Duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Universe
Membro Júnior
Registado: sexta out 13, 2006 3:20 pm
Localização: 2 Cadelas, 2 Gatos e 1 Gata, 1 Iguana, 1 Canario, 1 Peixe

sexta out 13, 2006 4:06 pm

Tenho uma iguana que segundo o dono da loja tem 4 meses, comprei-a a cerca de 2 semanas.
Esta num terrario vertical, pu lhe um tronkinho, e umas folhas de plastico que comprei numa loja de animais, para terrarios de repteis. Tento manter a temperatura do terrario entre os 25 e os 30 graus atravez de uma lampada de akecimento colocada no topo do terrario, tem tambem um tapete termico por baixo.
Todos os dois mudo agua, comida (cenoura, maça, romã, ração para iguana), e tento molhar o ambiente dela 2 vezes por dia.

As minhas perguntas sao:

Estou a fazer algo mal?

Ela começou a perder a pele mais acastanhada que tinha, e esta a fikar novamente verdinha, supos que fosse a mudança de pele, normal nos repteis.

Porem ela tem estado muito assustadiça e sempre a defesa.
Basta abrir a porta do terrario, para ela tentar escapulir-se.

Gostaria que estou a fazer de errado?
Ou o que poderia fazer para inverter a situação.

É normal ficarem assim na mudança de pele?

agradecia uma ajudita, pk tenho mts animais, e custa me sentir que nao estou a fazer algo com algum deles....
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sexta out 13, 2006 8:59 pm

Os repteis demoram muito mais tempo a adaptar-se e a tolerar-nos que as aves ou mamiferos, geralmente durante a primeira semana , não devemos incomoda-los, apenas trocar o alimento e agua, até eles perceberem que não somos uns monstros enormes que os vamos comer, só depois de se sentirem seguros no novo territorio, é que podemos começar a pouco e pouco a manusea-los ou apenas a passar mais tempo junto do terrario, para se habituarem á nossa presença. Neste caso das iguanas uma dieta variada e equilibrada é essencial ao crescimento, mas não conseguem assimilar o calcio dos alimentos se não tiverem raios uvb, que recebem naturalmente no estado selvagem pelo Sol, em cativeiro, temos de lhos dar através de lampadas especiais uva/b para se desenvolverem sem deformações osseas, sem isso geralmente morrem cedo e com muito sofrimento.
tenta ler com atenção todos os pontos deste site, se não entenderes algo, passa por aqui, para te tentar ajudar... http://www.greenigsociety.org/

Boa sorte com o verdusco
;)
eltags
Membro Veterano
Registado: terça jul 11, 2006 11:14 pm

sexta out 13, 2006 9:12 pm

1º de tudo gostaria de te alertar para o tempo e dedicaçao que uma iguana percisa mas principalmente saber do animal!
e assim o terrario tem que ter uma zona quente e uma zona fria,na zona fria deve estar entre 24ºe os 28º na zona quente entre os 32º e os 34º,
deves te estar a perguntar!..como fasso isso?
basta que a lampada de aquecimento em ves de estar a apontar para o terrario todo metes a apontar para a zona,quente mas quidado para que nao aproximes a lampada muito para que as temperaturas nao esxedam os 34º!
De noite o terrario percisa estar na entre os 24ºe os 26º!
basta que compres um daqueles relogios com tumada para regular o tempo que queres as lampadas ligadas(a lampada de uva/b e a de aquecimento):D
tambem percisas de um termostato para te regular a temperatura ou seja quando o terrario passa dos 34º o termostato desliga a lampada de aquecimento quando ela baixa para baixo dos 30º ela liga outravez!:D

quanto a alimentaçao tens de fazer uma salada variada mas ao mesmo tempo equilibrada!
por isso eque te deicho aqui em baixo um link que e mesmo muito bom quanto a isso! (alias e tao bom que aqui o pessoal do forum ja deve tar farto que eu esteja sempre a por este link)
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
so tem um se nao e estar em ingles! :? :D

outra coisa,agora na primeira semana nao divias xatiar a iguana tapavas o terrario com um jornal a volta e vais ao terrario so para por a comida e a agua nao lhe tocas e nada de movimentos bruscos!
depois da priemira semana tiras o jornal que esta a volta do terrario!
apartir dai tiras uma horinha de cada dia para estares em frente do terrario a falares com ela para ela se abituar a tua persença e perceber que tu nao lhe fazes mal! nada de musica alta no quarto nem ruidos presenças de outros animais!para que nao se stress, falas com ela de forma carinhosa!
depois na treceira semana começas a pergalhe muito devagarinho vais metendo a mao por baixo do barriga dela e vais empurrando a tua mao contra a barriga dela quando estiver na tua mao fazes lhe umas festinhas,daslhe um "doce"(nao me estou a referir a uma coisa doce estou me a referir a uma coisa pequena so para lhe dar como forma de mimo)
tens de criar um rutina com o animal!
para que ele te tolere!

quanto a humidade nao pode estar a mais de 75%

o resto pesquisas aqui no forum les os topicos e qualquer coisa e so perguntares!

um abraço e boa sorte com ela!

p.s posta tambem umas fotinhas dela para agente ficarmos a conhecer melhor o teu reptil!
p.s(2)desculpem o testamento!
;) ;) ;) ;)
1.0.0 Iguana Iguana<br>
1.0.0 Gecko Leopardo Het.Blazing Blizzard<br>
0.0.1 Lampropeltis Triangulum Campbelli Apricot<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Desertica<br>
1.0.0 Lampropeltis Getula Californae Banana-Aberrant<br>
0.0.1 Lampropeltis Getula Californae Albina <br>
0.0.1 Elaphe Teinura Friesei<br>
Cumprimentos,<br>
Tiago Lourenço<br>
Responder