Vamos lá a escovar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça dez 03, 2002 5:34 pm

Olá

Este é um dos tais tópicos comezinhos.
Ainda dizem que os meus cães não têm manutenção. Isto faz-me lembrar certas marcas de carro que também são “sem manutenção” e depois passam a vida na oficina.

Sempre ouvi dizer isto: “o pêlo cai aos cães nas mudanças de estação”. Sealords, esqueceu-se de mencionar este mito naquele rol. É que com os meus este princípio não funciona. Escovo-os, ficam muito limpinhos e passado uma semana já há pêlo por tudo quanto é lado independentemente da altura do ano. No carro então é um espanto. Os pêlos do Guga, que não sei porquê são ligeiramente mais duros, espetam-se como agulhas nos estofos e só mesmo puxando-os um a um... E na roupa é para esquecer. A gente até já faz de conta. É que lavando não sai... Imaginem os pêlos brancos nas roupas escuras.
A solução é escovar, escovar, escovar... Qualquer dia ficam carecas.
Tratando-se de pêlo curto é suposto que sujam menos. Mas tenho as minhas dúvidas.
Para os escovar, normalmente uso daquelas escovas ovais de borracha com aquelas protuberâncias. Passei a dar-lhes banhos muito espaçadamente, três ou quatro vezes por ano, julgando que o largarem pêlo teria a ver com isso. Mas as tentativas têm sido infrutíferas.

Com que frequência escovam os vossos? Também passam por este martírio?
Bom, se os vossos tiverem o pêlo comprido, sempre se pode aproveitar e tricotar uma camisolinha como aqui foi dito noutro tópico, não é?
Última edição por nel em quarta jul 30, 2008 4:42 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margarido01
Membro
Mensagens: 118
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

terça dez 03, 2002 5:56 pm

Olá Nel.
A muda de pelo nos cães de pelo curto é permanente, mas mais acentuada na altura da "muda", 1 vez por ano -normalmente na primavera/verão. Nos cães de pelo longo (falo dos meus, é claro, suponho que nos outros seja da mesma maneira, mas não posso garantir) mudam só uma vez por ano, mas quando mudam...mudam mesmo, são três meses de queda de pelo e outro tanto para recompôr.
Quanto ao pelo na roupa, o pelo curto é de longe pior. O pelo comprido "enrola-se" com facilidade e remove-se, não fica espetado na roupa nem nos estofos.
Em termos de escovagens, os meus são escovados de três em três semanas, e com escova normal (sem ser de arame e sem ser carda).
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

terça dez 03, 2002 6:17 pm

ora ai está um tema que me deixa envergonhada :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: os meus york deviam ser escovados todos os dias,mas :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: só os escovo quando lhes dou banho(de 15 em 15 dias) eles odeiam pois o pelo embaraça-se muito é incrivel tenho os produtos todos até comprei um spray á base de produtos vegetais q substitui o oleo de vison para o pelo,mas é mesmo complicado escová-los :( :( :( .o meu namorado tem um labrador e escova-o todos os dias
bjs para todos
escusado será dizer que a minha casa é uma bola,grande, de pelo e os nossos carros parecem q têm cobertores de papa nos estofos.qt~´a roupa paciencia
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

terça dez 03, 2002 6:46 pm

Olá Nel,

Em primeiro lugar queria dar-lhe os parabens pels forma entusiasta como escreve, pela imaginação, etc, etc, etc..... ficaria aqui metade da noite a descrever as suas qualidades literárias...

Em relação à queda de pelo, é um assunto que me deixa os "pelos" em pé... :o

De facto, os meus meninos têm uma queda acentuada de pelo na primavera e no outuno que penso eu, dever-se à mudança do tipo de pelagem.... o problema é que essa queda não deixa de ser muito menos intensa nas outras estações....

Há uma coisa bastante eficaz (para cães de pelo longo... não sei se será tb para si), que são rolos autocolantes, para passar na roupa. É um dos meus melhores amigos... :lol: A Swifer (passo a publicidade), também resulta bastante...

As escovagens/escovas variam muito de acordo com o tipo de cão.... eu deveria escovar todos os dias, para impedir a criação de nós, mas ultimamente tenho ficado desleixada... e só os escovo nos fds... mas penso que a sua escolha está acertada...

Eu penso que a queda dos pelos não tem a ver com a quantidade de banhos.... os meus andam a levar para aí de dois em dois/ tres em tres meses e não largam menos pelo por isso....

Beijinhos e felicidades para os meninos,

Sandra
Lucifera
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

terça dez 03, 2002 7:01 pm

Pois, o meu Igor (basset hound) deita pêlo o ano todo! A gente escova, dá poucos banhos, mas lá que tenho que varrer (ou aspirar) a casa todos os dias, isso é verdade! Na roupa, tenho que concordar, que os pelos curtos são terríveis! Ficam espetados, tipo alfinete!
O Ribas, embora tenha o pelo mais comprido, não deita nem 1/3 do que deita o Igor.
Falei neste assunto com o meu veterinário, e ele receitou duas cápsulas de Viacutan por dia para o Igor.
Ele começou a tomá-las no sábado à noite! A ver se dá resultado!

É que, cá no meu prédio (e eu em tempos lancei um tema, sobre os meus vizinhos) muita gente implica imenso com os pelos na escada! E os cães, só passam por ela quando vão à rua! Todos os dias a varro e retiro uma mãozinha de pelo!

Que acham do medicamento que o Igor está a tomar?! Alguém o conhece?!


Obrigada!
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

quarta dez 04, 2002 12:50 am

O Bono também larga muito pêlo e tem pêlo comprido.
Quando vou com ele ao Vet, com o stress com que ele está ainda larga mais, deixando-me igual a ele... :lol: :lol: :lol:
Escovagens....Pronto.... Deveriam ser todos os dias, mas o que é certo é que às vezes só lhe passo a escova uma vez por semana.
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

quarta dez 04, 2002 1:18 am

Olá a todos,

A minha dobermann só tem uma muda acentuada na primavera e uma queda quase imperceptivel ( só escovando ) durante o resto do ano. A razão para isto reside no facto de ela ser um cão que vive ao ar livre todo o ano e portanto está sujeita a mudanças de temperatura mais acentuadas e a fotoperiodos muito variáveis. Isso influencia o ciclo do pêlo. Os cães de apartamento vivem em ambientes mais artificiais, com temperaturas mais ou menos constantes e sujeitos a luz artificial durante todo o ano. O pêlo não reconhece uma altura certa para cair e portanto cai todo o ano.
Os banhos e as escovagens frequentes apenas facilitam e aceleram o processo, mas não são responsáveis pela queda em si.
Outros fenómenos orgânicos podem estar envolvidos como as mudanças hormonais ( cio, gravidêz, puberdade...)
Um cão que viva no exterior tem sempre uma pelagem mais densa e forte que um que viva num apartamento, assim como aqueles que estão bem alimentados ou que tomem suplementos para o pêlo. As mudas são mais rápidas e a renovação para um pêlo forte e brilhante muito mais eficiente.

O meu cão dágua tem um pêlo longo e de crescimento constante, o que é uma grande vantagem pois nunca muda nem tem queda de pêlo. Um pêlo deste tipo precisa de mais hidratação e protecção, pois não se renova frequentemente. As escovagens devem ser frequentes para evitar os nós, arejar e massajar a pele e dar brilho e volume ao pêlo. Não sendo um pêlo sedoso como um yorki, ele tem pêlo mais áspero e grosso, o que faz com que não se embaraçe tanto e portanto basta-lhe uma boa escovadela semanal.
Começo por pulverizá-lo com um spray hidratante para facilitar a remoção de nós, perfumar e hidratar o pêlo. Depois escovo com a cardadeira, para retirar os nós. Passo com um pente de dentes largos para verificar que não ficaram nós. Dou um toque final com shampôo em pó para limpar e dar volume e finalmente uma escovadela enérgica com uma escova de cerdas mistas para retirar o excesso de pó e compôr o pêlo.
Banhos, dou de 2 em 2 meses mais ou menos, para limpar profundamente o pêlo dos produtos e da sujidade que se acumula muito na raiz. Faço uma hidratação intensa antes, durante e após o banho se ele tiver o pêlo muito seco ou muito comprido. Se tiver tosquiado curto não vale a pena.

Á minha dobermann escovo uma vez por semana com uma escova de borracha para massajar a pele e estimular a produção de óleo protector, o que vai dar brilho ao pêlo, depois passo energicamente com uma brossa dura, para retirar a sujidade. A seguir passo-lhe com o aro de metal dentado para remover os pêlos mortos e finalmente ponho-lhe o spray com óleo de jojoba e esfrego com uma camurça ou um pano turco para puxar o lustro. Fica impecável! Com estas escovagens nem precisava de lhe dar banho, mas como ela vive no exterior suja-se muito com pó e isso implica um bom banho de 3 em 3 meses pelo menos.
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

quarta dez 04, 2002 8:39 am

Ora aqui vai:
O Luzo e a Luna, como têm os dois o pelo encaracolado não deitam pelo nenhum, apesar da sua manutenção ser bastante mais trabalhosa ( têm de ser escovados de 2 em 2 dias).

O meu Oscaar deita imenso pelo!!
A sorte é que não se nota nada no chão.
Escovo-o com uma luva de borracha, a qual na outra face tem uma espécie de velcro que adere o pelo todo.
A seguir lavo-o com toalhitas da dodot.
Tenho esta rotina mais ou menos 3 vezes por semana, mas compensa pois tem um pelo lindo! ( Lá está a dona babada outra vez :roll: :roll: )
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta dez 04, 2002 8:52 am

Eu tenho uma labradora que durante o dia está no quintal e à noite em casa, conosco.
Até agora só tomou banho uma vez (aos 4 meses) - fui aconselhada a só lhe dar banho,
no mínimo, de 4 em 4 meses.Uma vizinha, que também tem uma cadela labrador, só lhe dá banho depois do cio.
Devia escová-la regularmente mas só a escovo aos fds com uma cardadeira - ela não gosta nada, foge, mordisca-me furiosamente,etc.
É um festival.
De modo que tenho a casa cheia de pelos (a minha mulher a dias quando aspira - com aqueles aspiradores de água - aspira sempre 2 vezes e saem
quantidades inacreditáveis de pêlos).
Quanto ao carro, nem é bom falar !
O pelo não é curto, nem longo.O lab tem 2 camadas de pêlo - ficamos com pêlos médios na roupa (funcionam as tais tiras autocolantes) mas é uma grande maçada !
Enfim, por mais que eu queira, os cães também dão o seu trabalho.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta dez 04, 2002 10:54 am

Olá

Juro que hesitei em lançar este tópico. Mas depois de ler a mensagem da Elsa, vi que valeu a pena. Oh Elsa, isto é mesmo de "profissional"!!!:lol:
Elsa Escreveu: Começo por pulverizá-lo com um spray hidratante para facilitar a remoção de nós, perfumar e hidratar o pêlo. Depois escovo com a cardadeira, para retirar os nós. Passo com um pente de dentes largos para verificar que não ficaram nós. Dou um toque final com shampôo em pó para limpar e dar volume e finalmente uma escovadela enérgica com uma escova de cerdas mistas para retirar o excesso de pó e compôr o pêlo.
Isto é apenas um dos parágrafos. Mas há mais:
Á minha dobermann escovo uma vez por semana com uma escova de borracha para massajar a pele e estimular a produção de óleo protector, o que vai dar brilho ao pêlo, depois passo energicamente com uma brossa dura, para retirar a sujidade. A seguir passo-lhe com o aro de metal dentado para remover os pêlos mortos e finalmente ponho-lhe o spray com óleo de jojoba e esfrego com uma camurça ou um pano turco para puxar o lustro. Fica impecável! Com estas escovagens nem precisava de lhe dar banho, mas como ela vive no exterior suja-se muito com pó e isso implica um bom banho de 3 em 3 meses pelo menos.


E eu a pensar que com a prática de escovar três de uma assentada já era entendido nisto.

Elsa, o que é:
Aro de metal dentado?
Brossa dura?
Óleo de jojoba?

Isto encontra-se nos hipermercados?
Isto também se aplica aos meus?
Eles têm o pêlo bonito e sedoso, mas já agora... Mal não lhes deve fazer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta dez 04, 2002 11:02 am

Pois é, quantas vezes já ouvimos alguém dizer "eu quero um cão de pêlo curto, porque não cai tanto pêlo". Isto é um engano. Claro que depende de raça para raça, uns são mais propensos à queda de pêlo que outros, por exemplo o Dálmata, que, segundo dizem cai pêlo 365 dias por ano.
Com os meus cães, cai muito mais pêlo à Sasha e à Laika que têm pêlo curto, tipo agulha do que ao Berg que tem pêlo longo.
Realmente, o pêlo tipo agulha, é terrível, espeta-se em todo o lado, e no carro nem se fala...já tenho vergonha que outras pessoas entrem no meu carro :oops: :oops: , pois para além de cheirar mal (a baba de cão), é ver pêlos em tudo o que é canto.
Já o do Berg, para além de caír menos, vão-se formando rolinhos, sendo por isso, mais fácil a sua remoção. Bem, mas quando cai, cai a sério :o , é caso para dizer que dava para fazer camisolas para uma familia inteira.
Quanto à escovadelas, confesso que sou um pouco desleixada; a Sasha e a Laika, são escovadas com uma escova de borracha, mais frequentemente na altura da queda do pêlo, com o Berg tento não me esquecer, de modo a evitar a formação de nós.

Saudações, muitas festinhas e escovadelas aos vossos amigos de quatro patas ;)

Filipa.
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta dez 04, 2002 11:11 am

Com os meus é o seguinte...

Igor - tem pelo curto, que cai imenso e se aloja em todos os sítios, com especial incidência no sofá, ou seja, além de o escovar todos os fins de semana e de o limpar com as toalhitas, também teho de "lavar" o sofá. Penso que lhe caia pêlo o ano inteiro (pelo menos desde Maio até hoje...), se bem que nalgumas alturas mais que outras.

Artur - como é um York, que insiste em dormir na cama dos meus sogros (mas lá dentro :roll: ) quando lá vou ao fim de semana, lavo-o com shampoo seco e escovo-o.

Lu - como é a minha velhotinha, e é uma caniche, tentamos mantê-la com o pelo o mais curto possível, desembaraçnado-lhe apenas as orelhas e rabito.

.... e já é uma grande trabalheira ;)
Joka
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm
Localização: Bobtail

quarta dez 04, 2002 11:41 am

Olá a todos.
Eu escovo a Tara (Bobtail) todos os dias, o que me dá muito gozo e a ela tambem, não tenho tido muitos problemas com a queda de pelo, acho que a alimentação é muito importante, é logico que na altura da muda de pelo tenho que aspirar a casa todos os dias e por vezes mais do que uma vez, todo este "trabalho" é compensado quando a vou passear e as pessoas comentão o bom tratamento da Tara :D
ninjamotard
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm
Localização: Cadela caniche: Niki/6 peixinhos

quarta dez 04, 2002 5:10 pm

Eu escovo a minha todos os dias.Dantes desleixava-me um pouco, mas ouvi um ralhete da vet, e nunca mais deixei passar mais de 2 dias sem a escovar. E é muito melhor, porque assim o pêlo dela nunca fica com nós.
Tenho um pente, que é melhor para as orelhas, cauda e para o pelo da cabeça,e uma escova de 2 faces,mas utilizo mais a face de ferro. A escova cerdadeira (a que tem os ferros mais finos e juntos) quanto a mim serve só para pentear a superfície, ficando os nós na mesma. É melhos para cães com o pelo mais fino (tipo Yorkshire)
Eu tosquio-a 2 ou 3 vezes por ano. pelo do caniche é muito bom para quem não gosta de pelos, porque não cai mas claro se for bem tratado. Isto é, se escovarmos, os pelos mortos prendem-se ao pente e á escova, e não caem. No entanto, se não escovado frequentemente, o pelo acaba por formar nós, e ficam bolinhas de pêlo pelo chão.Claro que, não tendo uma queda acentuada, a tosquia é obrigatória. Quando se diz "um cão de pelo curto é mais fácil de ter em casa"(em relação aos pelos) acho falso, pois é um pêlo mais "rebelde e chato" (está em todo o lado e pica)
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

quinta dez 05, 2002 1:07 am

Olá nel

Obrigada pelo elogio. Eu sou de facto profissional da matéria, pois faço tosquias. De qualquer forma, estou sempre a aprender e gosto muito de trocar experiências, pois ajuda-me nas minhas "experimentações".
Em relação ás suas perguntas:

Isto é o tal aro de metal dentado ( não sei se tem outro nome..). Usa-se também nos cavalos. Parece uma serra dobrada.

Imagem

Peço desculpa pelo tamanho da imagem, mas não consegui individualizar a imagem do meio, que é a que me refiro. Estas são brossas duras, com cerdas de nylon ou cerdas mistas de nylon e cobre. Se o cão tiver pele sensivel pode-se usar uma brossa mais suave. Também se usa nos cavalos.

Imagem

Este é o Spray á base de oleos vegetais entre eles o de jojoba. É de longe o melhor spray que já usei. Demelant eclat da Jean Pierre Héry.

Imagem

Nota: Para pelos brancos e/ou muito densos ( tipo nórdico) pode-se usar um outro spray da mesma marca, o demelant douceur da Jean pierre Hery, pois este não é gorduroso o que evita o amarelecimento dos pêlos brancos e/ou a perda de volume nos cães de pêlo denso. Funciona como o eclat mas é menos brilhante e menos sedoso...

Imagem


se souberem francês este é o site da marca: http://www.laboratoires-hery.com/produits.php

Estes productos encontram-se em boas pet-shops.

No caso dos seus whippets, penso que se aplica na perfeição o tipo de escovagem que faço á minha dobermann.

Se tiver mais alguma dúvida .. esteja á vontade ;)
Responder

Voltar para “Cães”