Pulgas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta set 15, 2006 3:09 pm

Este tema das pulgas já foi tantas vezes debatido aqui no fórum que até poderá parecer que nada mais há a dizer. No entanto, julgo que será útil sublinhar este aspecto:
O número de pulgas que existe no animal representa cerca de 5% das que se encontram dentro de casa.

Este conceito normalmente não é conhecido pelas pessoas ou, se o é, realmente não lhe é dada muita importância.

De facto, por norma, quando o assunto pulgas e carraças é trazido aqui ao fórum é para se questionar qual o melhor produto a aplicar para exterminação dos parasitas que estão no animal, quando efectivamente é muito mais importante combatê-los no ambiente.

A escolha dos produtos até poderá ter alguma importância, mas se o combate não se efectuar de forma combinada (animal/espaço onde vive) de pouco ou nada adianta encharcar o bicho com produtos que apenas servem para o intoxicar.

Quando o cão tem sistematicamente pulgas, elas existem certamente dentro de casa e num número substancialmente superior. Mas não se vêem, pois elas existem nas diversas formas correspondentes ao seu ciclo de vida. Por isso, será de toda a conveniência conhecer bem esse ciclo de vida para que o combate se efectue de forma adequada.
Para o efeito, acho que vale a pena consultar esta página ou muitas outras que existem na net:
http://whippetp.no.sapo.pt/pulgas.htm

Presentemente, com os três cães em casa, é raro ver-lhes pulgas. É muito natural que apanhem uma ou outra devido às frequentes idas à rua, mas é raro. Antigamente era um castigo, direi mais, era um pulguedo que metia nojo. Mas a partir do momento em que a casa passou a ser “cirurgicamente” desinfectada, o problema resolveu-se com um mínimo de produtos desparasitantes.
Isto não significa que antes não houvesse preocupações de higiene normais como em qualquer casa. O problema é que os parasitas são trazidos da rua pelos animais e os seus ovos caem e desenvolvem-se nas carpetes, mantas, tecidos, etc., de forma invisível devido à sua dimensão microscópica.

Há agora umas maquinetas relativamente baratas que lavam através de vapor. Através da publicidade elas são mágicas, fica tudo um brinco. Mas não é tanto assim. Eu uso uma dessas apenas para limpar de vez em quando sofás e as poucas carpetes e tapetes que há cá em casa.
É que as larvas das pulgas infiltram-se nessas peças texteis e transformam-se em casulos extremamente resistentes. Não basta aspirar, só mesmo através de alta temperatura.

Nas residências ligadas ao jardim ou ao quintal, o caso muda de figura e é muito mais complicado.
Mas nos apartamentos é relativamente fácil.
Não esquecer: O número de pulgas que existe no animal representa cerca de 5% das que se encontram dentro de casa.

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta set 15, 2006 3:21 pm

O número de pulgas que existe no animal representa cerca de 5% das que se encontram dentro de casa.
Não sabia :?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta set 15, 2006 3:23 pm

Não sabia :?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
M_L
Membro Júnior
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am

sexta set 15, 2006 3:28 pm

De facto, como o nel disse, nos casos em que há uma área considerável de jardim e quintal e quando a casa também não é muito pequena, torna-se quase impossível! E esse é o meu caso!

E, ainda por cima, estar rodeada de outros quintais e jardins e de outros cães torna a "coisa" ainda mais complicada de se resolver. Acho que é importante os nossos cães andarem sempre com alguma protecção quanto a estes parasitas, mas se pensarmos que controlamos apenas 5%, ficamos com comichões! :?

Já agora, há cães com mais tendência para pulgas do que outros? Pergunto isto porque o meu cão sempre apanhou mais carraças do que pulgas (felizmente que já há alguns meses não lhe tiro nenhuma!), mas por acaso ultimamente vi uma ou outra pulga a passear(ficou uma semana no canil)...

E o caso fica mais bicudo, não só por elas estarem por todo o lado como ta,mbém por se reproduzirem às centanas e a uma velocidade bastante rápida!

Em todo o caso, obrigada pela dica! ;)
veroca
Membro
Registado: quarta ago 23, 2006 1:55 pm
Localização: 3 cães, 6 tartarugas, vérios peixes, o papagaio e o piriquito da avó que passam tempos comigo...

sexta set 15, 2006 3:56 pm

Para além de não saber isso, ora aí está uma frase que não me vai deixar descansar...

Mas, com os Spot-on que existem, reduzimos drasticamente o problema, até porque o meu cocker é alergico a pulgas, se apanha alguma... fica logo com a pele irritada, logo tenho muito cuidado com isso.

Beijocas
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta set 15, 2006 4:20 pm

Bem eu também não sabia que só representavam 5%.

Graças a Deus nos meus nunca encontrei pulgas. Caraças encontrei um na Ailsa, na aldeia, a fulana lá anda no meio dos campos, mas já estava morta (estava presa no pêlo) graças ao Frontline ;)

No Kimba nunca encontrei nada, mas procedo na mesma na prevenção ;)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado set 16, 2006 5:46 pm

nel Escreveu:Não esquecer: O número de pulgas que existe no animal representa cerca de 5% das que se encontram dentro de casa.

Ao encontrar uma pulguita no pêlo do cão... :lol:

http://br.merial.com/donos_caes/solucoe ... stacao.asp
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”