Linguagem Gestual

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 16, 2003 6:41 pm

...Que me perdoem se este tema for demasiado polemico ou se ja tiver sido abordado mas...

Tenho lido no forum que muitos foristas estao neste momento a frequentar cursos de obediencia com os caes. Quando fiz isso com o Oscar, aconteceu uma coisa engracada que gostava de partilhar com voces:
Cada vez que ensinei um comando novo ao Oscar, fiz, com as maos ou os bracos um gesto diferente. Assim quando o ensinei a vir ter comigo e sentar-se a minha frente, fiz sempre o gesto de apontar para os pes (ao mesmo tempo que lhe dava o comando verbal (HIER!). Tambem temos um gesto para deitar (AF!) (Baixo-me e coloco a palma da minha mao no chao), um gesto para sentar e ficar quieto (SIT!) (mostro-lhe a palma da minha mao) e um gesto para me seguir (VOLG!) (bato na anca).
Neste momento, ele acata tao facilmente o comando verbal, como o comando nao verbal e intercalo um com o outro. Olhem que e muito pratico... :lol: :lol: . Assim, se voces estao agora a comecar os treinos, talvez fosse engracado ensinar aos caes gestos para associar com comandos.
Nao sei se e normal ensinar comandos gestuais aos caes ou se ha gestos "standard", mas gostava de saber. Este tipo de comunicacao com o Oscar surgiu por acaso. Mais alguem sabe mais sobre este assunto?
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta jan 16, 2003 7:16 pm

Oi!!!

Aqui também existem comandos gestuais. Isto deve-se ao facto de o cão associar mais rápidamente o getso que o som àquilo que nós queremos que eles façam.

Os que eu conheço, são os ensinados na ATAAC, e pude verificar que na sua maioria são os utilizados nas outras escolas pelo que vejo nas provas de Obedience. E são assim (com algumas variantes):
- Aqui: juntar ambas as mão frente ao corpo
- Deita: movimento rápido de uma ou ambas as mão para baixo, como a atirar algo para o chão mesmo ao nosso lado
- Senta: mesmo movimento mas para cima (tipo "heil Hitler" :p )
- De Pé: ligeiro movimento do cotovelo de forma a rodar o braço para fora do corpo

Os outros comandos são mais específicos para exercicios de competição e não são tão utilizados.
Se me exprimi mal.... lamento, mas é dificil explicar um movimento, sobretudo estes que são supostos serem muito rápidos... :D
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta jan 17, 2003 9:15 am

Bom,

O Igor não anda em nenhuma escola um pouco devido à minha (nossa) falta de tempo, e principalmente devido à nossa breve mudança para terras mais longíquas. Como tal, aquilo que tem aprendido tenho sido eu que o tenho ensinado, e talvez um pouco inconscientemente, acabo sempre por fazer algum gesto quando lhe dou o comando. Assim, quando quero que ele se sente aponto-lhe o dedo indicador com o braço esticado, quando quero que ele se deite, bato com a plama da mão do chão, e quando quero que ele venha até mim, bato com a mão na perna (depois há mais umas gracinhas que ele também faz mas que são mesmo isso :lol: :lol: :lol: ).
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta jan 17, 2003 2:05 pm

Os cães realmente aprendem muito mais rapidamente um gesto como sinal, que um som, por isso todos os comandos que o meu cão conhece, têm um gesto associado (bem, quase todos, os de brincadeira nem por isso).

Para perceberes até que ponto o cão percebe a nossa linguagem corporal vou contar o que me aconteceu.
Logo nas primeiras semanas em minha casa, o meu cão aprendeu a deitar e sentar. O gesto senta é um levantar da mão até à altura do meu peito. No entanto, o meu cão só obedecia algumas das vezes. Outras ficava a olhar para mim, naquela "o que é que este gajo quer?".

Eu não conseguia perceber porque é que só se sentava algumas vezes! Ao princípio pensei que era do cão, mas como ele obedecia sem hesitar aos outros comandos, achei que o erro devia estar em mim e comecei a ver-me ao espelho quando dava a ordem….
Pois é, descobri que algumas das vezes, ao dar a ordem, eu colocava os ombros direitos (i.e. para trás), sempre que eu fazia isso ele obedecia, nas outras vezes não!!!!
O cão associou um leve ajeitar dos ombros como parte do comando!
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

sexta jan 17, 2003 2:30 pm

Olá,

Acho este tema muito interessante porque eu tenho uma rafeirinha que é surda daí a minha comunicação com ela só ser possível através de gestos.
Até à data temo-nos dado libdamente e tem sido uma experiencia muito enriqucedora para mim, ela tem-me ensinado imenso.
No principio achei esta situação muito complexa, eu nem queria acreitar que tinha uma cadela surda, não sabia o que fazer, mas à medida que o tempo foi passando as coisas foram acontecendo normalmente e hoje entendemo-nos lindamente as duas :lol: :lol:
Ela obedece e compreende libdamente todos os gestos que lhe faço.

Cumpts.,

Olga
Nanico
Membro Veterano

sexta jan 17, 2003 2:52 pm

Aragao,

A sua (tua? posso?) resposta colocou-me outra questao. Dizes que o teu cao te obedece quando lhe das o comando de sentar com os ombros direitos. Esse gesto de endireitar os ombros e um gesto que nos humanos transmite assertividade. Sera que o Acktan aprendeu a "ler" a assertividade na tua linguagem corporal e te responde melhor quando estas mais assertivo? Eu as vezes penso que certos caes nos leem os pensamentos, mas sera que "leem"a nossa linguagem corporal?
PJOC
Membro
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm

sexta jan 17, 2003 2:56 pm

Olá!

O nick tb já se senta e eu tal como vocês tb associo o comando verbal a um comano gestual. Assim quando lhe digo senta, indico com o dedo indicador o chão.
Já agora se me puderes dizer q é a melhor forma de o habituar ao comando " aqui ", pois muitas vezes quando o vou passear a um pinhal perto de minha casa e o chamo ele fica a olhar para mim e não vem.
Curioso é o facto de se eu me esconder num arbusto, ele como não me vê vem a minha procura. É este o processo que uso quando o chamo e ele não vem.
Perdoem-me mas sou novato nestas coisas de ensinar cães.
Obrigado.

Abraço
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

sexta jan 17, 2003 3:08 pm

Olá.

É com muita alegria que vejo este tópico mais uma vez a ser tratado. Por mais vezes que seja tratado pelos vistos aprendo sempre mais qualquer coisa. Agora aprendi a linguagem gestual.

Eu comecei agora a frequentar a escola com o Zorba e devo dizer que está ser bastante díficil. Também faço por associar o comando a um gesto... apesar de até agora não estar a ser fácil. Mas estou a ver que estou a tomar o caminho correcto. Obrigado.

Rita
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta jan 17, 2003 3:33 pm

Nanico Escreveu: Aragao,

A sua (tua? posso?) resposta colocou-me outra questao. Dizes que o teu cao te obedece quando lhe das o comando de sentar com os ombros direitos. Esse gesto de endireitar os ombros e um gesto que nos humanos transmite assertividade. Sera que o Acktan aprendeu a "ler" a assertividade na tua linguagem corporal e te responde melhor quando estas mais assertivo? Eu as vezes penso que certos caes nos leem os pensamentos, mas sera que "leem"a nossa linguagem corporal?
Nanico, "a tua" soa-me muito melhor que "a sua". :D

Eu retirei do comando a parte do mover dos ombros, pois não era essa a minha intenção. Eu pretendia que ele "tranca-se" a visão na minha mão.
Sobre a assertividade, não creio. Ele aprendeu foi é mais do que aquilo que eu ensinei (como todos os bons alunos :) ) e pensou que os ombros faziam parte do gesto.
Agora, ele naturalmente aprendeu a distinguir o meu tom de voz e certos gestos. Eu ponho as mãos nas ancas, quando estou zangado e ele aprendeu isso por ele.
Não creio que os cães leiam os nossos pensamentos, mas tenho a certeza que lêem a nossa linguagem corporal. Se eu entrar em casa furioso (por causa do work, por exemplo) o meu cão comporta-se logo de forma mais calma, algo no meu corpo lhe diz que estou nervoso.

É de relembrar que os cães caçam em matilha e esta têm de comunicar eficazmente uns com os outros, para a caçada ser um sucesso e não dá muito jeito que eles andem a ladrar perto da presa! Por isso eles percebem perfeitamente o mais pequeno gesto que se faça repetidamente.

PJOC:
Não sei bem se percebi qual o comando pretendido. Vou assumir que queres que o cão venha ter contigo.

A forma mais fácil é arranjares outra pessoa que te segura no cão, enquanto tu com uma recompensa chamas o cão.
Eu durante as primeiras semanas, apanhei o hábito de deixar bocados de recompensas espalhadas pela casa toda (fora do alcance do cão, claro!) assim volta e meia chamava o cão e quando ele vinha tinha logo a recompensa pronta a dar-lhe.

Alguns conselhos, anda sempre com recompensas no bolso e não repitas o chamamento. Ou seja chama o cão se ele vier recompensa, senão vai-te embora, não repitas vezes sem conta a ordem. Senão o cão aprende que é correcto ignorar a ordem quantas vezes ele quiser.
Nanico
Membro Veterano

sexta jan 17, 2003 3:47 pm

O conselho do Aragao de nao repetir o comando e correctissimo! Eu queria dar mais uma dica: nunca tentem dar comandos aos caes quando sabem com antecedencia que o cao nao vai acatar o comado. (p. ex. o cao jovem e em aprendizagem esta excitadissimo a brincar com outro cao e o dono esta a 15 mt de distancia e comanda inesperadamente que o cao se sente, ou que venha). E melhor, pelo menos nos primeiros tempos, ter a certeza de que temos a atencao do cao antes de lhe dar comandos.
Se o cao "aprende" que o comando e mais um barulho que o dono profere, temos o caldo entornado...
Responder

Voltar para “Cães”