terça nov 21, 2006 5:10 pm
Essa é uma reacção normal, elas precisam de tempo para se habituarem uma à outra. Além disso, devia tê-las mantido em divisões diferentes, afastadas uma da outra durante 4 semanas, lavando as mãos entre o manuseamento de cada uma. É uma quarentena para garantir que a chinchila nova não traz alguma doença ou que o stress de um ambiente novo desencadeie algo que possa contagiar a outra.
O ideal, agora, é manter as gaiolas na mesma divisão, mas um pouco afastadas, para elas se tentarem habituar à presença uma da outra. Pode depois trocá-las de gaiola, isto é, por a chinchila nova na gaiola da mais velha durante uns tempos, para se habituarem ao cheiro uma da outra. Faça isto durante talvez umas duas ou três semanas. Quando as tentar soltar, faça-o numa divisão que seja desconhecida para ambas, para que ambas estejam em pé de igualdade em termos de "território", e propicie-lhes algumas coisas onde se possam esconder se elas quiserem, como a casota de madeira. Se alguma delas atacar a outra e arrancarem pelo ou uma puser a outra a sangrar, separe-as imediatamente! Fique sempre a supervisionar, pois pode até acontecer uma das chinchilas matar a outra. Faça isto diversas vezes, até ver que elas já se dão bem sem qualquer tipo de problema. Durante este período, pode também ir aproximando sucessivamente as gaiolas e ver como elas reagem ao ver-se através das grades da gaiola.
Algumas pessoas recomendam por um bocadinho de essência de baunilha nos narizes das chinchilas, antes de elas se encontrarem, de forma a atenuar o cheiro que sentem da outra. Este acaba por ser muitas vezes um processo um pouco moroso e um jogo de paciência, mas é o mais indicado. Eu aconselharia deixar a chinchila nova adaptar-se a sua casa durante duas semanitas antes de voltar a "apresentar" a outra. O stress de uma casa nova já é muito grande.