ajuda!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
dmsf
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 11:35 am

segunda fev 19, 2007 10:32 am

ola

tenho um casal de periquitos ha 6 anos e ha pouco tempo reparei k a femea estava sempre dentro do ninho julguei-a doente uma vez k nunca a via fora dele, ontem qd ela estava ca fora abri o ninho e tem la 2 ovitos, a minha duvida agr é sbr se estao galados uma vez k este casal "discute" a maior parte das vezes, embora estejam os dois as vezes dentro do ninho, p sabr se estao galados tem d estar meio escuros cert?

espero p vssas respostas

cumprimentos
Rodrigues_18
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

segunda fev 19, 2007 12:30 pm

dmsf Escreveu: tenho um casal de periquitos ha 6 anos e ha pouco tempo reparei k a femea estava sempre dentro do ninho julguei-a doente uma vez k nunca a via fora dele, ontem qd ela estava ca fora abri o ninho e tem la 2 ovitos, a minha duvida agr é sbr se estao galados uma vez k este casal "discute" a maior parte das vezes, embora estejam os dois as vezes dentro do ninho, p sabr se estao galados tem d estar meio escuros cert?
Pela situação que descreveu o mais provável é os ovos não estarem galados.

Não tem uma ideia de quando foi a postura? :|

Deixo aqui esta indicação para se saber se os ovos estão galados ou não:

“Após cerca de 4 ou 5 dias já é possível saber se um ovo está ou não cheio. Os Ovos brancos, quando vistos contra a luz, apresentam coloração branco amarelada.
Já os ovos "cheios" apresentam coloração rosa, podendo-se inclusive ver a formação de capilares em seu interior.
Quando estão em fase adiantada de desenvolvimento a luz já não passa mais pelo ovo e os mesmos passam a apresentar coloração branco azulada.”

PS: Peço desculpa mas já não me lembro de onde retirei o texto acima. :roll:
dmsf
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 11:35 am

segunda fev 19, 2007 7:46 pm

bem ja espreitei la p dentro do ninho e os ovitos ate me pareceram escurinhos, n quis estar a tira-los, px como eles as mtas vezes discutem esta era uma duvida k e tinha, hj ainda foi possivel ver o macho a por a cabeça dentro do ninho p alimentar a femea... ela ja esta la dentro do ninho ha algum tempo +/- 2 semanas, demoram 18 a eclodir nao é?

cumprimentos
Rodrigues_18
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

segunda fev 19, 2007 7:58 pm

dmsf Escreveu:bem ja espreitei la p dentro do ninho e os ovitos ate me pareceram escurinhos, n quis estar a tira-los, px como eles as mtas vezes discutem esta era uma duvida k e tinha, hj ainda foi possivel ver o macho a por a cabeça dentro do ninho p alimentar a femea... ela ja esta la dentro do ninho ha algum tempo +/- 2 semanas, demoram 18 a eclodir nao é?
Sim, o período de incubação dura de 16 a 18 dias.
<strong>Cumprimentos</strong>

Rodrigues
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

segunda fev 19, 2007 8:18 pm

Sim o tempo de incubação dos periquitos ondulados é de aproximadamente 18 dias , mas o facto de a fêmea estar no ninho há 15 dias não significa que os ovos tenham esse tempo de incubação , pois a fêmea antes de iniciar a postura permanece regularmente dentro do ninho preparando-o para a prole acolchoando-o muitas vezes com penas que ararranca do seu corpo. E não se esqueça que os periquitos pôem os ovos com um intervalo de 2 dias o que significa que quando o ultimo periquito eclodir (se eclodir) terá um atraso de dois dias em relação ao primeiro por isso não deite o último ovo fora pensando que ele não está fecundado.
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

segunda fev 19, 2007 8:34 pm

uma vez k este casal "discute" a maior parte das vezes
Colocar ninho num casal que não se dá bem é uma má ideia! Mesmo que os ovos estejam fecundados, pode acontecer o facto de o casal não criar os filhos da melhor maneira pelo facto de não se dar bem! Aconselho-o a (caso não nasça nada) retirar o ninho por uns tempos até o casal se começar a dar bem. Se por acaso o casal for incompatível (por vezes acontece) separe-os e arranje um novo par para cada um, ou troque um deles, isso já é uma opção sua! Bem esta é apenas a minha opinião :D
Mas também pode acontecer agora o casal começar a dar-se bem com o possível nascimento dos filhos :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Responder

Voltar para “Aves”