Os nossos desenhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado ago 19, 2006 5:26 pm

oi.
Não sei se andam por aí artistas escondidos, mas devem haver alguns ;) Eu vou fazendo uns esboços e decidi mostrar aqui alguns dos meus trabalhos mais recentes (feitos ontem e hoje :lol: :lol: ). Tenho uma dúvida: quanto tempo "dura" um desenho a lápis? É preciso algum tratamento, ou basta por numa moldura? É que eu não pinto os desenhos (ficam sempre mal) e vou oferecer dois e gostava que durassem muito tempo ;)
(cliquem que ficam maiores :P )
O Cão do meu primo. Passei os contornos em papel vegetal, fiz as sombras e resultou numa bela prenda de anos :D (apaguei a dedicatória ;) )
Imagem

o coyote (este vai ser para um amigo meu :D )
Imagem

tenho mais alguns, mas ainda não estão digitalizados. Artistas, mostrem os vossos trabalhos :D
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sábado ago 19, 2006 5:50 pm

Parabéns Sportinguista (isto é que é pena ;) ) pelos desenhos.

Julgo que os desenhos a lápis não desaparecem com facilidade, há documentos de artistas, com muitos e muitos anos.

Vou dar-lhe um exemplo, há um francês, dono de um Café, que tem uma enorme colecção de desenhos de Picasso e outros, que desenhavam em qualquer papel até nos guardanapos.

Também lhe pagavam as contas com quadros, tem alguns, mas tem sobretudo imensos desenhos a lápis, que os pintores da época faziam enquanto conversavam. Isto na época que Paris ainda era o grande centro de refúgio dos artistas: pintores, escritores, músicos, intelectuais, enfim, sabe como é.

Isabel
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sábado ago 19, 2006 6:02 pm

um bom método para fixar o lápis e evitar que esborre com o tempo é passar uma leve camada de laca em spray na folha depois de terminado o desenho....
RaZeK
Registado: quarta ago 16, 2006 8:36 pm

sábado ago 19, 2006 6:10 pm

sim senhor sportinguista tem jeito para o desenho gostei imenso não posso partecipar com desenhos de igual forma porque sinceramente não tenho grande jeito para o desenho.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 6:31 pm

Citando Mafia_69

um bom método para fixar o lápis e evitar que esborre com o tempo é passar uma leve camada de laca em spray na folha depois de terminado o desenho....

Eu não faria isto, basta o vidro do quadro para o proteger. Não pondo em quadro, basta uma pasta, há-as de vários tamanhos, próprias para guardar, desenhos, projectos, etc.

Será que vamos ver mais trabalhos?

:p :p Gostaria muito.

Isabel
mafia_69
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 6:33 pm

ISABELLYZGIROU ok, você não faria, mas eu tirei um curso de desenho a lapis de carvão e sei do que estou a falar...

se quiser eu mostro-lhe a minha colecção de lápis de todas as marcas...

:P
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 6:40 pm

se quiser eu mostro-lhe a minha colecção de lápis de todas as marcas...

Óptimo, então é a pessoa a quem vou perguntar uma coisa, que neste momento, estou com dúvidas.

Os desenhos a "crayon", julgo que se escreve assim, são desenhos a lápis, não é? Mas que tipo de lápis?

E quando falo que não passava laca, é por pensar que de alguma maneira, desvaloriza o aspecto do trabalho. Sei que a laca é usada, para "segurar" muitos trabalhos, mas, pessoalmente, não gosto. :lol:

Agradeço o convite, para vêr os seus lápis, mas também tenho muitíssimos em casa :D

Isabel
mafia_69
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 6:45 pm

quando se refere aos crayon, creio que está a falar de lápis de cera certo?
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 7:11 pm

Não me parece que sejam lápis de cera.

Os lápis de cera, penso, é um material mais recente.

Tenho lápis em casa :p muitos grossos e somente o carvão, não são revestidos a madeira.

Só não tenho a certeza se é o material a que me refiro.

Quanto, antigamente, muito antigamente, faziam os desenhos a carvão, eram bocados de carvão mesmo, o que substituiu esse material? É carvão? Mas, digamos, já industrializado para o efeito?

É só curiosidade da minha parte, mas não gosto nada de ter dúvidas sem as esclarecer, por isso lhe fiz a pergunta :lol:

Isabel
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado ago 19, 2006 11:04 pm

Para proteger ...no final dos trabalhos o desenho deve ser fixado, coberto com um spray próprio, ou com uma solução vaporizada de álcool e goma laca.

Isabel ... eles são iguais depende é se comprimem ou não. Mas usam ligante como usam na grafinite(os lápiz...tem carvão além de outros componetes, além do ligante)

Eu acho que se refere ao carvão em barra...

O carvão pode ser obtido a partir de ramos de salgueiro ou videira carbonizados (dentro de um recipiente fechado). Obtêm-se diversas durezas de carvão conforme o tempo de carbonização. O carvão pode ainda encontrar-se à venda no mercado, em variadas durezas quer sob a forma de pequenos galhos carbonizados com o aspecto original, quer com formas regulares de paralelepípedo ou cilindro e ainda envolvido por madeira.
A escolha do papel é fundamental para o aspecto do trabalho pois o carvão comporta-se diferentemente em papéis mais lisos ou mais regulares ou mais rugosos, acentuando a sua textura. É importante também que o papel seja suficientemente sólido para resistir à borracha sem o esfolar.

Carvão em pau - apresenta-se com a forma original dos galhos. Os mais suaves são galhos de vinha.

Carvão em barra regular - pode ser cilíndrico ou paralelipipédico. Existe em várias grossuras e durezas. Têm mais ou menos 18 cm de comprimento, tendo os mais grossos cerca de 1 cm de diâmetro. Podem ser cuidadodsamente afiados. Os mais grossos podem afiar-se sobre uma superfície abrasiva como a lixa.

Carvão comprimido - são blocos de carvão obtidos pela redução a pó de madeira carbonizada misturada com ligante e comprimidos em forma de barra. Têm dimensões ente 9 e 12 cm e grossuras de cerca de 0,6 cm. Partem-se menos durante o trabalho, pois são mais resistentes. Em contrapartida também são mais difíceis de remover com a borracha.
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado ago 19, 2006 11:38 pm

sportinguista...(ai o meu benfica :oops:Estou a brincar...) os desenhos são bem giros.

Crayon é lápis...de carvão e eu gosto em especial da técnica conhecida por
"técnica trois crayon", que consiste em usar 3 lápis carvão nas cores Sanguínea, sépia e preto.

Mais uma informação...
Sanguínea

É uma espécie de "giz vermelho", mistura de caulino e hematite e tem um tom castanho-avermelhado escuro, semelhante à terracota e existe numa só dureza.

Conhecida desde o paleolítico, a sanguínea começa a ser usada com profusão por volta de 1500. É na Renascença e Barroco que artistas como Leonardo da Vinci, Rafael e Rubens usam a sanguínea de uma forma notável. Os efeitos de "sufmato" que empregaram são admiráveis. Os artistas italianos usaram imenso a sanguínea, quer isoladamente, quer combinada com outros materiais. A sua cor quente e suave será talvez a razão para ter sido empregue no desenho de representação do corpo humano através da história. O uso combinado da sanguínea, pedra negra e uma espécie de giz branco, foi no séc. XVI usada abundantemente, sobretudo para o retrato. A sanguínea, tal como o carvão e o pastel seco, deve ser fixada, embora neste caso apenas com uma camada suave de fixador apropriado, porque normalmente escurece e perde a luminosidade inicial.
Sépia

É um riscador castanho escuro, cujos pigmentos são extraídos de um molusco e misturados com um mineral do tipo do giz. Usa-se no desenho da mesma forma que a sanguínea. A sépia foi usada pelos artistas ao longo da história para desenhar sobretudo paisagem. Pode ser diluída com água ou misturada no decurso de aguadas e aguarelas, embora de forma controlada para não se perderem as características dos vários materiais.

Pedra negra

Uma pedra negra natural de xisto argiloso, contendo partículas de carbono que lhe dão o tom escuro que vai do cinzento ao negro foi muito usada no desenho. É muito macia e parte-se com facilidade em vários pedaços.

Muitos artistas italianos, como Cennino Cennini, Botticeli e Rafael usaram a "pedra negra" da mesma forma que usavam o carvão, com esfuminhos para a misturar e espalhar no desenho, criando assim jogos de claro escuro notáveis. Foi também muito utilizada em papéis de cor e em conjunto com outros riscadores.
Última edição por susanastrat em domingo ago 20, 2006 6:50 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

domingo ago 20, 2006 9:17 am

Bom Dia

Obrigada Susana pela explicação :lol:

Crayon é lápis...de carvão e eu gosto em especial da técnica conhecida por
"técnica trois crayon", que consiste em usar 3 lápis carvão nas cores cor vermelho sangue, sépia e preto.

Aqui, aprendi mais uma coisa, porque, ou por esquecimento, ou desconhecimento mesmo, pensava que desenhos a crayon eram só a preto :oops:

Lá tenho que ir consultar os meus "catrapásios", porque agora quero saber a técnica das outras duas cores.

São pigmentos acrescidos ao carvão? Sempre se usaram as misturas, para obterem uma determinada tonalidade, mas não consigo visualizar nenhum desemho com "trois crayon". Será que a Susana me pode indicar algum pintor que a tenha executado. É que ainda por cima estou a ser preguiçosa e já estou a querer a "papa toda feita" ;)

Obrigada

Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo ago 20, 2006 9:28 am

Ora pois... até eu não imaginava que haviam mais cores :o . Estas coisas de execução de desenho não é para todos... ;)

Pois eu ainda tinha a ideia de que Crayon era lápis mas diferente do lápis a carvão :oops: mas, como em desenho sou péssima...tenho desculpa, "né"? :p ;) :lol:

Leo

PS- esqueci-me de referir que adorei os desenhos da Sportinguista ;)
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
paula_maria
Membro Veterano
Registado: segunda ago 22, 2005 8:45 pm

domingo ago 20, 2006 9:42 am

sportinguista ;) (não, não é o meu Club :lol:)

Parabéns pelos desenhos, estão muito giros.

Também já aprendi aqui alguma coisa sobre o dito "crayon" e como proteger os trabalhos a lápis ;)

Não tenho jeitinho nenhum para desenho :oops: :oops: mas gosto de estar informada :p

Beijinhos.
"Os Animais s&atilde;o os nossos melhores Amigos!"
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo ago 20, 2006 12:00 pm

Muito obrigada pelos elogios :D :D estou toda babada :oops: :p

Quanto aos desenhos, foram feitos a lapiseira normal e lápis HB para o sombreado. Ambos gostaram das prendas! :D

Agora ando na "fase" de contornar fotos e dpois sombreá-las. Não é trabalho de profissional, mas uma maneira das pessoas terem os seus animais retratados de forma diferente :D O P´roximo vai ser o cão da minha tia, quando tive rmais práctica tento o meu Ruby, mas com aquelas cores todas vai ser mais difícil (tanto o do meu primo como da minha tia são pretos :lol: :lol: )

E já aprendi muita coisa sobre lápis :p Sempre pensei que os Crayons fossem uma marca de lápis de cera :oops: :oops: :oops:
Quanto à barra de carvão, queria comprar uma, alguém sabe onde encontrar e o preço médio? :oops: :p
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”