Boa noite,
Tenho dois periquitos. O periquito já o tenho desde 2001 e é muito fofinho, meigo, observador, comilão... a periquita tenho desde 2002 e é muito nervosa e anda sempre a chateá-lo, a ir para os sitios onde ele está o que por vezes torna-a chata e má.
Ela é mais sossegada que ele e há uns dias, cheguei ao pé da gaiola de manhã e tinha sangue numa narina. Como não aconteceu mais nada não dei muita importância, mas também não sei o que poderá ter sido.
O que me preocupa é que às vezes (com muito pouca frequência), ela parece vomitar as sementes que tem no papo e que ficam espalhadas pelo chão da cozinha, ao mesmo tempo larga um liquido viscoso transparente, tipo bába, com que se suja toda na cabeça e peito. Hoje aconteceu isso e ela esteve a comer banana uma hora antes. Ontem também aconteceu um pouco (mas só bába) e ela tinha lambido o papel de uma queijada de cenoura, mas já aconteceu ela fazer isso e não ter comido nada deste género. Também acho estranho o facto de ela nunca dar comida ao macho, só ele é que dá a ela (parece que ela não sabe dar).
O macho por sua vez come tudo e mais alguma coisa e anda sempre rijo!
Agradeço já a vossa ajuda. Obrigada! Cumps,
Magda
Ajuda com periquita
Moderador: lamarosa
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
- Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta
Boa tarde....
Eu acho isso um bocado estranho, nunca vi os meus periquitos fazerem isso, mas trocarem comida sim é normal entre os casais (e mais tarde para alimentarem as crias)...mas tente fazer uma dieta só aà base de sementes apropriadas e não fornecer-lhe comida. Coloque também à sua diposição grit que é um género de uma "areia" (aspecto) que serve para ajudar na digestão das aves bem como tem sais minerais. Ela pode estar com algum distúrbio a nivel gástrico...penso eu por não acho que seja um comportamento normal de um periquito saudável
mas espero por outro opinião
Sara
Eu acho isso um bocado estranho, nunca vi os meus periquitos fazerem isso, mas trocarem comida sim é normal entre os casais (e mais tarde para alimentarem as crias)...mas tente fazer uma dieta só aà base de sementes apropriadas e não fornecer-lhe comida. Coloque também à sua diposição grit que é um género de uma "areia" (aspecto) que serve para ajudar na digestão das aves bem como tem sais minerais. Ela pode estar com algum distúrbio a nivel gástrico...penso eu por não acho que seja um comportamento normal de um periquito saudável

mas espero por outro opinião

Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
Olá Sara,
Ela já anda melhorzinha e não lhe tenho dado comida nenhuma além da comida dela. Eles têm na gaiola um cestinho com essas "pedrinhas" e até costuma ir lá comer. Também gosta muito do osso de choco (ele já não liga nenhuma a isso).
Tive a Piri separada 3 dias numa gaiola mais pequenina com um antibiotico na água que me receitaram numa loja de animais e comida. Até agora não voltou a vomitar. Hoje coloquei-a ao pé dele.
Ela não me parece muito saudável em comparação com ele que é muito mais activo, mas também pode ser o feitio...
Obrigada pela resposta,
Magda
Ela já anda melhorzinha e não lhe tenho dado comida nenhuma além da comida dela. Eles têm na gaiola um cestinho com essas "pedrinhas" e até costuma ir lá comer. Também gosta muito do osso de choco (ele já não liga nenhuma a isso).
Tive a Piri separada 3 dias numa gaiola mais pequenina com um antibiotico na água que me receitaram numa loja de animais e comida. Até agora não voltou a vomitar. Hoje coloquei-a ao pé dele.
Ela não me parece muito saudável em comparação com ele que é muito mais activo, mas também pode ser o feitio...
Obrigada pela resposta,
Magda
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
- Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta
Olá Magda!
Fez bem em medica-la, mas é normla que ela ainda não esteja a 100% e que esteja pouco activa, mas não tarda esta bem
Espero ter ajudado
Sara
Fez bem em medica-la, mas é normla que ela ainda não esteja a 100% e que esteja pouco activa, mas não tarda esta bem

Espero ter ajudado

Sara
<p>Sara</p>