mais de 50...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

marta_s
Membro
Registado: quinta jul 20, 2006 11:13 am

quinta ago 10, 2006 2:23 pm

bem eu passo a explicar...eu tenho cerca de 50 porquinhos da índia e já não sei o que fazer...tenho montes de anuncios na internet a dizer que vendo porquinhos só a 2.5€, vendo para várias lojas,mas como o pessoal está todo de férias só vendo uma média de 2 por semana...já tentei separa os machos das fêmeas, separei a casota com uma tábua de madeira, mas eles conseguiram saltar atravéz dos tijolos(tinha cerca de 1 m de altura :o :o :o ) depois fiz uma divisão de esferovite já mais alta, mas eles acharam muita piada ao esferovite e roeram tudo...( :o :o :o )não posso por os machos noutra casota porque são mais pequenas e então eles atacam-se uns aos outros...o meu objectivo é diminuir o número ou não aumentar.... se aumentar vou ter de começar a dá-los(mas mesmo assim ninguém os quer)...alguém tem alguma ideia de génio????
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta ago 10, 2006 4:25 pm

Devia ter pensado um pouco, antes de ter começado a reproduzi-los à toa. Se a situação está como está a culpa é sua e não dos pobres porquinhos que andam aí a roer e saltar muros de 1m, coitados. Será que tem mesmo porquinhos e não chinchilas ?? é que aqui em casa temos muros de 40 cm e eles não saltam. Para além disso basta ter os machos bem separados das femeas e pronto, acabou-se a reprodução.
O mercado dos porquinhos é pequeno e quem reproduz deve ter consciencia que será dificil arranjar donos para eles, por isso ou se tem bastante espaço e dinheiro para os manter ou mais vale não fazer isso.
É que não se arranja donos assim de repente para 50 porquinhos.

Em relação ao problema em primeiro lugar deve assumir a sua responsabilidade na situação e fazer uma separação definitiva enquanto arranja uma familia para eles. Há muitas formas, redes, tabuas altas ou outros materiais que se encontram em lojas tipo Aki, Mestre Maco ou de construção e se a separação for bem feita não há forma deles saltarem ou roerem.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta ago 10, 2006 4:57 pm

Concordo com o Miklos.
Deverias ter separado logo os porquinhos de inicio e não pensares nisso, agora que a situação está um pouco descontrolada.
Tens os porquinhos onde?

Saltar muros com um metro? Acho um pouco impossível.

Mas como o miklos disse e também já tinha pensado nisso, com rede ou mesmo com tábuas consegues fazer uma boa divisão.
Esferovite não é nada boa ideia.
Divides femeas para um lado e machos para outro.
Os machos talvez tenhas que dividir em grupos pequenos para não se atacarem e onde não consigam ver as fêmeas.

Quanto a não conseguires arranjar um lar para os porquinhos, tenta dá-los aos pares, 2 machos ou 2 fêmeas e como o miklos referiu o mercado dos porquinhos é pequeno e com tanto abandonados é um pouco dificil arranjar lar para todos.
Última edição por Silly_Bublle em quinta ago 10, 2006 5:25 pm, editado 1 vez no total.
marta_s
Membro

quinta ago 10, 2006 5:01 pm

obrigada,
eu sei que a culpa é minha... mas só quero esclarecer que eles não estão a viver em más condições, não têm falta de espaço e muito menos de comida...eu vivo numa quinta e tenho muito espaço para eles, mas é obvio que 50 já é um número mesmo muito grande....há 3 anos ofereceram-me um casal e foram tendo filhotes, a partir daí já vendi muito mais de 100, mas ia sempre sobrando um ou dois e assim o número foi aumentando, o problema é que agora está a aumentar muito mais...já exprimentei separar os machos mas se os deixo todos juntos eles lutam uns com os outros, tenho alguns separados, mas não tenho capoeiras para separar todos..por isso se alguém da região de alverca do ribatejo quiser porquinhos da índia machos adultos mande-me uma pm que eu ofereço-os
marta_s
Membro

quinta ago 10, 2006 5:03 pm

vou só escarecer uma coisa, eles saltavam as divisões através dos tijolos, não davam saltos de 1m...
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta ago 10, 2006 5:23 pm

É o mesmo problema do tabuleiro de xadrez que o camponês propôs ao Rei como pagamento pelo seu trabalho. O Rei também achou pouco que na primeira casa se pusesse 1 centimo e depois se fosse dobrando a quantia até ao final das 64 casas ( 2 centimos na segunda, 4 na terceira, 8 na quarta e por aí fora). Como não pensou não viu que não havia dinheiro do mundo que pagásse a quantia no final da 64ª casa. E com os porquinhos é a mesma coisa, de um casal rapidamente ficam 50 e depois é um problema.

Para quem leia este tópico e esteja a pensar adquirir um casal ou fazer criação, que tenha bem em atenção no que se vai meter, pois normalmente as pessoas fazem e só pensam nas consequencias depois.

Primeiro, deve separar todos os machos das femeas, dê por onde dar, nada de deixá-los com elas, mesmo os pequenos, senão será impossivel controlar o problema. Com 1 mês, os machos têm de ser separados da mãe.

Depois é ir tentando dar os machos a pessoas que possam oferecer boas condições a eles. Cuidado que muitas vezes os donos de cobras tentam arranjar alimento a custo zero através destes casos. É sempre complicado conhecer quem está do outro lado da linha telefonica, que pode inventar a historia mais mirabolante só para tê-los de graça. Especialmente se uma pessoa chegar e pedir muitos é para estranhar.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta ago 10, 2006 5:32 pm

marta_s, como te disse:
Os machos talvez tenhas que dividir em grupos pequenos para não se atacarem e onde não consigam ver as fêmeas.
Como vives numa quinta, podes construir uma capoeira com divisórias, já que a que tens já é pequena.
E é separando, senão não tens mão nisso.
E quando quiseres criar, é juntar o casal só na altura para acasalar.
É que esses meninos para fazerem filhotes, não há como eles.:)
marta_s
Membro

quinta ago 10, 2006 5:34 pm

que horror, fiquei chocada com isso das cobras, como é que as pessoas são capazes?!vou ter cuidado e ver a quem os dou, já estou a tentar arranjar outra divisão mais segura para eles e se tudo correr bem vou conseguir diminuir o número (se alguém os quiser.....)até estou a pensar construir outra casota para eles para ficarem ainda com mais espaço e mais confortáveis. volto a repetir, se quiserem porquinhos adultos mandem-me uma pm!
marta_s
Membro

quinta ago 10, 2006 5:39 pm

mas a capoeira onde eles tão actualmente é grande, é a maior que eu tenho (ainda maior que a das galinhas :D ) só que se eu a dividir em muitas partes aí é que vai ficar pequena, por isso a melhor solução é mesmo fazer mais capoeiras. eu gostava de reduzir o número para 10 mas se não for possível já fico feliz com 20 ou 30...(mas acho que nem isso consigo..mas se o numero não aumentar já é "bom")
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quinta ago 10, 2006 7:19 pm

Nem vou entrar na parte da tomada de consciência.... a história das capoeiras já passou de me entristecer para me irritar profundamente, principalmente se ainda os vendes mesmo que a preço simbólico.

Tenta a todo o custo separá-los e se nalgum ponto conseguires ficar só com dez tenta por favor ficar só com fêmeas!
E entretanto os que fores dando, por favor não dês casais. Conheço imensa gente que começou como tu, um casal, "vai-se controlando", e no fim TODOS acabam como tu, desesperados!
E nem todos resolvem a situação da melhor maneira: muitos matam-nos, abandonam-nos ou sei lá mais o quê. Por isso, POR FAVOR, não dês casais a ninguém, só pares do mesmo sexo!

É urgente isolar as fêmeas e impedi-las de engravidar mais.
E vai dando notícias! Nós por aqui ficamos chateados quando ouvimos histórias destas, mas o nosso objectivo não é de forma alguma afastar as pessoas. Só queremos ajudar a que se tome consciência e no futuro se passe a agir melhor.

Jinhos, Joana
marta_s
Membro

quinta ago 10, 2006 7:28 pm

obrigada pelos conselhos Joana,
eu sei que parece mal te-los em capoeiras mas não é assim tão mau.. há muita gente que os mantêm em gaiolas minúsculas onde eles nem sequer tem espaço para correr... os meus correm à vontade e a capoeira ta limpinha sempre com palhinha limpa, por isso penso que não seja tão grave assim como pensas.......
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

sexta ago 11, 2006 8:22 am

Sim, eu sei que muitas vezes eles estão melhor em capoeiras, com espaço e companhia do que em gaiolas minúsculas. O meu problema com capoeiras é a reprodução descontrolada que leva a aque se chegue um ponto se saturação em que são muitos.

No teu caso tentas arranjar novos donos mas eu já conheci muita gente que os deitou para o mato (e nada de fantasias com porquinhos a sobreviver em meio selvagem porque se nunca vi nem ouvi falar de porquinhos no mato é porque eles não sobrevivem, com a quantidade de gente que os abandona) ou então metem-nos em baldes de água e coisas do género para os matar.

Isto sem contar que às vezes aparece um predador (como os saca-rabos) e os mata a todos, como também já testemunhei.

Por isso o meu problema nem é com as capoeiras. Bem sei que quando têm condições eles vivem lá bem melhor que em gaiolas pequenas (e eu bem que tento controlar o sítio para onde vão quando os dou para adopção). O problema é a falta de controlo de natalidade. Daí dizer-te que mais vale ficares só com fêmeas porque depois mesmo que queiras ter mais, se alguma morrer, há sempre alguém que tem para dar.

E quando dizia para teres cuidado em dar casais é porque alguém pode dizer que tem espaço, uma grande capoeira e que quer povoá-la. O problema é que não sabes como essa pessoa vai reagir quando tiver tantos como tu. Ou então as pessoas a quem essa pessoa decidir dar porquinhos. O ideal é cortar por aqui e se alguém disser que quer um casal porque quer ter muitos, mais vale dar só fêmeas.

Joana

P.S.: A única capoeira "aceitável" em todos os aspectos que conheci foi uma onde os machos e as fêmeas estão separados e se atingiu um equilíbrio em que eles não brigam.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta ago 11, 2006 2:14 pm

Marta_s encontrei estes anúncios e espero que lhe seja útil ;)
quero adotar
eu quero adotar um coelho ou um porquinho da india o meu email é:[email protected] quem tiver oferecendo por favor me mandem uma mensagem!!!!!

De: Amanda
Contacto: [email protected],
Categoria: Outros
Data: 09/8/06
ADOPTO ROEDORES
adopto roedores : coelhos , porquinhos da india , chinchilas ,etc . se tem algum que já não queira contacte-me.

De: Nelson - [email protected]
Contacto: 933425566
Categoria: Outros
Data: 07/6/06
É uma gota de água mas espero que ajude ;)

E força para separar de vez os meninos das meninas!

Boa Sorte!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sexta ago 11, 2006 2:18 pm

50?....:o

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
marta_s
Membro

sexta ago 11, 2006 3:45 pm

obrigado nyara, vou já mandar-lhes um e-mail. só espero que morem aqui nestas zonas... :D
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”