Sim ou não aos Canis Municipais?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sexta jun 23, 2006 4:42 pm

Olá,

Possivelmente este meu tópico só servirá para discutir "o sexo dos Anjos".
Mas a verdade é que me sinto revoltada pela forma como os autarcas da minha cidade tratam os problemas dos seus animais de rua.
Ou seja, não existe qualquer politica de acolhimento de animais errantes.

Segundo diz o DL 314/2003, no seu artigo 11º, e passo a citar "As câmaras municipais, de forma isolada ou em associação com outros municípios, são obrigadas a possuir e manter instalações destinadas a canis e gatis, de acordo com as necessidades da zona, e postos adequados e apetrechados para execução das campanhas de profilaxia, quer médica, quer sanitária, que a DGV entenda determinar"

Há mais de meio ano cruzei-me com um animal abandonado em estado muito degradado. Falei com o meu vet e ele disse-me que se tratava de um animal velhote e muito doente. Enviei fotos para a Câmara Municipal e pedi que recolhessem o bichinho e lhe dessem uma morte digna :( .

Prometeram-me fazer alguma coisa e eu fui insistindo pois continuava a ver o cão a arrastar-se em pleno centro da cidade. Deixei de o ver por dois meses e convenci-me que este menino já estava no céu!
Para meu espanto na semana passada voltei a cruzar-me com ele.

Vejam como ele já estava em Março.... :o :(

Imagem
Imagem

Indignada, voltei a falar com um dos assessores do presidente. A verdade é que me exaltei um bocadinho e acabei por ser um pouco desagradável e agressiva nas minhas palavras.

Perguntei qual era a politica autárquica de protecção dos animais de rua e de recolha dos doentes. Foi-me dito que Vale de Cambra não tem canil e portanto nada poderiam fazer. Quando recebem queixas de algum animal considerado agressivo ou doente e que esteja a pôr em causa a saúde pública, a única coisa que fazem é tentar apanhá-lo e mandar abatê-lo.
Disse também que já tinham tentado apanhar este cão doente mas não tinham conseguido :o :o Acreditam mesmo????? Eu não..... :x :x

E sabem porque é que eu não acredito? Porque a minha Câmara tinha sido avisada da existência do Toninho (o cão que eu apanhei com aquele tumor enorme nas glandulas peri-anais) e nada fez. Ou também não conseguiram apanhar aquele pobre bichinho que mal podia caminhar?

Agora a minha pergunta é:

Acham que devemos pressionar as câmaras para a construção de canis, ou é melhor para os animais o facto de andarem à sua vida (mesmo com doenças e passando fome) e de não ficarem sujeitos a uma prisão e morte certa?

Devo, fazer "barulho" na minha Câmara, ou é melhor calar-me e evitar a morte de muitos animais saudáveis?

Qual é a vossa opinião sobre este assunto?

Gostava de fazer alguma coisa pelos animais abandonados da minha terra, mas não quero que o tiro me saia pela culatra e acabar por prejudicar esses animais.

Obrigada
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sábado jun 24, 2006 9:20 pm

Helena,

Realmente é um pau de dois bicos :roll: infelizmente :x
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sábado jun 24, 2006 9:33 pm

Olha a frase que eu encontrei

"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" – Elie Wiesel
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
ra0055270
Membro Júnior
Registado: sexta jun 23, 2006 9:09 pm

sábado jun 24, 2006 10:14 pm

Na minha maneira de ver axo que a contrução de canís e gatís é indispenssavél ao bem estar de todos, pelas seguintes razões:
-varios dos animais "vadios" muitas das vezes estão contaminados com um inumero nº de doenças que não só contminam animais de estimação como pessoas.
tambem axo que nao existem animais "vádios" saudaveis, excepto alguns casos onde aconte-se num bairro existir um cão ou gato que embora viva na rua é alimentado e tratado por 1 ou 2 pessoas, porque os outros (que são muitos) vivem a rua sedentos, esfomeados e infestados de parasitas que provocão muitas das vezes uma morte gradual do animal...
axo k este facto justifica a construção de canís/gatís porque se o animal não morrer num canil morrerá certamente de outra forma qualquer.

É a realidade mas poderia ser evitada se ouvesse uma mair certificação de que são cumpridas as leis que envolvem a posse de animais.

com os melhores comprimentos E SORTE NESTA SUA INICIATIVA.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

domingo jun 25, 2006 2:41 pm

Olha a Lucarina :o xiça malher que ñ te punha a vista em cima ao tempo ;)

Bem, tens ai um problema daqueles a que eu chamos "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".De qualquer modo concordo com a opnião do(a) ra0055270(nick complicado :oops: )

Acho que deves avançar com o pedido de canil/gatil na tua zona, mas não o deves tentar sozinha. Tenta recolher um numero plausivel de assinaturas de pessoas que concordem contigo e apresentar na câmera. ;) De qualquer modo, se esses animais ficarem na rua penso que acabam por morrer por doença, ou por atropelamento, ou por incompreenção de alguns habitates, ou por outro motivo qualquer.

Força miga ;)
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

segunda jun 26, 2006 12:07 am

Lucarina bem vinda ja estavamos com saudades tuas

A minha opinião é, que deve sempre haver um canil municipal, olha o canil municipal da linha de cascais funciona no meu ver muito bem, protege e trata animais abandonados colocando ate no posto da policia fotos dos respectivos animais perdidos ou abandonados.

Vem uma vez por ano aos bombeiros das freguesias dar gratuitamente as vacinas da raiva .

Tem varias associaçoes com vet. a preços mais baratos para que toda a populaçao possa levar as consultas e vacinas .

Eu pessoalmente, o ano passado necessitei do vet. municipal de cascais quando tinha o meu puck a morrer de doença subita, e eles prontificaram-se a vir busca-lo ao meu quintal para ser abatido e depois cremado, como nesse mesmo dia o cão morreu eu telefonei para a camara e passado 30 m vieram buscar o cao ja cadaver para ser cremado.

Agora estou como a za diz nao o deves fazer sozinha se calhar nao tens força suficiente para essa luta, arranja varias assinaturas da populaçao da tua zona, ou ate de freguesias abrangentes e apresenta na camara municipal.

BOA SORTE AMIGA
Lambidelas do chico e do massai
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 26, 2006 1:54 pm

mimivieira Escreveu:
A minha opinião é, que deve sempre haver um canil municipal, olha o canil municipal da linha de cascais funciona no meu ver muito bem, protege e trata animais abandonados colocando ate no posto da policia fotos dos respectivos animais perdidos ou abandonados.
Funciona bem? Para mim, ainda está por provar...!
Lembro-me eu de numa exposição de canídeos rafeiros, organizada por eles (parte Canil/Câmara/Ass.S.Francisco de Assis) no Parque das Gandarinhas, em Cascais, disseram alto e em bom tom, sobre uma rafeirola que ganhou prémio, que dava uns belos cachorrinhos e quem é que seria o papá sortudo? Beeeeeeeeeeeeeeeeem... quando isto sai da boca duma responsável ou interlocutora duma Associação... já nem sei o que espere...?!
Vem uma vez por ano aos bombeiros das freguesias dar gratuitamente as vacinas da raiva
Muito antes, aliás, muitos Anos antes dessa Associação existir já a Câmara Municipal e não a Associação em si, fazia a inoculação a canídeos e nunca foi nem é gratuito! Paga-se um pouco menos que numa clínica Veterinária mas a diferença é tão pouca que cada vez mais há menos aderentes à iniciativa...!
Tem varias associaçoes com vet. a preços mais baratos para que toda a populaçao possa levar as consultas e vacinas
Isto desconheço em absoluto e já agora gostava imenso de saber quais as Associações, Camarárias, que dão consultas mais baratas?
Como sabes quais são, era bom para todos que partilhasses esta informação e a deixasses aqui porque normalmente ando a par de todas essas situações e esta desconheço TOTALMENTE!!! Ou não existem e estás a fazer grande confusão ou então não recebo as actualizações necessárias para me manter informada!

Agora para a Lucarina,

Os Canis Municipais deveriam existir em todas as Autarquias. É um dever cívico e moral! Além de ser uma mais valia para a saúde pública!
Qualquer autarquia que se preze de o ser, possui um Canil Municipal!

Infelizmente os abates são inevitáveis... :( . Agora, que são feitos, a maioria das vezes, sem critérios cívicos e morais, lá isso são-no, na grande maioria dos Canis Municipais do nosso belo País!

Pelos animais, vale sempre lutar, Lucarina.
Que tal fazer uma petição/documento em formato "pif", enviar por email aos seus endereços, ter nesse documento/petição bem descrito o conteúdo do que se pretende, com umas linhas abaixo para as assinaturas?
Cada pessoa retira a petição/documento na/pela impressora, assina e dá a assinar aos amigos e conhecidos, depois envia-se as folhas devidamente assinadas para si, por correio normal e a Lucarina entrega em mão na Câmara da sua residência ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jun 27, 2006 8:55 am

Sou a favor dos canis, devidamente construidos com condições para a instalação dos animais, onde possam ter uma vida relativamente digna. Já que um canil nada tem de agradável para um animal.

Tenho que reconhecer que os animais errantes são portadores muitas vezes de doenças que são transmitidas pelo contacto com os nossos.

Digo isto porque existe um surto de tosse de canil na minha zona e tenho conhecimento de alguns cães que foram contagiados por brincarem com eles (2), porque nem todos estão vacinados contra a tosse, já que não faz parte do pacote normal de vacinas!

É evidente que as diferenças de temperatura sentidas últimamente contribuiram para isso, mas não deixa de ser cruel os pobres animais sofrerem, com uma coisa que até é de fácil tratamento!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mrscharlot
Registado: terça jun 27, 2006 2:42 pm

terça jun 27, 2006 3:02 pm

Olá Lucarina

Sou de Vale de Cambra.

Acho que esta cidade deveria ter um canil e/ou gatil, mas antes penso que seria melhor se houvesse uma associação de protecção dos animais, que apoiasse os animais, que tentasse resolver os seus problemas e que "pressionasse" a Câmara Municipal no exercício das suas obrigações.

Não tenho coragem para levar a cabo este projecto, no entanto, apoiarei e arranjarei apoiantes para quem tiver coragem para o fazer. :oops:
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça jun 27, 2006 6:09 pm

mrscharlot Escreveu: Olá Lucarina

Sou de Vale de Cambra.

Acho que esta cidade deveria ter um canil e/ou gatil, mas antes penso que seria melhor se houvesse uma associação de protecção dos animais, que apoiasse os animais, que tentasse resolver os seus problemas e que "pressionasse" a Câmara Municipal no exercício das suas obrigações.

Não tenho coragem para levar a cabo este projecto, no entanto, apoiarei e arranjarei apoiantes para quem tiver coragem para o fazer. oops
Olá mrscharlot,

Que bom, um(a) forista de Vale de Cambra!!! Já não me sinto tão sozinha :D

Eu também gostava muito que houvesse uma associação que protegesse os animais abandonados e errantes da nossa cidade. Penso nisso com muita frequência e até já discuti com alguns amigos, mas os obstáculos são muitos. Principalmente instalações adequadas.

Conheço algumas pessoas, que como nós, adoram os animais e estariam na disposição de prestarem ajuda neste projecto.

Vale de Cambra não tem, na realidade, qualquer politica de protecção / recolha de animais abandonados, nem se preocupa em promover acções de incentivo à esterilização/castração, única forma viavél de a médio prazo se reduzir o número de animais errantes..... é um deixa andar completo :evil: :( .

Sei, de fonte segura, que havia hipoteses de um acordo entre a Câmara Municipal e uma clinica veterinária para a esterilização de fêmeas a um preço muito baixo, ou seja, a Câmara adquiriria todo o material e medicação necessário à esterilização e essa clinica fazia a cirurgia de forma gratuita. Assim cada esterilização não ficaria a mais de 35/40 euros. A Câmara teria também de providenciar um local para colocação dos animais durante o pós-operatório. Depois voltariam à sua vidinha!
Há dias questionei um elemento da Câmara sobre esta oportunidade e ele disse-me que a Câmara não tinha qualquer obrigação de esterilizar as fêmeas ou castrar os machos. Perante esta resposta, deduzi que a proposta dessa clinica veterinária caiu em saco roto :evil: :evil:

Não podemos contar com os nossos dirigentes autárquicos para quaisquer iniciativas de protecção dos animais, o que por vezes me deixa deveras revoltada!
Eu sinto que tenho de fazer alguma coisa, mas ainda não arranjei coragem para me "atravessar".

Vamos lá ver!!!!!!! ;)
Clararod
Membro Júnior
Registado: terça nov 29, 2005 11:20 am

segunda jul 03, 2006 2:42 pm

Eu não estou perfeitamente informada, mas [b]parece-me[/b] que a canil de Braga juntamente com a associação ABRA e os seus voluntários está a funcionar muito bem, talvez alguém desta associação te possa ajudar na melhor maneira de começar e fazer alguma coisa a nível camarário ou outro, pelos animais da tua cidade.

Boa sorte
Clara
Clararod
Membro Júnior
Registado: terça nov 29, 2005 11:20 am

segunda jul 03, 2006 2:45 pm

Eu não estou perfeitamente informada, mas [b]parece-me[/b] que a canil de Braga juntamente com a associação ABRA e os seus voluntários está a funcionar muito bem, talvez alguém desta associação te possa ajudar na melhor maneira de começar e fazer alguma coisa a nível camarário ou outro, pelos animais da tua cidade.

Boa sorte
Clara
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”