Cada porquinho tem a sua personalidade, acho que não há regras.
Eu tenho um porquinho há ano e meio. Quando veio cá para casa, ainda era bem pequenino. Inicialmente passava muito tempo com ele. Ficava no quarto a ler sentada no chão e deixava a gaiola dele aberta pra sair quando quisesse. Com o tempo ia-se aventurando, ia-se aproximando até que foi perdendo o medo. Isso, mais umas sessões de colo forçado, alguma comida para o aliciar a vir ter comigo, ajudou bastante.
Como faze-lo responder ao nome? na minha opinião acho que o que funciona melhor é o sistema da repetição.
O ideal é adoptar um som simples, como a linguagem deles é, e repetir sempre que se faz a mesma acção. Por exemplo, no meu caso: quando vou levar comida para a gaiola vou gritando "pipipipi papinha!". Quando dou feno:"feno feno feno". e por aí fora. Quando o chamo agito a mão, e se tiver uma verdura para ele, funciona ainda melhor lol
Eu agora tenho um porquinho bébé novo, que não responde a nada, nem ao nome, só foge mesmo,lol. Mas isso é super normal, os porquinhos sao animais muito assustadiços por natureza.
O mais pequenino já percebeu quando vem a comida, mas ainda não confia em mim, é muito cedo. Mas de vez em quando lá arrisca e vem tirar a comida da minha mão, mas depois foge logo. Quando vejo que está com muito medo, não insisto. Tem de ser aos poucos. E quando vem para o meu colo fica paralisado! Nem esfregando a comida na boca ele come! Mas assim que entra na gaiola fica todo espevitado!
Muita paciência, muita dedicação e algumas guloseimas são o melhor caminho para uma relação mais proxima com o porquinho.
Boa sorte
