From: Gonçalo Graça Moura
Date: quinta-feira, 12 de Dezembro de 2002 15:33:52
To:
[email protected]
Subject: ainda os cães
Caro Provedor,
Mais uma vez lhe escrevo, certo que mais uma vez vou ficar sem resposta... mas o JN faz gáudio na sua campanha contra os cães, e desta vez foi uma raça da qual creio que não há nenhum exemplar em Potugal e que é utilizada hoje em dia como animal de companhia...
Falo, infelizmente, da infeliz (desculpar-me-á a redundância) legenda da imagem publicada pelo JN na rubrica "à volta do planeta" do passado dia 10 de dezembro, sobre o bedlington terrier, em que só faltou dizer que comiam criancinhas... Caro Provedor, porquê este ataque cerrado? será apenas um piscar de olhos ao Dr. Rui Rio? as listagens de raças a que o JN faz constantemente referência são demasiado idênticas às da pouca saudosa proposta de lei 256/VII da autoria do mesmo autor do "há corrupção na câmara do porto, nunca lá fui, nunca contactei mas como toda a gente diz que há é porque há"... ao fim de 9 meses de mandato só foram descobertos dois casos menores...
Permita-lhe que lhe pergunte se a linha de orientação do JN vai assestar armas a seguir sobre as raças portuguesas, nomeadamente sobre os podengos, que por razões funcionais têm um temperamento parecido com o dos terriers, ou se vai atacar os serras da estrela, ou os cães de água (afinal um cão que saiba nadar é um perigo porque pode vir dar amonas nas piscinas públicas), essa raça portuguesa mais apreciada no estrangeiro do que cá?
No fundo, meu caro Provedor, aquilo que eu gostaria de saber e que sei que tal como esta missiva vai ficar sem resposta é porque é que o JN tem medo dos cães? porque é que há tanta raiva contra o melhor amigo do homem? ou não há notícias suficientes e ao exemplo do "Das Bild" da Alemanha é necessário fabricar um novo inimigo público n.º1? lembro o meu caro Provedor que o "Das Bild" foi condenado pela alta autoridade da comunicação social alemã por levar ao incitamento à violência... até cães-guias de cegos foram atacados enquanto a imprensa fechava os olhos... para não falar de cães apedrejados à frente de crianças e mesmo de animais imolados pelo fogo... espero que por cá não aconteça isso...
Não estou zangado com o JN, estou triste e desiludido... conseguiram alterar o mais velho axioma do jornalismo para "um cão que morde um homem é notícia... depois de vermos de que raça é..."
Gonçalo Graça Moura
Canicultor
Representante em Portugal da DogsAtRisk