sexta set 01, 2006 11:33 pm
Olá Rotuff.
Em relação ao temperamento e à agressividade, essa agressividade não é mais tipica da raça, aliás a agressividade nunca fez parte do padrão da raça.
A agressividade no pequinês é o resultado de varios criadores menos honestos ou respeitadores da raça que crusavam o pequinês sem qualquer seleção, e muitas vezes crusado com outras raças que davam mais cachorros, com o intuito de fazerem mais dinheiro.
Ao que sei, isso aconteceu muito com duas raça ai no brazil, uma delas foi o pequines, a outra foi o Poodle ou caniche, não sei como dizem ai no brazil.
Não sei se o cachorro que a Rotuff tem é puro ou não, mas uma coisa é certa, em bons criadores da raça certamente não vai ver esse tipo de atitude nos cachorros, pois o mesmo não é admitido nem para o Show nem para a criação.
Espero que com o tempo a raça venha a melhorar a sua imagem e prespectiva da parte de quem não tem esses exemplares mais puros...
De qualquer modo, temperamentos são dificeis de moldar e contornar, mas não são impossiveis...
Tudo depende da educação que se dá ao cachorro e das liberdades de movimento que o mesmo tem.
Hoje em dia existem tecnicas que têm o poder de moldar esse tipo de comportamentos tão possessivo ou autoritario. Um pequinês tem de ser como que moldado na sua personalidade desde a tenra idade.
Mas não desista. Mantenha um metodo de treino, pois aprendem muito facilmente, faça pequenos jogos ou brincadeiras e se tiver de repreender faça-o com um valente "não" e bata com um jornal enrolado no chão. Só o barulho já impõe o respeito do mesmo.
Vá nos contando as suas experiencias.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p> </p>