Cão Pitbull ataca bebé pela segunda vez

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

segunda ago 14, 2006 12:07 pm

Correio da Manhã Escreveu:Um bebé de dez meses foi atacado na cara por um cão de raça pitbull, na tarde de sábado, na Encarnação, Lisboa. O animal, propriedade dos pais da criança, terá agido por ciúmes e foi a segunda vez que atacou o bebé nos últimos dois meses.

“Eu não queria o cão cá em casa. A casa é minha, mas o meu genro é que manda em tudo”, queixou-se com amargura a bisavó da criança, Maria Almeida, de 80 anos e visivelmente consternada com o sucedido.

Internado no Hospital de Santa Maria, para onde foi levado numa ambulância do INEM, o menino encontra-se a recuperar livre de perigo, no serviço de Pediatria.

A tragédia aconteceu na residência dos avós maternos do petiz, depois do almoço, quando este estava no quarto da avó, que brincava com ele. Noutra habitação estaria o pai da criança e o sogro deste, com o cão.

De repente, segundo os testemunhos relatados ao nosso jornal, o pitbull terá saído da dependência e sorrateiramente introduzido-se no outro quatro de onde saltou sobre o bebé, mordendo-o na cabeça e na face. Já na véspera, o referido cão atacara um cachorro de companhia da avó do bebé.

Os avós do menino também foram atacados pelo animal, quanto tentavam defender a criança das suas investidas.

“A minha filha foi mordida na mão, quando tentava defender o neto”, contou ainda Maria Almeida. Segundo a mãe da criança, o cão ainda perseguiu a avó do bebé, quando esta tentava fugir com o menino ao colo.

MORDEU HÁ DOIS MESES

Este foi o segundo ataque do pitbull ao bebé, depois de um primeiro, há dois meses, em que a criança também careceu de tratamento hospitalar. Nessa altura, o animal fora transferido para “uma quinta”, mas recentemente terá sido trazido de volta para o apartamento em causa.

No Hospital de Santa Maria, onde a criança foi internada, familiares do pai do bebé terão, alegadamente, travado de razões com a mãe da criança, chegando a agredi-la fisicamente, depois de esta os informar de que na altura não era possível efectuar-se visitas ao doente.

Entretanto, o pitbull foi levado para o canil municipal, onde já foi abatido, por ordem dos donos.

Fonte policial disse ao CM que a Comissão de Menores ia proceder a uma avaliação das circunstâncias da ocorrência e das condições de vida do agregado familiar do bebé.

PORMENORES

LEGAL

Segundo os pais do bebé, o cão de raça pitbull estava registado, vacinado, possuía um ‘chip’ obrigatório de registo e não convivia regularmente com a criança.

RECUPERAÇÃO

O bebé de dez meses está a recuperar satisfatoriamente dos ferimentos. Ontem, já se levantou da cama e esteve a brincar na sala de actividades da enfermaria.

TAREIA

A avó e uma tia paternas agrediram a mãe do bebé, numa discussão à porta do Hospital de Santa Maria.
:?
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

segunda ago 14, 2006 12:12 pm

Já estamos a discutir este assunto num tópico no fórum dos cães ;)
<strong>Ana*

</strong>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda ago 14, 2006 12:35 pm

Mostram fotos do cão?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
F_Maia
Membro Veterano

segunda ago 14, 2006 12:36 pm

Nokita, não tinha visto esse tópico no forum dos cães... :? de qualquer maneira, essa noticia é muito vaga e sobre a primeira vez que o cão atacou, esta que exponho já é sobre a segunda vez que o bebé foi atacado e está mais completa...se entenderem que devo pedir para bloquear este é só dizer!

;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
F_Maia
Membro Veterano

segunda ago 14, 2006 12:38 pm

Não AcTiOn, não há fotos do cão...

Deixo outra noticia do mesmo assunto, mas do JN...
Um bebé de nove meses encontra-se internado em estado grave no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sido violentamente atacado por um cão de raça pitbull em casa dos avós, na freguesia da Encarnação. Foi o segundo ataque daquele animal à mesma criança em cerca de dois meses, apurou o JN junto de vizinhos e familiares.

O cão foi levado para o canil municipal de Lisboa, onde ficará sob sequestro até que o caso seja devidamente esclarecido em tribunal, explicou fonte policial. Recorde-se que de acordo com o decreto-lei nº 312/2003, de 17 de Dezembro (ler caixa), o pitbull é considerado um animal potencialmente perigoso. Segundo o JN conseguiu apurar, há cerca de dois meses, o animal - que tem perto de um ano de idade - foi levado para uma quinta onde terá sido sujeito a um treino de obediência ou provas de socialização, tal como prevê a lei. Posteriormente foi devolvido ao proprietário.

O ataque ocorreu pelas 19 horas de sábado quando Rafael estava no quarto a brincar com a avó, recordou, ao JN, Maria Isilda de Almeida, 80 anos, bisavó do bebé. "Não sei o que se passou ao certo. O cão estava na sala com o meu genro e, de repente, foi ao quarto e atirou-se ao menino", contou, ainda bastante abalada com o sucedido. A criança foi mordida na cara e na cabeça, tendo ficado gravemente ferida. Foi transportada pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) ao Hospital de Santa Maria, onde, ontem, à hora do fecho desta edição, se mantinha internada.

"Da primeira vez, o menino ficou com várias marcas do lado direito da cara. O cão só ataca o bebé. Acho que tem ciúmes dos mimos que a minha filha lhe dá", acrescentou a bisavó.

Segundo alguns vizinhos, que pediram o anonimato, quando ocorreu o primeiro ataque a criança "ficou muito maltratada". "Não percebo por que é que os pais voltaram a trazer este cão para casa", criticam. O animal pertence aos pais do bebé, mas vive, com mais dois cães, em casa dos avós maternos da criança, na Rua Vice-almirante Augusto de Castro Guedes, na Encarnação. Apesar de várias tentativas, não foi possível apurar se o proprietário do pitbull tem licença emitida pela Junta de Freguesia da área de residência, como é obrigatório. O JN tentou ainda ouvir o Ministério da Agricultura, mas não foi possível até ao fecho da edição.

O que é um animal potencialmente perigoso

O decreto-lei nº 312/2003, de 17 de Dezembro, define como animal potencialmente perigoso aquele que "devido às características da espécie comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais"

Quais as raças de cães consideradas perigosos

A portaria nº 422/2004, de 24 de Abril, define como potencialmente perigosos os cães pertencentes às seguintes raças ou resultante de cruzamento de primeira geração Cão de fila brasileiro; Dogue argentino; Pitbull terrier; Rottweiller; Staffordshire terrier americano; Staffordshire bull terrier; e Tosa inu.

Medidas de segurança que o dono deve ter

Ainda segundo o mesmo decreto-lei, os detentor de um animal perigoso ou potencialmente perigoso "fica obrigado a manter medias de segurança reforçadas, nomeadamente nos alojamentos, os quais não podem permitir a fuga dos animais e devem acautelar de forma eficaz a segurança de pessoas, outros animais e bens".
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda ago 14, 2006 12:48 pm

É de lamentar situações destas...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

segunda ago 14, 2006 12:50 pm

F_Maia, linda por mim podes deixar, só estava a informar! Lá também está completo! E já lá comentei!!

É mesmo lamentável :roll:
<strong>Ana*

</strong>
kittygirl
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 9:24 pm

segunda ago 14, 2006 6:19 pm

Vem no jornal noticias,tem la tudo incluindo fotos do pitbull
Cumps*
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”