MHZ Escreveu: LOL, Fang, eu não ...
Olá Helena,
Sei que não, mas pelo que percebi, já há por aí muito boa gente a ter a revisão deste Decreto-Lei (convenção de Berna) como dado adquirido para poder andar livremente com furões na rua...
MHZ Escreveu:
Mas lá chegaremos...
Temos de ir passo a passo e depois estou convencida que com um projecto com pés e cabeça, haveremos de chegar a um consenso.
Estou convicto que sim. Alias, outra coisa seria surreal...
MHZ Escreveu:
Estes 5 anos últimos que estudo sobre eles, sobre o seu comportamento, hábitos, saúde e outros, sobretudo na nossa vizinha Espanha, cada vez mais me reforçaram a ideia (que aliás não é minha mas de Bob Church) de que eles não são capazes de sobreviver sozinhos e muito menos na floresta, onde a agressividade dos toirões - animais muito territoriais - não os deixaria sobreviver.
Nisto discordo. Existem populações selvagens de furões, introduzidos em ilhas mediterranicas há vários séculos. Existem n relatos de cruzamentos furão X toirão com efeitos prejudiciais para a espécie enquanto selvagem. Existe vária informação que confirma que cada vez que se introduz furões em liberdade, é uma machadada para a continuidade das populações de toirões selvagens. Já vi furões em liberdade a caçar na boa. O toirão está em regressão em vários locais do país.
Dita o bom senso que asa coisas se resolvem com responsabilidade. Neste caso com responsabilidade dos donos de furões.
MHZ Escreveu:
Por outro lado também não me parece que legalização deles, vá fomentar mais ainda, a caça clandestina. Mas uma consulta sobre este tema, entre os Gabinetes dos diferentes países europeus onde a caça é proibida, também ajudará a clarificar. Pelo menos em Espanha, com quem estou mais ligada, não há conhecimento de ter aumentado. E na maior parte das Províncias nem há medidas especiais para os furões de companhia, com algumas excepções, como a Andaluzia, onde necessitam de ser registados.
Este é um falso problema. Não é por haver mais furões que existe maior clandestinidade na caça. Depende de quem os detenha.
O problema é que, neste momento a posse legal de furões apenas poderá ser alvo das entidades que descrevi acima.
MHZ Escreveu:
Quando começámos esta iniciativa de os legalizar, ainda existiam muitas dúvidas na DGRF por esclarecer. Mas agora, 5 anos depois, com abertura de espírito e vontade, estou convencida que é possível um acordo.
Também não estou a ver uma entidade como o M. da Agricultura a fazer “berrinche” por mero capricho.
Se nos outros países da Europa, onde é também proibida a caça com furões, mormente na nossa vizinha Espanha (só é consentida nas ilhas) eles são permitidos como animais de companhia, porque não em Portugal?
Porque Portugal continua com legislação cinegética que "abarca" tudo. Parece que ainda estamos no Estado Novo. Ainda dita a "velha guarda".
Mas não estou com isto a dizer que a DGRF irá contrariar. Alias, a legislação sobre caça é aquela que mais vezes é alterada em menor espaço de tempo. Depende é das vontades e dos lobbys...
MHZ Escreveu:
Aliás, nem vejo em nada benéfico o continuar nestas águas mornas. Cada ano que passa, menos controle é possível ter.
E vão dois!! Fechar os olhos ou virar a cara de nada tem de positivo. Actuar em conformidade com a lei, sem ter em conta o concreto das situações, também não. Há que regulamentar especificamente, e neste caso furões. Criar regitos independentes. Aquilo que é utilizado legalmente na actividade cinegética e aquilo que é utilizado em companhia. Não que uma não se possa fundir com a outra ocasionalmente, mas são para todos os efeitos, actividades distintas.
MHZ Escreveu:
Mas positivismo e optimismo é uma das minhas características...
Esperemos que essas características sejam também as dos nossos governantes. Afinal são eles que fazem ou não aprovar as propostas de legislação...