mau, cruel, deliberadamente exercido por quem se diverte a provocar uma morte cobarde e tremendamente violenta a um animal completamente indefeso. Se Portugal fosse um país civilizado, o seu quadro penal contemplaria pena de prisão para quem cometesse actos desta natureza." "A ANIMAL recebe dezenas de denúncias de situações de maus tratos a animais por hora, sendo frequente encontrar a impossibilidade de proceder contra estes por falta de provas ou de testemunhas. Neste caso, num episódio tão macabro como este, acabou por ser ironicamente útil que este indivíduo tenha querido ser filmado ao atirar o gato do castelo – pois será isso que o fará ser responsabilizado por esta acção horrenda", afirmou.

[b][/b]
mara27
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quarta abr 06, 2005 9:01 am
Localização: uma cadela, um cão e um gato

quarta abr 05, 2006 4:40 pm

Esse monstro devia era ter a foto da cara dele a correr pela net, para que por qualquer lado onde estivesse toda a gente o reconhecesse ! Não se livrava de certeza dumas boas punhadas! Ia pensar duas vezes antes de sair de casa e voltar a fazer mal a mais algum animal !
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

sexta abr 07, 2006 11:13 am

Quem pratica qualquer tipo de violência contra os animais devia ser punido! Tenho esperança de um dia poder vir a comprovar isto.... :|
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
anaritaoliveira
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 10, 2006 1:21 pm
Localização: Pantufa; tico; teco; mikas

quarta mai 17, 2006 9:43 am

se eu o apanhasse fazia.lhe o mm!!!!animal! animal ñ.. isso é elogio!BESTA! :evil: :evil:
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”