Guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Responder
clalu
Registado: sábado abr 08, 2006 3:36 pm

quinta dez 07, 2006 7:09 pm

Adoptei 1 Dober c/ 6 meses o qual não tem LOP.Levei-o ao veterinário para continuar o programa de vacinas.A vet. disse-me que parecia ser puro pelo menso pelo aspecto. Mantive o seu nome anterior e conheci o anterior proprietário. Vi a sua mãe e pai. Ele pesa 28 kg e parece-me demasiado amistoso c/ as pessoas. Pretendo um cão seguro de si para companhia e para guarda (entenda-se a casa tem alarme mas sempre pensei ter um cão que afugente pessoas indesejadas à porta).

Será que poderei moldar o cão para a função de guarda já que em termos de companhia não me perece que tenha problemas?De que forma?è que ele além de amistoso não ladra.Será isto normal?Não queria prender o cão pelo pescoço nem isolá-lo?
Será que o carácter aparentemente mto. amistoso dele não me permitirá ter o que kero?
No fim de semana passado ao passear no parque um Rott com cerca de 4 meses agrediu-o e este ignorou-o. O dono do Rott fêz-lhe uma festa e ele reagiu amigavelmente. No entanto, o Rott voltou a tentar agredi-lo (penso que por ciúmes) ao que ele respondeu finalmente zangando-se.
É certo que se trata ainda de um cachorrinho (embora o tamanho engane)
mas será possível ter o que kero?

Alguém tem uma opinião formada?

Cláudio
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta dez 08, 2006 8:42 pm

Um dobermann de 6 meses é naturalmente brincalhão e amistoso...
Como Dobermann que é vai ser certamente um excelente guarda, ele fá-lo-á por instinto e não por obrigação ou por ser ensinado a isso.
Se o dono do Rott congratulou o cão, com 4 meses, por ter atacado outro, então vai certamente ter problemas no futuro... :roll: Eu não queria um cão assim, mas enfim... :roll:

Pode no entanto frequentar uma escola de treino canino e aconselhar-se sobre qual o melhor treino a dar ao seu cão ;)

Um dobermann adulto, só pelo facto de ladrar ao intruso, já afugenta qualquer possível ladrão... ;) Mas cuidado com os treinos, não se esqueça que mesmo dentro da sua propriedade, se o seu cão atacar alguém que inadvertidamente entre, e provocar danos graves, o que é bem possível, pode vir a ter problemas com a Lei... Infelizmente as coisas nem sempre são como deviriam... e quem paga é o cão :evil:

Não deve NUNCA prender o seu cão dentro da propriedade para o "tornar agressivo", isso além de crueldade, é uma falsa agressividade que se pode revelar para com qualquer pessoa, incluindo o próprio dono... e não por ser Dobermann, mas por estar preso a uma corrente :roll:

O ser amistoso, é perfeitamente normal, o meu cão é super amistoso com todas as pessoas que se aproximem, DESDE que eu esteja por perto... Comigo fora as coisas mudam de figura ;)

Procure um treinador ;)

Xuga
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado dez 09, 2006 11:44 pm

clalu Escreveu: Adoptei 1 Dober c/ 6 meses o qual não tem LOP.Levei-o ao veterinário para continuar o programa de vacinas.A vet. disse-me que parecia ser puro pelo menso pelo aspecto. Mantive o seu nome anterior e conheci o anterior proprietário. Vi a sua mãe e pai. Ele pesa 28 kg e parece-me demasiado amistoso c/ as pessoas. Pretendo um cão seguro de si para companhia e para guarda (entenda-se a casa tem alarme mas sempre pensei ter um cão que afugente pessoas indesejadas à porta).

Será que poderei moldar o cão para a função de guarda já que em termos de companhia não me perece que tenha problemas?De que forma?è que ele além de amistoso não ladra.Será isto normal?Não queria prender o cão pelo pescoço nem isolá-lo?
Será que o carácter aparentemente mto. amistoso dele não me permitirá ter o que kero?
No fim de semana passado ao passear no parque um Rott com cerca de 4 meses agrediu-o e este ignorou-o. O dono do Rott fêz-lhe uma festa e ele reagiu amigavelmente. No entanto, o Rott voltou a tentar agredi-lo (penso que por ciúmes) ao que ele respondeu finalmente zangando-se.
É certo que se trata ainda de um cachorrinho (embora o tamanho engane)
mas será possível ter o que kero?

Alguém tem uma opinião formada?

Cláudio
Só para acrescentar uns pontos ao que a texuga já disse:

- o seu cachorro é isso mesmo, um cachorro! Dê-lhe tempo para crescer e amadurecer.

- Cada cão é um cão e embora hajam cachorros que aos 4 meses já manifestam um clara capacidade de guarda a maior parte apenas quer brincadeira

- Continue a passear e educar o cão cão como tem vindo a fazer. A socialização fora de portas é um must

- Dentro de portas poderá restringuir um pouco a sociabilização. Isto quer dizer o que? Continue a convidar pessoas para sua casa mas não deixe que entrem em intimidades com o cachorro e vice-versa. Aceita, cumprimenta a visitas e nada de confianças.

- Quando passar alguém na rua, perto do portão ou do quintal, poderá chamar atenção do seu cachorro dizendo "quem é?" "olha a pessoa!"
Isto não é de maneira nenhuma atiçar o cão mas sim provocar a sua atenção a um "possivel perigo"
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
clalu

segunda dez 11, 2006 10:26 pm

Agradeço imenso os conselhos. Vou tentar agir em conformidade. Coloquei estas questões no fórum uma vez que é o primeiro cão que tenho sendo a minha experiência na "área" nula.

Achava estranho o Paco (é o nome dele) nunca ter ladrado desde que está comigo(já lá vão cerca de 2 meses) bem como o facto de ele ser bastante amistoso (o que é óptimo!!!). Simplesmente tinha dúvidas acerca do seu previsível comportamento futuro no que toca a guardar a casa da eventual aproximação de estranhos...

Já agora (se não for abuso) qual é a ração que me aconselham/sugerem para o Paco? Estou a dar-lhe "Dog ChoW" (passo a publicidade).

Actualmente o Paco está a dormir no exterior da nossa casa numa casota de plástico, por baixo de uma grande varanda pois não tenho um espaço fechado (tipo uma marquise ou garagem) será que ele irá suportar bem o frio que se fará sentir nos próximos tempos?

Antecipadamente grato pela atenção dispensada,

CL
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 11, 2006 11:21 pm

clalu Escreveu:
Achava estranho o Paco (é o nome dele) nunca ter ladrado desde que está comigo(já lá vão cerca de 2 meses) bem como o facto de ele ser bastante amistoso (o que é óptimo!!!). Simplesmente tinha dúvidas acerca do seu previsível comportamento futuro no que toca a guardar a casa da eventual aproximação de estranhos...

Já agora (se não for abuso) qual é a ração que me aconselham/sugerem para o Paco? Estou a dar-lhe "Dog ChoW" (passo a publicidade).

Actualmente o Paco está a dormir no exterior da nossa casa numa casota de plástico, por baixo de uma grande varanda pois não tenho um espaço fechado (tipo uma marquise ou garagem) será que ele irá suportar bem o frio que se fará sentir nos próximos tempos?

Antecipadamente grato pela atenção dispensada,

CL
Boa noite,

Só gostava de realçar novamente os conselhos:

- Fora de portas : muita sociabilização! Seja com cães seja com pessoas. O cão tem que aprender que as pessoas são amigaveis, que há boas e más e que não há nenhuma razão para as temer

- Dentro de portas: continuar com alguma sociabilização, deixando os convidados tocarem e brincarem com o cão, mas sem exagerar.
- Caso queira chamar atenção do cão, quando passa alguém proferir "quem é" ou "atenção". Novamente, isto não é atiçar nem nada que se pareça, mas sim chamar a atenção do cão a algo estranho e potencialmente perigoso (um estranho a se aproximar).

Sobre dormir no exterior, confesso que conheço muitos dobers que dormem no exterior sem qualquer problema.

Mas tendo em conta que é um cachorro e de pêlo raso, porque não coloca-lo a dormir numa mantinha quente na cozinha?

Sobre a ração, DogChow da Purina?
Penso que se pesquisar no forum encontra muita informação sobre esse topico

Dê noticias
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
clalu

terça dez 12, 2006 12:11 am

A ração é "Dog ChoW - Puppy" da Purina.
O Paco come razoavelmente bem apesar de já pesar 35 Kg (nasceu em 27/05/06) no entanto, com o anterior dono comia "Proplan puppy - salmão e arroz".

Mto grato

CL
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 13, 2006 9:08 pm

Boas,

O meu dorme na rua, numa casota tb de plástico, com um edredon e um cobertor. Mas porque não o posso pôr dentro de casa por causa do outro cão, mas sei por experiencia própria que eles preferem muito mais dormir dentro de casa, eles são muito friorentos :( ...

Siga a sugestão da CindelP, ponha-o na cozinha ;)

Xuga
clalu

quinta dez 14, 2006 12:23 am

È pena mas não posso colocá-lo na cozinha!!!Receio que pela manhã ao chegar à cozinha tenha tudo destruido....Levanto-me bastante tarde.

Vou pensar numa alternativa. Talvez dê para fazer um abrigo para colocar a casota.

Ontem à noite coloquei um cobertor velho na casota mas de manhã encontrei-o no meio do quintal, rasgado e bastante pisado...

O Paco está a entrar na fase de destruir tudo... "Cortou-me" (com os dentes) o tronco de um limoeiro com cerca de 5 cmts de largura...Acho incrível para um cachorro com 6 meses!É um espectáculo! È super eléctrico. Só é pena mesmo ele não ladrar...

Já agora, será normal o Paco pesar 35 kg com apenas seis meses?

CL
PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

terça dez 19, 2006 4:11 pm

Fique contente por ele não ladrar.
Quando ele começar a ladrar e não se calar, vai desejar ele nunca ter ladrado :)

A minha só ladra quando quer atenção. Fora isso raramente ladra.
A minha tem 5 meses e 8 dias, e está com 20.5 kgs, mas é cadela.
Responder

Voltar para “Dobermann”