caça ao cão - notícia em espanhol

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda dez 16, 2002 11:43 am

Noticia in "Diario de Galicia"
12/12/2002
Galicia
A TIROS | Un método polémico pero aceptado en algunos lugares
Puede sonar a broma macabra, pero en algunos sitios se organizan batidas de caza contra perros asilvestrados que cuentan con todos los permisos legales necesarios.

Es el caso de la comunidad autónoma de Madrid, donde sólo en el año 1999 se llegaron a realizar 95 batidas autorizadas contra perros. En Cataluña también ocurre. Allí incluso dan permisos para cazar gatos. Las organizaciones ecologistas catalanas denunciaron, públicamente y en el juzgado, que una sociedad de cazadores de la localidad de Valls llegó a abatir durante la campaña del 2001 un total de 81 perros y 185 gatos. Pero ésa no es, desde luego, la norma. Y menos en Galicia, donde la profusión de pequeñas aldeas hace muy difícil acotar una zona en la que se pueda disparar sobre perros con garantías de que no van a caer animales inofensivos y con dueño. Dardos tranquilizantes Hoy por hoy, la única alternativa legal en Galicia para cazar perros asilvestrados agresivos es el uso de escopetas de dardos con somníferos. Una vez capturados, bien con este método o con el tradicional lazo, los perros deben ser trasladados a una perrera. Una vez allí, un veterinario los examina y decide si son recuperables para vivir con personas. Los que resultan incontrolables, son sacrificados. En la perrera de la sociedad protectora de animales de Lugo lo hacen sin causar dolor físico ni psicológico al animal. Javier Calleja, el presidente de la protectora de animales de Lugo, dice que el sacrificio es la opción menos mala en estos casos. «¿Qué tipo de vida le podemos dar a los perros agresivos metidos en una jaula?», pregunta. Ésta es la norma. En otros casos, las soluciones son otras. Los representantes de Limpergal, por ejemplo, aseguran que ellos buscaban dueños entre amigos y familiares para los perros que recogían en Chantada.
Se a ideia pega e com o muito que o Rui Rio gosta de cães, ainda vamos ter batidas aos cães e gatos vadios nas ruas da baixa portuense...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda dez 16, 2002 11:57 am

Estou Chocada :cry: :cry: :cry: :o :o :o :o :cry: :cry: :cry:
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

segunda dez 16, 2002 12:07 pm

Que horror....

Parece que afinal as barabaridades cometidas contra os animais, não são exclusivas dos países do 3.º Mundo... :evil: :evil: :evil:
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda dez 16, 2002 12:08 pm

Muito sinseramente não vejo onde esteja o problema. Os cães q se assilvestram são um verdadeiro perigo quer para o hoemem quer para a restante fauna.

Nesta questão mais uma vez, o Fang terá uma palavra a dizer...

O método utilizado não será o melhor mas por ventura é aquele que menos danos colaterais causa.

É o que penso

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda dez 16, 2002 11:13 pm

Olá

Lá temos mais um tópico passivel de ser bastante polémico.

Os cães assilvestrados ou selvagens devem ser abatidos ! Mais , as autoridades competentes devem organizar e incentivar batidas com o fim de se exterminar estes animais. Como fizeram nas Selvagens com a cabra. A saúde pública , a fauna , os lavradores e sobretudo o lobo agradecem.
Um abra&ccedil;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça dez 17, 2002 8:28 am

Nisto, como noutras coisas, há que ter cuidado !
Cães selvagens é uma coisa, cães abandonados ou perdidos é outra !
Do que sei da maioria dos nossos caçadores, eles não distinguem entre uma espécie protegida ou doméstica (já sem falar das que estão fora do periodo de caça) e as caçáveis.
Deixar essa gente fazer batidas aos cães e gatos é perigoso.
Quem vai saber se aquele cão é selvagem ou não ?
Pode até ser do agricultor ali da área que o deixa (como o meu avô deixava) andar solto pelos campos.
Estas coisas, a haver necessidade de as prosseguir, devem ser orientadas por uma autoridade competente.
Pessoalmente sou partidária da ideia de os adormecer e, depois, em ambiente controlado, ver se são ou não recuperáveis.
Senão, não se admirem se o cãozinho, que soltaram para dar uma voltinha longe das estradas, apanhar um balázio.
Pois se eles até acertam nos colegas caçadores !
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça dez 17, 2002 10:49 pm

Acha mesmo q estas "caçadas" são realizadas por vulgares caçadores como eu?
Sinceramente...

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta dez 18, 2002 8:56 am

Fabarm,

espero bem que não !

Mas permita-me uma correção : o Fabarm não é, tanto quanto me é dado ver, o tipo do caçador vulgar ! (nota : e ele a dar-lhe - parece que nunca viu os caçadores vulgares do nosso burgo...)

Depois, basta que se abra uma pequena porta (neste caso, poder-se matar cães) para eles irem a correr fazer o gosto ao dedo !

Duvida ?
Vamos esperar para ver !
vibrador
Membro
Registado: sábado nov 23, 2002 1:46 am

domingo dez 22, 2002 1:12 pm

Podiamos era bater alguns tipos que tratam mal os animais
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 22, 2002 3:30 pm

Esta é para o Fabarm:

Tanto quanto sei sobre caçadores,há caçadores e caçadorezinhos...os q infelizmente estão autorizádos a fazer as ditas caçadas,são os"...zinhos",escolhidos pelo gosto aguçado de caçar tudo o que mexa...
E não estou náda admiráda pois até mesmo cá,tenho ouvido relátos de mts.que tendo cães a mais,os iniciádos e q não lhes encha as medidas...,já ñ regressam a casa...são abatidos a tiro mesmo ali(no local onde reprovaram a sua primeira prova de caça)... :evil: :evil: :evil:
Claro q sou de acordo no controle de animais,mas há formas mais decentes de o fazer...só q isso implica:------mais custos...
Mas tmb.não estou admiráda dos "nuestros hermanos"cometerem tál barbaridáde...tendo em conta as tourádas com o "el matador"...
Só lamento é que ainda hajam pessoas e governos,nos dias de hoje,com mentalidádes da Pré-História e com mentalidádes tão tacanhas... :!: :!: :!:
gary
Membro Veterano

segunda dez 23, 2002 12:40 am

[quote=leonildecarvalho]
Esta é para o Fabarm

Tanto quanto sei sobre caçadores,há caçadores e caçadorezinhos...os q infelizmente estão autorizádos a fazer as ditas caçadas,são os"...zinhos",escolhidos pelo gosto aguçado de caçar tudo o que mexa...
E não estou náda admiráda pois até mesmo cá,tenho ouvido relátos de mts.que tendo cães a mais,os iniciádos e q não lhes encha as medidas...,já ñ regressam a casa...são abatidos a tiro mesmo ali(no local onde reprovaram a sua primeira prova de caça)... evil evil evil
Claro q sou de acordo no controle de animais,mas há formas mais decentes de o fazer...só q isso implica------mais custos...
Mas tmb.não estou admiráda dos "nuestros hermanos"cometerem tál barbaridáde...tendo em conta as tourádas com o "el matador"...
Só lamento é que ainda hajam pessoas e governos,nos dias de hoje,com mentalidádes da Pré-História e com mentalidádes tão tacanhas... ! ! !
[/quote]

O governo Australiano, agradece sujestões de como controlar os coelhos e outras espécies, que são uma autentica praga e de entre outras medidas a caça é uma delas.
Tal como aconteceu nas Selvagens, com as cabras, que tiveram que ser abatidas uma a uma a tiro , e depois de expreimentadas outras soluções.
Um abra&ccedil;o
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

segunda dez 23, 2002 2:37 pm

Sem comentários...
Só acho é que podiam inverter a situação para sentirem a sensação de serem perseguidos, neste caso pelos cães e sem armas...
gary
Membro Veterano

segunda dez 23, 2002 11:51 pm

[quote=amstaff]
Sem comentários...
Só acho é que podiam inverter a situação para sentirem a sensação de serem perseguidos, neste caso pelos cães e sem armas...
[/quote]

Pois , mas quem ía dando cabo da flora , ao que parece única , nas Desertas foi a cabra e não o homem. Se não tivessem optado pelo abate a tiro,e só depois de todas as outras soluções falharem, das ditas hoje estavamos muito mais pobres, e a humanidade perdia um valioso património.
Neste caso, é muito mais importante perservar o lobo e as populações do que fazer barulho por causas que não têm sentido, a meu ver , claro!
Um abra&ccedil;o
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jan 15, 2003 11:06 pm

FAbarm Escreveu: Nesta questão mais uma vez, o Fang terá uma palavra a dizer...
Pois.... este tópico passou-me despercebido...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jan 15, 2003 11:12 pm

Em relação a este assunto, como bem disse a Aisd, há que destinguir 2 situações completamente diferentes:

1- Os vulgares cães de rua abandonados que vivem sobretudo em ambientes urbanos e subsistem basicamente da caridade alheia. Adaptam-se ás pessoas, têm territórios relativamente curtos ( um quarteirão, um bairro ), tornam-se submissos etc. Estes animais, quanto muito podem criar problemas de saúde pública. Os problemas ecológicos que acarretam são pouco significativos ou mesmo nulos. A recolha desses animais compete ás autarquias, que os encaminharão para o canil municipal e em ultimo caso serão eutanasiados caso não apareçam novos donos. As associações lá vão fazendo o que podem... e muito fazem elas. Outras soluções haverá... decerto! Depende de cada um de nós.
A solução do “deixa andar” é que não é de certeza!

2- Os cães vadios errantes (solitários ou em matilha) ou cães assilvestrados em ambientes rurais ou serranos são de facto um problema ecológico muito grave nalgumas situações. (O Gary já referiu basicamente a essência do problema)
Estes cães com frequência estabelecem matilhas hierarquizadas e são predadores de muitas espécies selvagens indígenas do nosso país (muitas delas protegidas por lei). Aprenderam a subsistir por si mesmo. Competem directamente com algumas espécies de predadores já de si com populações débeis.
Como foram criados com humanos, não receiam “pilhar” galinheiros, atacar ovelhas e cabras e, mesmo atacar pessoas quando sentem o seu território invadido. No norte do país muitas vezes os seus ataques são “confundidos” com ataques de lobo, deixando ainda mais ódio nos residentes em relação a esta espécie já tão perseguida durante séculos. É de facto um grave problema!

Ao contrário do que refere o Gary, existem outras soluções para eliminar esse problema, sem recorrer a batidas com caçadeira. As armadilhas do tipo gaiola de alçapão, por exemplo, são eficazes na captura de grande parte destes cães, as esperas com espingardas de ar comprimido com dardo anestésico, também . Eticamente seria o correcto.
Agora não tenhamos dúvidas, estas acções envolvem muitos meios e dinheiro, quer materiais, quer humanos. A caça aos cães vadios é sem sombra de duvida o meio mais económico e mais eficaz, logo a opção política mais usual e quiçá, mais popular para muitas pessoas no meio rural...
E, sabem o que mais?... em Portugal nem isso é feito!
Estas acções deveriam ser estudadas, programadas e supervisionadas pelas autoridades competentes, mas raramente isso acontece. Na maioria dos casos, são os populares que “fazem justiça” sem qualquer critério. Muitas vezes paga o justo pelo pecador, ou seja o cão do vizinho que se soltou casualmente...

Mas sou realista! A classe politica não está sensibilizada em relação aos meios para atingir os objectivos. E entre assistir a catástrofes ecológicas e abates de cães a tiro, prefiro a ultima. Custa, mas custa menos... “O deixa andar é pior que o bicho da madeira”...

E... se falasse-mos dos gatos vadios em áreas rurais, então isso daria pano para mangas. A sua actividade predatória sobre espécies selvagens ( muitas delas raras e protegidas por lei) é deveras aterrador (muito pior que nos cães). Mas isso fica para outro tópico... Não quero que o pessoal do forum dos gatos fique impressionado....
Eu também tenho gatos!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”