Atracção fatal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta nov 14, 2002 8:12 pm

olá

no início, a vet disse que seria melhor castrar o max em adulto, porque isso poderia atenuar as "recaídas" da sarna.
ontem, perguntei-lhe quando deveria castrar o cão. ele ia comigo, a vet viu-o, achou-o óptimo e disse que uma vez que ele nunca mais tinha apresentado sintomas, não valia a pena castrá-lo.
aí começou o meu comodismo a funcionar e os macaquinhos a subirem ao sótão. segundo parece, os cães não têm cio mas são atraídos por cadelas nessa situação. embora o max ande de trela na rua, qual poderá ser o comportamento dele se lhe der o "cheiro"? e se eu o levar à praia e por acaso andar por lá uma cadela com cio... será que ele me vai fugir? o treino, nestas condições, terá alguma influência no seu obedecimento ? estou sem saber o que devo fazer.
anjaazul
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quinta nov 14, 2002 9:12 pm

Anja

Isto é psicologia canina barata, mas parace-me que há duas situações em que os cães se comportam como "animais" nomeadamente, não defendem o dono contra um macho dominante, e seguem uma cadela com cio, não obedecendo às ordens.

Tenho isto como (quase) certo. Isto dá alguma ajuda à segunda parte do seu tema??

Desculpe a ignorância, mas castrar os cães pode ser uma prevenção contra ataques de sarna???

Cumprimentos

JoseLuis
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

quinta nov 14, 2002 9:37 pm

Não tenho bem a certeza mas dizem que há cães que até saltam muros só para irem ter com as supostas cadelas com o cio! Eles sentem facilmente o cheiro e é isso que os atrai!

História real: Uma srª. minha amiga decidiu um certo dia ir passear de carro com a sua cadela e ela por coicidência estava com o cio! acontece que foi um cão a persegui-las constantemente sempre atrás do carro até que com o aumento da velocidade desistiu e ficou para trás!

O meu canito nunca me fez passar por nada destas coisas! O meu pai também dizia que quando a cadela da minha vizinha tivesse com o cio que ele era bem capaz de tentar fugir, mas isso nunca aconteceu! e ainda bem porque não iria ser nada agradável!

Cumprimentos
Bennur
Membro Júnior
Registado: domingo nov 10, 2002 11:02 pm

quinta nov 14, 2002 9:49 pm

Ai está uma boa razão para não se descriminar cães e cadelas como se falava noutro tópico deste fórum.

Se a maioria não quer cadelas por causa do cio, penso que ter cão não é menos preocupante. Ok, não suja a casa. Mas pode ficar fora de si quando perto de uma cadela com o cio e não respeitar o dono.

Pode se atirar à cadela, até mesmo agredir o dono da mesma ou até mesmo nós.

Não tenho experiência com esta situação. Se alguém souber explicar como reagir, agardeço.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta nov 14, 2002 10:13 pm

Desculpe a ignorância, mas castrar os cães pode ser uma prevenção contra ataques de sarna???
a vet na altura falou-me nisto vagamente. parece que a sarna (pelo menos por estas bandas) é uma situação crónica que pode ser despelotada por n razões, uma delas o estímulo das glândulas sexuais. já vi aqui um poste em que uma senhora tinha sido aconselhado a esterelizar a cadela pelas mesmas razões. não sei se são casos idênticos ou mais uma balela que me venderam.
o max não poderá subir os muros do quintal porque do outro lado, só há machos: a carlota está esterelizada, mas como aqui há montes de vadios e é normal os animais andarem ao deus dará, acho que vou mesmo optar por essa solução. senão, também ele era capaz de se sentir discriminado :evil: :evil: :evil:

anjaazul
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta nov 15, 2002 10:36 am

[quote=Bennur]

Se a maioria não quer cadelas por causa do cio, penso que ter cão não é menos preocupante. Ok, não suja a casa. Mas pode ficar fora de si quando perto de uma cadela com o cio e não respeitar o dono.

[/quote]

Olá Bennur,

Não se esqueça que não só os cães fogem para ir procurar cadelas com cio.
As cadelas quando estão com o cio também fogem, por vezes, para encontrarem um macho que lhes agrade.
E quando se vai com as cadelas à rua quando estão com o cio, também é muito complicado quando lhe aparece uma data de cães à sua volta :o :o
Não é nada que não se resolva, mas é complicado.
Responder

Voltar para “Cães”