A minha mãe mora num apartamento e adoptou um cachorrinho com cerca de dois meses de um canil. Tem uma gata com 9 anos, que é um pouco "maricas", não gosta muito de ter outros animais em casa. Fica um pouco stressada p.ex. quando levo a minha gata para lá qdo vou de férias, mas acaba por a ignorar e não há problemas entre as duas.
A ideia de ser um cachorro novo foi exactamente por a gata não ser muito dada a companhia. Pensámos que talvez fosse melhor assim (se calhar foi um erro, mas enfim…).
O cachorro é muito meigo, mas é um bocado "sombra"… Anda atrás da minha mãe para todo o lado e ela tem tido dificuldade em limitá-lo às zonas da casa onde pretende que ele esteja (pelo menos por enquanto, enquanto ele não conseguir controlar as necessidades). Assim que ela vai para um quarto, p.ex., e fecha a porta para ele não passar (se estiver aberta ele entra) ele começa a ganir insistentemente… Claro que supostamente, segundo o que tenho lido, seria de ignorar o "choro" e só dar atenção quando ele se calasse (corrijam-me se estiver enganada…) mas quando o bichinho gane ouve-se no prédio todo!!! Claro que os vizinhos vão começar a chatear… isso era o que se queria evitar…

Para conseguir que ele não chorasse de noite tentámos tudo o que aqui já foi dito neste forum (pelo menos dos tópicos que já li)… relógio, mantinha, peluche, saquinho de água quente… só mesmo quando a minha mãe levou a caminha dele para o quarto, junto aos pés da cama é que ele sossegou (lá se foi a 1ª ideia de que no quarto só dormia a gata

Enfim… já me estou a alongar…
O que eu pedia encarecidamente que me ajudassem com algumas dicas de como fazer para ele não "chorar" tanto e deixar de seguir a minha mãe para todo o lado… e, em relação aos xixis e cocós, se há mais alguma técnica para além da do jornal, ou se é mesmo uma questão de insistência…
Já agora, se alguém tiver experiência em relação à aproximação à gata, tb agradeço… não é que ela o ataque, mas parece-me que anda um pouco assustada… (ela é maior que o cachorro

Outra questão que nos tem preocupado é que o cachorro come muito pouco… :S Parece-me que não estava habituado a comer ração (no canil não sei bem o que comia, ele estava e ainda está bastante magro…) Já vai mordiscando algumas bolinhas da ração, mas não come nem metade da dose que deveria comer nesta idade… sugestões?
Desculpem o testamento e obrigada pela atenção…
Patricia