Grávida? - Já nasceram!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda nov 27, 2006 8:19 pm

Fui agora limpar as porkitas e eis que encontro uma Indie super barriguda :-o
Vejam, e digam-me... Acham que vou ser avó?
Nada disto estava nos meus planos... Ela deve ter vindo já grávida :-o

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Elsy_Drummer em domingo dez 10, 2006 6:25 pm, editado 1 vez no total.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda nov 27, 2006 9:01 pm

Ou eu engano-me ou vais mesmo ser avó. Mas o melhor é esperar por alguém que te diga mesmo com a certeza absoluta. Podes sempre levar ao veterinário para tirar as dúvidas, pelo menos para calcular mais ou menos a gestação.

Que idade tem?
Parece-me ainda pequenina e se assim o fôr vais ter que estar atenta, pois podem surgir alguns problemas na altura de ter os pequeninos.
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda nov 27, 2006 9:12 pm

Não sei ao certo a idade, mas é novita, sim...
Oh meu deus...
Ela e a Ginger dão.se muito mal, tenho que as separar o quanto antes para que a indie se mantenha calma ate ao parto e não tenho gaiola!
Quanto a ir ao vet, esta semana já não dá, saio tardissimo e gastei a minha folga hoje precisamente para ir ao vet, com a cadela.
Só espero conseguir dar conta do recado!
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 9:45 pm

Dão-se mal como?
Geralmente não é necessário separar as porquinhas, porque enquanto uma tem os filhotes a outra ajuda a cuidar.
Ora já a tens em casa há 1 mês e qualquer coisa, certo?
A gestação de uma porquinha dura de 65 a 70dias...
Se ela estiver mesmo grávida, vai ter os filhotes entre dia 11 a 16 de Dezembro.
http://www.aprome.com.pt/nporquinhosft.htm

Mas espera que o Miklos ou alguém com mais experiência em relação a porquinhas te digam qualquer coisa.;)
Ou ela está mesmo grávida ou então é uma comilona de primeira.:D
Elsy_Drummer
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 9:55 pm

Elas ficam na markise perto do quarto da minha tia e ela queixa-se que as ouve guinchar e correr muito...
Podem estar simplesmente na brincadeira, já que nenhuma delas apareceu magoada, mas como é frequente fazerem uns guinchinhos territoriais quando se aproximam muito, talvez se dêm mesmo mal...
Elas estão comigo desde o inicio de setembro, pelo que deve ter sido no final de agosto que ela engravidou!
Eu vou separa-las, por via das duvidas.
Lembrei-me agora de uma cercazinha que comprei no Aki, vou pôr a Indie lá com uma casinha.
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda nov 27, 2006 10:46 pm

Esses guinchos os meus também fazem.
Com os meus, é brincadeira. O Bubble como faz o "Brrrr" para mostrar quem manda, o Stitch da uns guinchos, mas não vivem um sem o outro.;)

Mas olha que colocaste o post com a chegada das pequeninas dia 7 de Outubro.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=39880
Se as tens desde essa altura, só para o próximo mês é que nasceram os pequeninos.
Se as tens desde Setembro, e pensas que engravidou em Agosto, então não está grávida, senão já os tinha tido.
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

terça nov 28, 2006 12:15 pm

está gravida sim senhor....pois tem as "mamitas" grandes....e tá "gorda" d+... 8)

Vais ser vóvó..... :)
Eis a questão..
Elsy_Drummer
Membro Veterano

terça nov 28, 2006 2:15 pm

:oops:
Eu sabia que tinha sido no inicio de um mês, e pensei que fosse em Setembro, nem me dei ao trabalho de confirmar...
Hoje vou tratar de separa-las para que a Ginger não enerve a Indie e quando os bebes nascerem vou mostrando os pequenos à ginger para ver como reage!
A Indie tem andado muito xoxita e calmissima, é normal? Nem tenta escapar quando a agarro...
Preciso de ajuda...
É preciso algum suplemento para a Indie nesta altura? Posso dar verduras como de costume? Quando nascerem terei de ajudar a mãe a amamentar? Eu sei que nascem com pelinho, olhos abertos e conseguem comer... Mas conseguirão comer a ração da mãe?

Obrigado e desculpem ser um bocado naba e chata!
Silly_Bublle
Membro Veterano

terça nov 28, 2006 6:04 pm

Ao separá-las e depois juntares de novo, a Ginger pode não voltar a aceitar a Indie.

Convém não manusear muito a porquinha grávida.
Podes dar a alimentação normal, verduras ração, feno. Há quem recomende dar um pouco de alfafa.

Em principio, a mãe nao precisa de ajuda para amamentar, visto que a média varia entre 2 a 4 crias por ninhada.
Quanto ao desmame:
Idade do desmame – O desmame é feito aos 20 dias. Excepto se o número de crias for superior a 3, ai o desmame é feito ao mês de idade.
A partir do 3 dia as crias começam a comer feno e alguma comida. As crias só devem começar a comer legumes e frutas a partir dos 15 dias de idade. A velocidade de crescimento dos bebés deve-se a riqueza do leite que é bastante rico em proteínas e gorduras.
Retirado do site da APROME.
Elsy_Drummer
Membro Veterano

terça nov 28, 2006 9:52 pm

Mas eu tenho medo que a maluca da Ginger magoe os pequenitos... :cry:
Separei-as há bocado, emprestaram-me uma gaiola de coelho anão muito grande e pus la a Indie.
Pus também uns bocadinhos de maçã e feno, como de costume.
Eu vou tentar junta-las um bocado todos os dias, para não se esquecerem uma da outra, mas sempre debaixo do meu nariz.
Elsy_Drummer
Membro Veterano

domingo dez 10, 2006 6:33 pm

Os fofinhos nasceram hoje!
De manhã fui mimar as porcas antes de sair como sempre faço e a Indie fartava-se de chiar, coisa que não é habitual...
Como já tinha a tacinha vazia, pensei que fosse fome, pus-lhe comer e comeu com satisfação.
Saí para Lisboa a casa dos meus sogros e pela hora de almoço a minha tia ligou-me a dizer que tinha cá 3 bébés lindos :lol: :lol:

Aqui estão eles:

Imagem

Ainda não sei sexos, porque muito sinceramente não sei ver, já me explicaram mas não atino :oops:
Antes de começarem a mandar PM's a querer comprar, eles são para oferta, mas dou prioridade a familiares a amigos próximos.

Agora ajudas... Eu tirei o comer da tacinha para eles poderem comer do chão, já que são pequeninos e não chegam.
Têm comer e feno, a àgua é de bebedouro, acham que há problema?

Beijos
claw
Membro
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

domingo dez 10, 2006 9:23 pm

:D Ohhhh...são tão lindos!!!!! :D

Dois deles parecem de pêlo curto, mas há um que se vê bem que tem rosetas não é? ;) São lindos.

Quanto à comida parece-me que eles só começam a comer comida seca aos 3 dias de idade e acho que li em qualquer lado que só se deve dar vegetais e fruta mais tarde. Mas de qualquer maneira espera por uma opinião de alguém mais conhecedor, porque eu só tive a minha 1ª porquinha há 1 mês :p logo não tenho muita experiência :D

Boa sorte com as pequenitas :D
Silly_Bublle
Membro Veterano

domingo dez 10, 2006 11:43 pm

Ehehe, errei por poucos dias.:)
Parabéns!!
São muito lindos.
Só apartir dos 3dias de vida é que eles começam a comer alguma comida e feno, até lá é só mamar e só apartir dos 15dias é que podes dar legumes e fruta.:D
Elsy_Drummer
Membro Veterano

segunda dez 11, 2006 2:28 pm

Ok, obrigado a todos ;)
Acham que eles aprendem bem a ir ao bebedouro?

Bjitos
Freira_Erotica
Membro Veterano
Registado: segunda mai 08, 2006 3:56 pm
Contacto:

terça dez 12, 2006 1:37 pm

Olá!
Os bebes imitam a mae em tudo, por isso escusas de preocupar se eles vao ao bebedouro ou nao, alias eles agoram mamam :)
Outra cosia eu queria um porquinho bebe... será que pode ser? É pra juntar a outro menino pra nao ficar sozinho!
Beijinhos
Cátia
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”