Dona pede ajuda!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

segunda jan 06, 2003 4:41 pm

Olá

O meu nome é Sónia e acabei de aderir ao Arca de Noé.
Este Natal recebi uma cadelinha. A Moly.
Concordo que um animal não se deve dar como prenda, pois a decisão de ter um animal deve ser muito pensada, mas não se preocupem, pois neste caso, a pessoa que me ofereceu o cão sabia que era um desejo meu.
Gostaria de pedir alguns conselhos sobre como devo educar e treinar o meu cão.
Não sei que raça é, mas o veterinário disse que é de raça média/grande. Isto preocupa-me um pouco. Não pelo espaço, pois tenho um terraço grande onde ela pode correr. O problema é que eu já tive uma cadelinha pequenina, mas acho que falhei na sua educação.
Neste caso, podendo a Moly ficar um cão grande, queria muito educá-la correctamente.
A Moly é um cão de companhia e é para isso que eu gostaria de a educar. No entanto, gostaria também que ela guardasse a casa, pois tenho um terraço grande para o qual é possível entrar pelo prédio vizinho.
Será melhor pedir auxilio a um treinador profissional? Qual a melhor altura para começar os treinos? Como devo começar a treiná-la?
Por favor, ajudem-me a educar e treinar a minha cadelinha de forma correcta...

Obrigado

Sónia Afonso
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda jan 06, 2003 4:56 pm

Olá Sónia,
seja bem vinda :D

Muitos parabéns pela sua cadelinha. Espero que lhe proporcione excelentes momentos.
Em relação à educação, pesquise em tópicos anteriores pois esse assunto já foi aqui tratado por diversas vezes.

O que lhe posso adiantar é que deve começar a educá-la desde cachorra, devendo ser firme e mostrar-lhe quem manda.
Em relação à protecção da sua casa, não se preocupe pois com o passar do tempo ela trata de se ocupar da defesa do seu próprio território.
scrafonso
Membro

segunda jan 06, 2003 5:05 pm

Olá

Obrigado.
Estive a pesquisar o forum e já desfiz algumas das minhas dúvidas.
Tenho que dar os meus parabéns a todos os que contribuem para este fórum...
Tenho a certeza que irei voltar muitas vezes....

Sónia
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 06, 2003 6:28 pm

O melhor é dirigir-se a uma escola. Para quem não tem experiência é preferivel ter acompanhamento de um monitor. Em relação ao preço, normalmente é sempre mais barato do que pensamos embora este factor dependa da escola em questão. Consulte em www.cpc.pt por escolas de treino.

Em relação a guardar o terreno, para isso não é necessário treino. Os cães normalmente guardam as casa e terrenos sem necessidade de treino.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 06, 2003 6:30 pm

O melhor é dirigir-se a uma escola. Para quem não tem experiência é preferivel ter acompanhamento de um monitor. Em relação ao preço, normalmente é sempre mais barato do que pensamos embora este factor dependa da escola em questão. Consulte em www.cpc.pt por escolas de treino.

Em relação a guardar o terreno, para isso não é necessário treino. Os cães normalmente guardam as casa e terrenos sem necessidade de treino.
scrafonso
Membro

segunda jan 06, 2003 6:47 pm

Obrigado pela dica. Eu também acho que deverá ser melhor contactar um treinador.
Mas se calhar ainda é muito cedo para começar. A Moly~ainda não tem 2 meses e só agora é que começou a ser vacinada. Não será arriscado ela estar em contacto com outros cães?
Qual será a melhor altura para começar o treino?
Estive a ver o site que aconselhou, mas não encontrei nenhuma lista de escolas de treino.
Eu moro em Vila Nova de Gaia. Existe uma escola perto, a Amicão. Onde poderei obter referencias desta escola?

Mais uma vez obrigado,
Sónia
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda jan 06, 2003 7:27 pm

Aqui vão alguns endereçoa, retirados da pagina do CPC, secção clubes:

CANICLUBE - ESCOLA DE TREINO CANINO
Praceta Francisco Borges, 55 - 3.º Esq.º
4200-310 PORTO
Tel: 225 503 326 / 962 818 230
Fax: 225 503 819
Email: [email protected]

CENTRO DE INSTRUÇÃO CANINA DO NORTE
Prolongamento à Rua de Pontelhas
4465-720 LEÇA DO BALIO

CLUBE CANINO DOGSHOW
Rua Vieira Pinto, Quinta da Bajança
Oliveira do Douro
4430-254 VILA NOVA DE GAIA
Tel: 223 752 810 / 967 064 359

LUCKY CLUB - CLUBE DE AGILITY
Rua do Avilhoso, 1382
4455-065 LAVRA
Tel: 229 957 784 / 964 033 286
Fax: 229 957 784

Aconselho-a a ir visitar estas escolas, observar as aulas, como decorrem, quer de iniciados quer de cães mais avançados, de forma a ver os métodos de treino e os resultados obtidos, e assim escolher uma escola que diga bem com as duas.
O treino não tem, nem deve ser, violento.

Normalmente só aceitam cães a partir dos 4 meses, altura em que têm "ordem de soltura" por parte do veterinário. Até lá, não convem que ela tenha muito contacto com outros cães, sobretudo cães que não se conheça o tratamento, para não apanhar doenças.

Espero que tudo corra bem, e se tiver qualquer dúvida, nós estamos aqui para isso...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

terça jan 07, 2003 5:12 pm

Olá Sónia,

Se tens tempo para dedicar ao cachorro, o melhor é seres tú a treinadora do cão. Não é difícil, apenas requer paciência, tempo e perceber que um cão é um cão.

O cão entende o treino como uma brincadeira, por isso nada melhor do que partilhar esses momentos com o próprio dono.

Vê o site http://www.dogtimes.com.br, é brasileiro mas o treino canino é universal. :) Entra na área CRIAÇÃO e lá encontras muitos artigos que te vão ajudar a educar, treinar e perceber o cão.

Se precisares de ajuda dá um tóke.

1 abraço e boa sorte para o treino.
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

terça jan 07, 2003 5:38 pm

Sou eu de novo...

Já agora deixo-te aqui algumas dicas que fui aprendendo também com os erros cometidos:

- Estabelece desde o início quem é o líder. Se não conseguires isso, provávelmente não vais ter sucesso no treino.

- O cão não percebe o TALVEZ ou o SE CALHAR. Ele percebe o SIM ou o NÃO, o GOSTO ou o NÃO GOSTO. Por isso uma das chaves para o sucesso do treino é a coerência do treinador - deves sempre reagir da mesma maneira.

- NÃO bater no cão por qualquer asneira que ele tenha feito há mais de 30 segundos. Ele não vai perceber pq está a levar. Em vez disso deves indicar qual o comportamento correcto e recompensá-lo quando ele o consegue.

- Recompensa: Festas na cabeça e debaixo das orelhas, felicidade na cara do treinador. Mais eficaz: pedacinhos de biscoitos próprios para cães em conjunto com as festinhas.

- O cão é muito sensível ao humor do dono/treinador. Se estiveres de mau humor adia a sessão de treino.

- Não "mimar" demais o cão, dá-lhe espaço, deixa-o sozinho com os briquedos dele para que ganhe alguma independência.

- O pior castigo para o cão é o abandono. Por exemplo: se estiveres a bricar com ele e ele te morder, pára imediatamente a brincadeira e afasta-te. Não lhe ligues por 3 ou 4 minutos. Como ele gosta muito de brincar vai acabar por perceber que se te morder a brincadeira acaba. Passado pouco tempo vai deixar de te morder. Como vês é fácil.

- Primeiro comando a ensinar: o NÃO ! Mostra o teu desagrado com um NÃO firme quando ele te está a roer o chinelo, por exemplo. Se apenas o NÃO não funcionar usa um jornal enrolado e bate-lhe na parte de cima do focinho e diz NÃO ao mesmo tempo (não é preciso muita força e tem que ser no acto, não 5 minutos depois).

- Sessões de treino curtas, 10 ou 15 minutos no máximo.

- Sempre que o comportamento do cão fôr o correcto recompensa-o, mesmo que seja fora da sessão de treino.

Bom, fico por aqui !
Se precisares de mais ajuda, como já te tinha dito, dá 1 tóke.
Boa sorte e felicidades.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta jan 08, 2003 11:31 am

Atenção que na maioria das escolas quem treina o cão é o dono, sob a orientação de um monitor/treinador (como queiram chamar). Quem tem mais experiência ensina quem não a tem..

As escolas de "deixa o cão e volta daqui a uns tempos que eu treino" não servem para grande coisa...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

quarta jan 08, 2003 4:36 pm

Olá

Bem vinda ao forum. Eu tb aconselho a mais tarde ir para uma escola de educação. Não agora, mas depois de completar os 6 meses, pelo menos é com esta idade que eles aconselham a começar.

E atenção às escolas. A escola não é só para o cão aprender, mas sim para os donos e os cães aprenderem mutuamente. Além de que faz muito bem aos cães sociabilizarem-se com outros e saberem comportar-se nos mais diversos ambientes.

Boa sorte e felicidades.

Rita
Responder

Voltar para “Cães”