AJUDE as "Meninas" a continuarem vivas e protegidas
Cinco cadelas actualmente protegidas correm o risco de serem mortas por má vontade
A Escola Secundária Ferreira Dias, no Cacém, tem servido de "casa" a cinco cadelas desde há, pelo menos, um ano e meio. A Quicas, a Tuxa, a Mamã, a Boots e a Guaxinim - carinhosamente tratadas por "meninas" - são tratadas por pessoas particulares, tendo assegurados todos os cuidados de saúde (vacinação e desparasitação) e de higiene (sprays para as pulgas e carraças), bem como de alimentação. Duas delas já estão esterilizadas e as outras três estão em lista de espera. A escola em que estão limita-se realmente a ser uma casa para elas, "oferecendo-lhes" os jardins, e, quando está frio, a entrada.
Recentemente, porém, o Conselho Executivo desta Escola Secundária decidiu que não quer mais estas cadelas nas suas instalações, alegando que surgiram queixas da Associação de Pais relativamente a alunos da escola que chegam a casa com pulgas. Ora, estas queixas são tão infundadas quanto isto: para além de, como já foi referido, várias pessoas assegurarem todos os cuidados de higiene a estes animais, estas mesmas pessoas costumam passar muito tempo com elas, sem ter alguma vez dado conta da existência de uma quantidade anormal de pulgas, ou teriam resolvido esse problema ainda com mais cuidado do que já habitualmente têm. Para além disso, este grupo de pessoas, estando muito em contacto com as cadelas, facilmente sofreria os efeitos de um ataque de pulgas, caso este pudesse acontecer, o que não se verificou de todo...
Apesar do grupo de pessoas que protege estas cadelas (que se intitulou o "Grupo dos Amigos das Meninas") assumir inteiramente as responsabilidades em relação a estes animais - de resto, como tem feito -, pedindo apenas ao Conselho Executivo desta escola que permita que as "meninas" fiquem protegidas no recinto deste estabelecimento de ensino, talvez mesmo como mascotes da Escola, ou, pelo menos, até ser possível conseguir que sejam adoptadas, este órgão directivo tem-se revelado muito intolerante, mais do que apenas insensível a este apelo. De tal modo, que o tempo começa a escassear para conseguir preservar a vida destes animais. Segundo um ultimato do Conselho Executivo desta escola, as cadelas terão que sair da mesma até ao dia 23 de Dezembro, estando, a partir dessa data, seriamente ameaçadas...
Presentemente, está já a circular um abaixo-assinado pelas pessoas da vizinhança e das zonas limítrofes, no qual os cidadãos tomam uma posição muito clara e firme a favor das "meninas", opondo-se à intolerância e inflexibilidade do órgão directivo da escola. Também se está a tentar sensibilizar e mobilizar a Associação de Estudantes deste estabelecimento, a fim de envolver a comunidade estudantil da Escola na solução deste problema, ao mesmo tempo que algumas professoras vão fazer circular também um abaixo-assinado entre os alunos.
Em suma, está-se a fazer tudo para que as "meninas" não seja mortas. Só se pede que a Escola continue a servir-lhes de abrigo, existindo, inclusivamente, uma proposta do "Grupo dos Amigos das Meninas" para lhes comprarem casotas.
Se é lamentável que tenham que ser os cidadãos a única parte a resolver um problema cuja responsabilidade devia ser partilhada pelo Estado, quer através de organismos da administração central, quer através das autarquias (que, infelizmente, na sua maioria, só sabem promover a perseguição e morte dos animais abandonados, como se estes não tivessem já sido suficientemente injustiçados), mais lamentável é que os cidadãos ainda encontrem mais dificuldades do que seria esperar, nomeadamente da parte daqueles a quem cabe educar (o mau exemplo que está a ser dado pelo Conselho Executivo desta Escola é preocupante) e que estão a dirigir e administrar uma instituição estatal.
Por favor, subscreva o abaixo-assinado que segue abaixo, enviando-o, logo que tenha cinquenta assinaturas reunidas, para o e-mail: [email protected]. Assine e envie também a carta-tipo abaixo sugerida (ou outra, caso prefira escrever uma) para o e-mail da Escola Secundária Ferreira Dias: [email protected]. (Para mais informações, contacte o 918212560) É da maior importância que todos nós nos manifestemos e que criemos uma onda de solidariedade para salvar as "meninas". A vida e a felicidade delas dependem de nós!...
Abaixo-assinado: AJUDE ESTAS "MENINAS"!!!
Ex.mos Membros do Conselho Executivo da Escola Secundária Ferreira Dias - Cacém,
Nós, abaixo-assinados, vimos por este meio transmitir a V. Ex.as a nossa sincera preocupação com a situação e com o futuro das cinco cadelas que, desde há um ano e meio, estão albergadas no estabelecimento de ensino que V. Ex.as dirigem. Estando embora informados acerca da posição que o Conselho Executivo desta escola secundária tem mantido em relação a esta situação, confiamos que V. Ex.as reconsiderarão a vossa decisão, acedendo aos apelos do grupo de pessoas que acompanha, protege e trata estes animais, ou permitindo que as cadelas em causa fiquem na escola como mascotes, ou permitindo, pelo menos, que as cadelas fiquem na escola o tempo necessário para que sejam encontradas famílias que as adoptem.
Estamos certos de que V. Ex.as reconhecerão que a protecção dos animais é um dever ético e social que assume a maior importância e que se impõe a todos nós, quer nas nossas atitudes individuais, quer no nosso comportamento colectivo, enquanto comunidade. Neste sentido, acreditamos sinceramente que V. Ex.as não quererão ser parte do problema que se pretende resolver, mas quererão, ao invés disso, ser parte da solução, respondendo humanamente ao apelo presentemente veiculado.
GRUPO DOS AMIGOS DAS "MENINAS"
1. Olívia Alves, Cacém, BI 11032369
2. Nuno Lopes, Cacém, BI 9965800
3. Miguel Moutinho, Amadora, BI 11713822
Carta-tipo: AJUDE ESTAS "MENINAS"!!!
Ex.mos Membros do Conselho Executivo da Escola Secundária Ferreira Dias - Cacém,
Venho por este meio transmitir a V. Ex.as a minha sincera preocupação com a situação e com o futuro das cinco cadelas que, desde há um ano e meio, estão albergadas no estabelecimento de ensino que V. Ex.as dirigem. Estando embora informado acerca da posição que o Conselho Executivo desta escola secundária tem mantido em relação a esta situação, confio que V. Ex.as reconsiderarão a vossa decisão, acedendo aos apelos do grupo de pessoas que acompanha, protege e trata estes animais, ou permitindo que as cadelas em causa fiquem na escola como mascotes, ou permitindo, pelo menos, que as cadelas fiquem na escola o tempo necessário para que sejam encontradas famílias que as adoptem.
Estou certo de que V. Ex.as reconhecerão que a protecção dos animais é um dever ético e social que assume a maior importância e que se impõe a todos nós, quer nas nossas atitudes individuais, quer no nosso comportamento colectivo, enquanto comunidade. Neste sentido, acredito sinceramente que V. Ex.as não quererão ser parte do problema que se pretende resolver, mas quererão, ao invés disso, ser parte da solução, respondendo humanamente ao apelo presentemente veiculado.
Atentamente,
Nome, n.º de B.I.:
Cidade:
Para mais informações, por favor contacte a Olívia Alves ou o Nuno Lopes, através do 918212560 ou [email protected].
URGENTE - 5 CADELINHAS EM RISCO DE VIDA!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Mensagens: 36
- Registado: segunda jul 08, 2002 10:23 am
- Localização: Billy Maria Picasso; GuaxiMitsu; Quicas
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 926
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
- Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes
Olá
Eu já passei o abaixo assinado.
É uma pena que depois seja sempre assim... como já não interessam querem se desfazer dos animais.
Boa sorte
Eu já passei o abaixo assinado.
É uma pena que depois seja sempre assim... como já não interessam querem se desfazer dos animais.
Boa sorte
<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>