Não AcTiOn, não há fotos do cão...
Deixo outra noticia do mesmo assunto, mas do JN...
Um bebé de nove meses encontra-se internado em estado grave no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sido violentamente atacado por um cão de raça pitbull em casa dos avós, na freguesia da Encarnação. Foi o segundo ataque daquele animal à mesma criança em cerca de dois meses, apurou o JN junto de vizinhos e familiares.
O cão foi levado para o canil municipal de Lisboa, onde ficará sob sequestro até que o caso seja devidamente esclarecido em tribunal, explicou fonte policial. Recorde-se que de acordo com o decreto-lei nº 312/2003, de 17 de Dezembro (ler caixa), o pitbull é considerado um animal potencialmente perigoso. Segundo o JN conseguiu apurar, há cerca de dois meses, o animal - que tem perto de um ano de idade - foi levado para uma quinta onde terá sido sujeito a um treino de obediência ou provas de socialização, tal como prevê a lei. Posteriormente foi devolvido ao proprietário.
O ataque ocorreu pelas 19 horas de sábado quando Rafael estava no quarto a brincar com a avó, recordou, ao JN, Maria Isilda de Almeida, 80 anos, bisavó do bebé. "Não sei o que se passou ao certo. O cão estava na sala com o meu genro e, de repente, foi ao quarto e atirou-se ao menino", contou, ainda bastante abalada com o sucedido. A criança foi mordida na cara e na cabeça, tendo ficado gravemente ferida. Foi transportada pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) ao Hospital de Santa Maria, onde, ontem, à hora do fecho desta edição, se mantinha internada.
"Da primeira vez, o menino ficou com várias marcas do lado direito da cara. O cão só ataca o bebé. Acho que tem ciúmes dos mimos que a minha filha lhe dá", acrescentou a bisavó.
Segundo alguns vizinhos, que pediram o anonimato, quando ocorreu o primeiro ataque a criança "ficou muito maltratada". "Não percebo por que é que os pais voltaram a trazer este cão para casa", criticam. O animal pertence aos pais do bebé, mas vive, com mais dois cães, em casa dos avós maternos da criança, na Rua Vice-almirante Augusto de Castro Guedes, na Encarnação. Apesar de várias tentativas, não foi possível apurar se o proprietário do pitbull tem licença emitida pela Junta de Freguesia da área de residência, como é obrigatório. O JN tentou ainda ouvir o Ministério da Agricultura, mas não foi possível até ao fecho da edição.
O que é um animal potencialmente perigoso
O decreto-lei nº 312/2003, de 17 de Dezembro, define como animal potencialmente perigoso aquele que "devido às características da espécie comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais"
Quais as raças de cães consideradas perigosos
A portaria nº 422/2004, de 24 de Abril, define como potencialmente perigosos os cães pertencentes às seguintes raças ou resultante de cruzamento de primeira geração Cão de fila brasileiro; Dogue argentino; Pitbull terrier; Rottweiller; Staffordshire terrier americano; Staffordshire bull terrier; e Tosa inu.
Medidas de segurança que o dono deve ter
Ainda segundo o mesmo decreto-lei, os detentor de um animal perigoso ou potencialmente perigoso "fica obrigado a manter medias de segurança reforçadas, nomeadamente nos alojamentos, os quais não podem permitir a fuga dos animais e devem acautelar de forma eficaz a segurança de pessoas, outros animais e bens".
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>