Cachorros que não cumprem o estalão da raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dona
Membro Júnior
Registado: sexta jul 05, 2002 12:05 pm

quarta jan 08, 2003 2:38 pm

Olá a todos

A pedido de um amigo tenho andado a investigar sobre uma raça que seja compatível com o seu modo de vida e o espaço físico que possui.

Verifiquei que em todas as raças há sempre um estalão que deve ser cumprido. Pelo que percebi os (bons) criadores apuram os seus exemplares para corresponderem a esse estalão.
No entanto fiquei curiosa em saber o que acontece aos cachorrinhos de uma ninhada que não cumprem os requisitos do estalão da mesma.

Cumprimentos Dona
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jan 08, 2003 4:10 pm

Olá Dona

Este téma foi tratado já por diversas vezes, mas muito especificamente num tópico cujo título é mais ou menos este: O que se faz aos cães que fogem do estalão. Deve estar na página 18 ou 20 e vale a pena consultá-lo porque tem lá muita informação.

De qualquer modo, ou a questão está mal posta ou então existe aí uma certa confusão.
Se uma pessoa procura uma raça que melhor se adeque ao seu gosto e temperamento (este é um bom princípio na escolha de um cão) não deve começar pelo estalão, mas sim fazer a escolha de entre as diferentes raças. Depois de escolher uma determinada raça, então deve preocupar-se com o estalão.
O estalão é uma norma oficial que define as características de uma determinada raça.

Nas lojas de animais o mais provável é encontrar cães que fogem ao estalão. Leia o topico que lhe indiquei.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jan 08, 2003 4:25 pm

Olá Dona!

Pelos conhecimentos que eu tenho em relação á minha raça... :), quando são verdadeiros criadores, pessoas que amam a raça que estão a criar e que o fazem por total paixão á mesma, os cachorros geralmente estão todos dentro do estalão(salvo raras excepções, como deficiencias geneticas e malformações), somente existem cachorros melhores e outros piores... E são vendidos como todos os outros da ninhada, mas como cães somente para companhia e quando nascem cães que estão mesmo fora do estalão, na "minha" raça, serão os brancos e os albinos, faz-se exactamente o mesmo, também se vendem para companhia, talvez a um preço mais baixo visto não serem registados em LOP... Mas são criados com todo o amor e carinho como todos os outros!

Agora falando nos BYB(criadores de vão de escada), tudo serve para fazer dinheiro e quando existe algum cachorro que logo á partida quando nasce não vai dar dinheiro, eles devem abate-los concerteza, porque um cachorro acaba por dar despesa ou então inventam(para os compradores que não percebem nada do que estão a comprar) que existe uma variedade "rara" que "vale muito mais dinheiro" e enfiam o barrete ás pessoas que não percebem do assunto... E olha que não tenho visto poucos anuncios deste genero...

Mais alguma questão... é só perguntar!! :D
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 08, 2003 6:44 pm

Olá,
Um Criador sério normalmente vende esses cachorros por um preço mais baixo com a recomendação (ou exigência) de que seja esterelizado. Outros Criadores ficam com esses cães no canil e criam-nos com o mesmo amor que os outros, só que nunca os utilizam para reprodução.
Posso dizer-lhe que o meu primeiro Rottweiler apresentava prognatismo ( dentes superiores muito afastados dos inferiores) e por isso foi-me vendido por um preço mais baixo. Não o comprei com essa intenção e aliás se não fosse o Criador a dizê-lo eu nem sequer reparava e pagava o dinheiro que ele me pedisse! Mas como se tratava de um Criador HONESTO e RESPONSÁVEL ele alertou-me para esse facto e fez-me o desconto. Por acaso, com a mudança de dentição, o cão veio a ter um assentamento perfeito dos dentes ( em Tesoura como manda o estalão) e posso até dizer que em adulto era mais perfeito de dentes que o meu cão actual.
Claro que há defeitos mais graves do que o prognatismo e que não passam com a idade concerteza - Por exemplo, Rottweilers Castanhos ou de pelo Comprido, com manchas brancas, com olhos claros, etc.. Estes NUNCA devem ser utilizados para reprodução, e qualquer criador responsável deve repensar se está a utilizar os reprodutores adequados: Numa ninhada em que apareça UM cachorro castanho pode não ser apenas aquele cachorro que carrega os genes, mas também qualquer um ou todos os seus irmãos e mesmo os seus pais (apenas que naquele cachorro eles são 'visíveis' e nos irmãos ou pais não).

Os "criadores de ocasião" ( BYB) vendem tudo pelo mesmo saco, e muitos deles nem sabem bem ( ou fingem não saber) o que é o estalão! Os cães têm LOP e pronto! Muitos 'espertos' chegam ao cumulo de venderem cães com defeitos graves ( como referiu a Joana) como sendo "raros" e por isso ainda mais caros que os outros!!

Abraços
Paulo C
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 08, 2003 10:48 pm

Concordando com quase tudo o que foi dito, deixem-me discordar só nos seguintes pontos :
Claro que há defeitos mais graves do que o prognatismo e que não passam com a idade concerteza - Por exemplo, Rottweilers Castanhos ou de pelo Comprido, com manchas brancas, com olhos claros, etc.. Estes NUNCA devem ser utilizados para reprodução, e qualquer criador responsável deve repensar se está a utilizar os reprodutores adequados:
Se o criador souber o que está a fazer, e usar um desses animais como reprodutor não vejo grande problema. Sem duvida que é um problema q essa caracteristica ser transmitda aos descendentes, quer de modo visivel, pelo fenotipo ou apenas (mas igualmente "perigoso") pelo genotipo. No entanto, se o risco se justificar, não tenho nada a opor. Desde, como ja disse que o criador saiba no que se mete ...

Também esqueceram-se de referir que há certos criadores(estes com letra grande) que abatem os cachorros com caracteristicas indesejaveis na raça. Se é etico ou não, se é pelo melhor da raça ou não .... bom, assunto controversio, mas a verdade é que o habito de abater à nascença cães com caracteristicas indesejaveis (sejam cor, conformaçao ....) permitiu a algumas raças evoluirem mt rapidamente
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Dona
Membro Júnior
Registado: sexta jul 05, 2002 12:05 pm

quinta jan 09, 2003 12:08 pm

Olá, bom dia a todos

Obrigada pelos vossos esclarecimentos.

A busca que efectuei de uma raça específica alertou-me para a situação dos cachorros que não correspondem ao estalão. (Nunca antes me preocupara com isso porque a minha "especialidade" são mesmo os SRD).
Após a pesquisa fiquei com a ideia de que alguns cachorros seriam abatidos de modo a não se correr o risco de transmitir características indevidas.
Por outro lado, uma amiga minha têm uma cadela Golden Retriever, que lhe foi dada por um criador, com o compromisso de a esterelizar dado não cumprir o estalão exigido para a raça.
Assim, levantou-se a dúvida se existiria alguma regra ou directiva da parte dos clubes de canicultura ou/de raça sobre o modo a actuar com os cachorros que não se enquadram no estalão.
Pelo que me apercebi cada criador opta por um método, de modo a garantir o apuramento da raça.

Cumprimentos DONA
Responder

Voltar para “Cães”