..........................Urgente!...........Chinchila doente!!............................

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Gimli
Membro Júnior
Registado: sábado nov 04, 2006 2:22 am
Localização: alaska malamute, rafeirinha, chinchila e falsa coral

sábado nov 11, 2006 12:01 am

Eu pensava ka minh chinchila estava c fungos mas levei-a ao vet n 3f e apartir daí o problema foi aumentando. Fungos ñ tinha mas, tinha os dentes enormes ontem foi cortar-los e descobriram k os molares tb estão mt grandes, cm o vet ñ tinh o material necessário para cortar os molares, ela veio para casa, mas ñ consegue fechar a boca, nem come nada. está com medicação mas está a perder mt peso. Estou a entrar em desespero. O que é que hei-de fazer para ela comer?
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado nov 11, 2006 12:33 am

Se a chinchila está a perder muito peso, é porque o problema não surgiu de um dia para o outro, mas já existia à algum tempo.
Foste a que veterináro?
O veterinário não vai cortar os outros dentes?
Procuraste outro veterinário?
O veterinário não indicou nenhum tipo de alimentação especial, dado que a chinchila tem a boca nesses estado?
Em relação a chinchilas não tenho experiência, mas tenta ver se ela ao menos come cenoura ralada...e espera que alguém com mais experiência te responda. Pode ser que te recomendam outra coisa.
Não sei se podes dar aqueles boiões de papa para bébé, aquelas que existem com legumes e fruta.
Última edição por Silly_Bublle em domingo nov 12, 2006 1:29 am, editado 1 vez no total.
pocinho69
Membro Júnior
Registado: quarta set 07, 2005 11:58 pm

sábado nov 11, 2006 7:19 pm

olá a todos.
gimli, tenta entrar em contacto com aprome que eles ajudam te a arranjar um vet de exóticos na tua área de residência.
kuanto á alimentação tenta dar bagitos de arroz para que ela não enfraqueça.
vai á farmácia e compra nutri-cal que é umas vitaminas, e dás o tamanho
de uma unha á chin.

espero que melhor a tua chin. aguardo noticias tuas.

http://quintadaschinchilas.tripod.com
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

domingo nov 12, 2006 3:21 am

Não quero desanimar-te mas a probabilidade dessa chinchila sobreviver é mesmo muito baixa. Os dentes têm de ser rapidamente cortados pelo veterinário que só o conseguirá fazer através de anestesia, pois é impossível chegar aos molares sem anestesiar. Compra na farmácia papa para bebe de legumes e força-a a comer. Complementa com nutri cal. Se conseguires fazer uma papa do granulado e feno ainda melhor.Boa sorte!
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo nov 12, 2006 11:11 pm

Infelizmente, penso que a Cleo tem razão... se a situação já chegou a esse ponto, o tratamento da chin poderá ser muito complicado... Fizeram raio-X à chinchila para averiguar a extensão do problema? Problemas dentários pressupõem o tratamento sob anestesia, e se a chin perder muito tempo, tal ficará impossibilitado, pois a própria anestesia torna-se perigosa... desfaça feno e granulado numa papa, com água, e, se necessário, enrole a sua chin com jeitinho num cobertor e dê-lhe esta papa com a ajuda de uma seringa, com muito cuidado. Sei de alguns produtos que podem ser administrados a chins neste caso como substituição da comida, mas não sei se estão disponíveis em Portugal. São a lifeline (se não estou em erro) ou a Critical Care, tente procurar por estes produtos no seu veterinário. Caso a chinchila melhore, não se esqueça de lhe dar muitas coisinhas para roer, dê-lhe tanto feno solto, como em cubos, se conseguir encontrar, para que ela consiga gastar todos os dentinhos, compre pinho não tratado, corte-o em pedaços e dê-lhos para ela roer, para evitar que o problema surja de novo. Infelizmente, se este problema tiver uma base genética, poderá não haver mais nada a fazer...
Gimli
Membro Júnior

sábado nov 18, 2006 1:33 pm

Desculpem demorei a dar notícias porque passei esta semana numa angústia permanente. A minha chinchila acabou por morrer no sábado passado. Levei-a ao vet, fez raio-x, analises à pele e ás fezes e como já tinha dito teve de cortar os dentes, mas como a vet ñ tinha no momente aparelhos para conseguir cortar os molares , ela ia lá no domingo, mas infelizmente ñ reistiu. Tentei de tudo fiz papa de legumes, de r~ção com feno, de~-lhe vitaminas mas... :cry: Aconselho a todos k tenham mt atenção e mal notem alguma coisa diferente na vossa chincha ou no seu comportamento, vet com ela. è um vazio enorme olhar para a casinha dela e ñ ver aqueles olhinhos pretinhos, cheios de vida e alegria a olhar para nós. Obrigada a todos pela ajuda!!
Gimli
Membro Júnior

sábado nov 18, 2006 1:35 pm

Desculpem demorei a dar notícias porque passei esta semana numa angústia permanente. A minha chinchila acabou por morrer no sábado passado. Levei-a ao vet, fez raio-x, analises à pele e ás fezes e como já tinha dito teve de cortar os dentes, mas como a vet ñ tinha no momente aparelhos para conseguir cortar os molares , ela ia lá no domingo, mas infelizmente ñ reistiu. Tentei de tudo fiz papa de legumes, de r~ção com feno, de~-lhe vitaminas mas... :cry: Aconselho a todos k tenham mt atenção e mal notem alguma coisa diferente na vossa chincha ou no seu comportamento, vet com ela. è um vazio enorme olhar para a casinha dela e ñ ver aqueles olhinhos pretinhos, cheios de vida e alegria a olhar para nós. Obrigada a todos pela ajuda!!
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

sábado nov 18, 2006 3:42 pm

:cry: lamento muito...sei o que isso é!
Responder

Voltar para “Exóticos”