Olá,
É o seguinte: o meu casal teve 2 crias.Estas têm 18 dias e o macho está separadao da fêmea. Tudo estava a correr bem até à 2 dias.A fêmea alheou-se um pouco dos filhotes e agora só se preocupa em retirar o material de construção do ninho. O mais grave é que dei uma espreitadela no ninho e as crias estão muito debilitadas: com os olhos fechados e só se nota a respiração porque de resto não se mexem.Ajudem-me! É urgente!
Obrigado.
Help me! Crias de canário
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 11, 2005 3:08 pm
Bom dia.
Por que carga d`àgua tirou o macho!
Isso de estar a tirar materiais do ninho significa que está a querer fazer outro, para pôr nova postura.
Quanto aos filhos estarem sossegados só se vendo a respiração penso que é normal, como a fêmea anda atarefada a querer construir outro ninho não dá a atenção devida aos filhos.
Cumprimentos, Ferreira
Por que carga d`àgua tirou o macho!
Isso de estar a tirar materiais do ninho significa que está a querer fazer outro, para pôr nova postura.
Quanto aos filhos estarem sossegados só se vendo a respiração penso que é normal, como a fêmea anda atarefada a querer construir outro ninho não dá a atenção devida aos filhos.
Cumprimentos, Ferreira
-
- Registado: sexta fev 24, 2006 2:55 pm
Obrigado pela sua atenção.O macho não o tirei agora, já o tinha tirado e penso que muitas pessoas o fazem. Este acaba por dar de comer só aos mais espertos e normalmente tenta acasalar com a femea e pode vir a matar as próprias crias por causa disto. Isto sei-o por experiência própria. Parece-me que a fêmea agora deixou de lhes ligar. As crias estão num estado lastimável.Só respiram, não abrem os olhos nem o bico. Neste momento já as tirei do ninho e estou a tentar aquecê-las, mas não lhe consigo dar de comida. Há alguma coisa que possa fazer para as salvar?
Obrigado.
Obrigado.
-
- Membro Veterano
Boa tarde.
Pela explicação que deu, eu digo, vale mais um passaro na mão do que dois a voar, quem tudo quer tudo perde.
Cumprimentos, Ferreira
Pela explicação que deu, eu digo, vale mais um passaro na mão do que dois a voar, quem tudo quer tudo perde.
Cumprimentos, Ferreira
-
Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.
-
É caso para dizer: "Bons amigos,bons conselhos".
-
- Membro Veterano
Bom dia.
Não leve a mal a maneira como reagi, em termos biológicos considero todos os animais iguais a nós, portanto se nós gostamos de estar com o nosso parceiro os animais também, em especial na época de reprodução, tenho a certeza se o espaço onde estão fosse maior e tivessem dois ninhos á disposição o macho não faria o que faz.
O conceito de retirar o macho era aplicado no tempo das vacas magras, mas simplesmente para galar outra fêmea, uma vez que não havia o poder de compra que há hoje e por conseguinte utilizava-se 2 e ás vezes chegavam a ser 4 fêmeas por cada macho.
Cumprimentos, Ferreira
Não leve a mal a maneira como reagi, em termos biológicos considero todos os animais iguais a nós, portanto se nós gostamos de estar com o nosso parceiro os animais também, em especial na época de reprodução, tenho a certeza se o espaço onde estão fosse maior e tivessem dois ninhos á disposição o macho não faria o que faz.
O conceito de retirar o macho era aplicado no tempo das vacas magras, mas simplesmente para galar outra fêmea, uma vez que não havia o poder de compra que há hoje e por conseguinte utilizava-se 2 e ás vezes chegavam a ser 4 fêmeas por cada macho.
Cumprimentos, Ferreira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
- Contacto:
ferreira_vn
não estou muito de acordo consigo e passo a explicar porquê
um amigo a quem dei um casal de canários teve na 1ª postura 3 passaros; o casal continuava junto; ela referia que a femea nunca saia de cima dos pequenos porque o macho dava-lhe o comer suficente para ela estar sempre quietinha; fui lá e os pequenos estavam bem debilitados e acabaram por morrer;
disse-lhe que na próxima postura tira-se o macho, o que ele fez.
actualmente tem 4 passaritos com mais de uma semana, bem alimentados e já em bom tamanho que ainda ontem os vi!
isto para dizer: tirar o macho nem sempre é sinonimo como disse de vacas magras; há situações e situações e muitas das vezes
muitos criadores adoptam a tactica de tirar o macho e vi recentemente um criador que tem um macho para 3/4 femeas
masterpiece, se calhar os pequenitos já morreram ? se desta maneira não resultou para a próxima deixe ficar o macho.
PS: mas suspeito que macho e femea estavam na mesma gaiola (ainda que separados) mas a verem-se, não?
boa sorte!
não estou muito de acordo consigo e passo a explicar porquê
um amigo a quem dei um casal de canários teve na 1ª postura 3 passaros; o casal continuava junto; ela referia que a femea nunca saia de cima dos pequenos porque o macho dava-lhe o comer suficente para ela estar sempre quietinha; fui lá e os pequenos estavam bem debilitados e acabaram por morrer;
disse-lhe que na próxima postura tira-se o macho, o que ele fez.
actualmente tem 4 passaritos com mais de uma semana, bem alimentados e já em bom tamanho que ainda ontem os vi!
isto para dizer: tirar o macho nem sempre é sinonimo como disse de vacas magras; há situações e situações e muitas das vezes
muitos criadores adoptam a tactica de tirar o macho e vi recentemente um criador que tem um macho para 3/4 femeas

masterpiece, se calhar os pequenitos já morreram ? se desta maneira não resultou para a próxima deixe ficar o macho.
PS: mas suspeito que macho e femea estavam na mesma gaiola (ainda que separados) mas a verem-se, não?
boa sorte!
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">Fórum - Canário</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">Fórum - Canário</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p> </p>