Gatos com "tosse" - Quais as possiveis causas?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rastinha
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 9:56 pm

domingo mai 21, 2006 1:07 pm

Olá a todos! ;)
Tenho uma gata esterilizada de 3 anos e um gato castrado de 5anos...
há uns tempos atrás deparei-me com o meu gato agaxado no chão,com a língua um pouco de fora e o pescoço esticado,e como que se estivesse a tossir.... passado algum tempo reparei que também a gata o fazia....

Já dei a conhecer a situação ao veterinario,mas este nao deu muita importancia ao caso e até hoje nao sei a causa de tal comportamento :( ...
Alguém faz alguma ideia do que se passa? ou alguem tem contacto com algum gato com este comportamento? Gostaria de saber o que causa a tal "tosse", pois assusto-me quando os vejo assim... Já me lembrei que poderia ser do fumo do tabaco,pois toda a gente fuma ca em casa e eles andam a nossa volta estando em contacto com o fumo,por isso ja me lembrei que poderá ser disso... Mas gostava que alguem me explicasse,se souber,a razao de isto lhes acontecer...

:arrow: Um outro comportamento que também me admira muito ,é o do meu gato de 5anos, que desde sempre tem uma mania bastante estranha e que ninguem aqui em casa consegue explicar ... é o seguinte: O gato começa a ronronar da turras ,muito meiguinho,aconchega-se nas pessoas...depois começa a "amassar o pão" como se estivesse a mamar,mas com a particularidade de se babar :? e estar a trincar um pedacinho da nossa roupa,pois encosta-se a nós....depois quase no fim,começa a fazer movimentos como se estivesse a montar uma gata,mas tudo isto em nós,donos,(se deixarmos claro),ou numa peça de roupa que encontre em cima da cama....

Ca em casa ja sabemos,quando o Mico está muito carinhoso e muito mimalho,é pq quer .."mamar"... :lol: ,nao costumamos deixar que ele faça isso em nós,mas as vezes lá apanha um robe ou uma camisola e la começa ele com a patinhas....

Acho um pouco estranho,porque ele nao faz so os moviemntos de como se estivesse a mamar na mãe,mas sim e também ,os de como se estivesse a montar uma fêmea. :o :o :(
Um pequeno pormenor que as vezes reparamos é k ele,pouco antes de parar,nota-se que põe a ....pilinha :oops: :oops: :lol: de fora,enquanto de agarra a peça de roupa...

Alguem sabe o que ele pensa ou o que ele tenciona estar a fazer quando faz isto? :lol: :lol:
Estou mesmo sem saber o que pensar,porque o Mico ja tem cerca de 5 anos e é castrado,por isso nao sei se esta mania :o deriva da castração...ou se é normal alguens gatos fazerem isso...
Por favor se alguem souber explicar-me o que lhe acontece ou porque faz isto... eu agradecia :o :D

Cumprimentos
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo mai 21, 2006 1:24 pm

A forma como descreve a tosse dos seus gatos, já aconteceu com uma gata que tive, mas a seguir vomitava, eram os pelos. No entanto como cada caso é um caso e vê-se que está preocupada, no seu lugar, levava-os ao Vet. Foi isso que eu fiz também com a minha gata.

O meu Pierre também mama nas golas do que tenho vestido, desde que veio cá para casa com 8 semanas, até hoje que tem um ano.

Mama e amassa com as patinhas, baba-me a roupa toda, mas,não lhe vi mais nenhuma reacção. Fica é ainda mais melado, acho uma ternurinha.
A irmã tem outras demonstrações de mimo

:lol: :lol: :lol:

Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 21, 2006 1:45 pm

Rastinha,

Verifiquei que consegue ser muito pormenorizada nas suas descrições... convenha-se que em algumas nem havia necessidade...mas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A tosse pode ser motivada por muita coisa e só mesmo um vet auscultando o animal para poder avaliar..ou até mesmo fazer um raioX ao tórax... contudo há situações de bolas de pêlo a ter em conta bem como ácaros, fumo do tabaco, uma possível coriza, etc...

Já experimentou dar-lhe pasta de malte para ajudar na expulsão das bolas de pêlo que eles acumulam no aparelho digestivo, por se lamberem?

Quanto ao resto da sua questão, Luisa,

Há gatos que não esquecem os miminhos que as mães lhes transmitiram quando os amamentavam. Então gostam de mamar, amassar, etc... ainda, sobre a simulação dum acto sexual, o melhor é mesmo informar-se com o vet uma vez que o gato já tem 5 anos e é castrado...a menos que a castração tenha sido efectuada há relativamente pouco tempo e as hormonas ainda estejam activas no organismo... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rastinha
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 9:56 pm

domingo mai 21, 2006 2:00 pm

Obrigada desde ja por todas a s respostas e peço desculpa tambem pelos pormenores que relatei.... :oops: mas nao vi mesmo outra soluçao para descrever exata e claramente a mania do meu gatinho :lol:

Em relaçao as bolas de pêlo,ja me foi receitado pelo vet uma pasta (Laxatone) para as bolas de pêlo,ate que surgiu a ideia de lhe dar raçao que as prevenisse,e é o que eles comem actualmente,e também uma outra raçao específica para cálculos,porque a minha gata tem esse problema,infelizmente... Ja perguntei ao vet o que seria esta "tosse"mas nao me deram nenhuma explicação concreta....

Relativamente a castraçao,ja foi feita ha bastante tempo,tinha o Mico cerca de 1ano,quando se deu a intervenção cirurgica....por isso nao percebo muito bem a mania dele :? ....sabia que alguns gatos tinham um habito parecido,mas que nao "simulavam um acto sexual" :oops: :D

Ele fica muito meiguinho e carinhoso,por isso acho estranho ele fazer a tal simulação.... Pensava que era mais por mimo,do que por certas vontades :p ...
O que é certo é que nestes ultimos anos tem-se tornado num gatinho muito mimalhinho e "tagarela"...adora uma boa conversa 8)

AH... e se alguem o tira de perto da peça de roupa mia mia mia...
Ele como todos os outros animais ca de casa,têm muito mas mesmo muito mimo,dormem nas camas que lhes apetece,têm colinho,festinhas...autenticos bebés....por isso tambem pensei em descartar a hipotese de ser "lembranças" da mamã Gata,porque têm tanto miminho que pensei que so acontecia isso,no caso de serem carentes,ou de terem pouca atenção....que nao é o caso....as vezes penso que nós é que sentimos falta de carinhos deles :lol: :lol: somos muito mimalhos ca em casa.... :p
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 21, 2006 2:48 pm

A simulação... num gato castrado há tanto tempo, só aconteceu, a única que sei, a uma amiga minha mas era porque o gato tinha uma infecção renal :o

Mas, se o seu está saudável, come bem, brinca, faz a sua higiene, tudo entro da normalidade... já não sei que lhe diga...pode mesmo ser só mimalhice... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”