Preciso de ajuda! Por favor!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

chinesinha
Registado: quarta mar 21, 2007 11:05 am

quarta mar 21, 2007 11:17 am

Tenho dois cães, com 5 e 4 anos. Um é rafeiro e outro é traçado de Husky e Castro Laboreiro. São lindos, grandes, brincalhões e cheios de personalidade. E é por isso que estou com um problema...O mais velho, o rafeiro, foi abandonado pelos donos assim que nasceu. Passou a primeira noite na rua e eu decidi acolhe-lo... E desde o início que se revelou um cão com uma personalidade muito vincada, espcialmente teimoso e obstinado.
Cheguei até a contratar um treinador mas de pouco serviu, porque ele portava-se lindamente durante as aulas, mas depois era como se apagasse tudo o que já tinha aprendido...De propósito...
Agora com 5 anos, ele não obedece a ninguém e não tem respeito a ninguém...Para ir com ele à rua tem de ser às 7h da manhã para não nos encontrarmos com outros cães na rua porque como já foi atacado várias vezes, assim que vê outro cão começa a rosnar e a querer atirar-se ao cão... E agora para piorar sempre que me zango com ele e levanto a voz quando ele se porta mal, ele rosna-me e ladra-me...
Lá em casa já ninguem o segura e têm de estar no terraço durante o dia e preso se for tiver visitas, porque ele tenta jogar-se às pessoas...
O mais novo, o cruzado de Husy e Castro, é mais pachorrento, mas vai muito atrás do outro...O que faz com que seja muito complicado ir com os dois cães à rua...(Além de que este pesa cerca de 60kg....)
O meu namorado acha que é melhor mandar abater o mais velho e eu também começo a pensar que essa é a opção mais acertada, porque ele está a tiornar-se mesmo muito falso... Mas o que faço depois com o mais novo? Quando fica sozinho em cas durante uns minutos, quando eu vou à rua com o outro chora, passa o tempo todo a chorar por estar sozinho...
O que hei-de fazer?? Por favor, preciso de opiniões!!! :cry: :cry:
MarciaRj
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 7:14 am

quarta mar 21, 2007 11:28 am

Oi! Se você tiver algum tempo para dispor e quizer você mesma tentar mudar este comportamento, estou disposta a ajudar. Um cão de 5 anos ainda pode se tentar educa-lo outravez, aqui no Brasil estamos tendo um bom progresso com casos semelhantes.
Não posso garantir, mas se você quizer tentar estou à sua inteira disposição.

Beijos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 21, 2007 11:30 am

chinesinha Escreveu:E desde o início que se revelou um cão com uma personalidade muito vincada, espcialmente teimoso e obstinado.
Cheguei até a contratar um treinador mas de pouco serviu, porque ele portava-se lindamente durante as aulas, mas depois era como se apagasse tudo o que já tinha aprendido...De propósito...
Agora com 5 anos, ele não obedece a ninguém e não tem respeito a ninguém...E agora para piorar sempre que me zango com ele e levanto a voz quando ele se porta mal, ele rosna-me e ladra-me...
Lá em casa já ninguem o segura e têm de estar no terraço durante o dia e preso se for tiver visitas, porque ele tenta jogar-se às pessoas...
O mais novo, o cruzado de Husy e Castro, é mais pachorrento, mas vai muito atrás do outro... O meu namorado acha que é melhor mandar abater o mais velho e eu também começo a pensar que essa é a opção mais acertada, porque ele está a tiornar-se mesmo muito falso...
Olá,

Muito honestamente e em primeira análise interpreta muito mal o seu cão. Tem um animal dominante que não sabe controlar. Os animais não chateiam os donos de "propósito", não são falsos, são até bastante honestos, nós é que não os sabemos interpretar à luz do que é um cão, mas sim à luz de nós proprios.
O animal portava-se bem nas aulas porque eventualmente o treinador sabia o que estava a fazer e de seguida, portava-se mal, porque os donos eventualmente não sabiam o que estavam a fazer.

Se está a ponderar em eutanásia simplesmente porque não controla o animal sugeria que o colocasse para adopção. Não se eutanasia um animal porque não sabemos lidar com ele. Em primeira análise quem deixou a situação chegar ao ponto a que chegou foram vocês.

O melhor sería voltar às aulas e desta feita não deveria ser apenas o cão o aluno, mas também os donos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chinesinha

quarta mar 21, 2007 11:42 am

Eu sei que eles não têm como se defender... Mas também não acredito que esteja em sofrimento! Desde o primeiro dia nunca lhe faltou comida, carinho, espaço para brincar, companheiros de brincadeiras e actividades ao ar livre... Também me custa um pouco a acreditar que seja falat de formação da minha parte! Afinal, eu também participava nos trienos, que até eram feitos em casa...Sempre eu, o cão, a outra dona ( aminha mãe) e o treinador...
E acredite que tenho o coração pesado só de pensar em ficar sem o meu cão, mas pensando bem, o que poderei fazer a um cão que não se dá à confiança e que praticamente ataca os donos?? É só defeito, ou mal formação da minha parte?? E como voltar às aulas se ele não deixa ninguém se aproximar?? E se é assim, como é que o posso dar, com confiança, para adopção?
O cão NUNCA foi maltratado, nunca lhe batemos, e sempre que me zango com ele a única coisa que faço é levantar-lhe a voz!
Mas obrigado pelo comentário e pela sinceridade...
MarciaRj
Membro

quarta mar 21, 2007 11:56 am

Oi chinesinha!! A Lu Maria está certa!
Tem certas atitudes nossas que podem afetar nossos cães. Houve alguma alteração na rotina da casa ? Pense direitinho pq pode ter acontecido algo que afetou e até traumatizou o seu cão. Não creio que seja algo irreversível e como você mesma disse "ele com o adestrador fazia tudo certinho", coloque-o para adoção e explique a quem for adotar o problema dele, tem muitas almas boas que podem tentar mudar este comportamento.
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 11:57 am

chinesinha Escreveu:E acredite que tenho o coração pesado só de pensar em ficar sem o meu cão, mas pensando bem, o que poderei fazer a um cão que não se dá à confiança e que praticamente ataca os donos??
O animal nunca devia ter chegado a este ponto. Já deveriam ter visto que tinham um problema entre mãos para ser resolvido. Se não quer optar pela solução "descartável" sugeria que contactasse um profissional com urgência. 5 anos vai ainda a tempo...
O mais velho, o rafeiro, foi abandonado pelos donos assim que nasceu
Significa que não esteve com a mãe e irmãos, não é? Sei por experiência propria os erros que podemos cometer a educar um animal. Mas também sei que se podem ir corrigindo é uma questão de querer faze-lo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chinesinha

quarta mar 21, 2007 12:02 pm

Não, não houve nada que tivesse sido alterado na rotina do cão... Ele veio para a minha casa com cerca de 3, 4 meses e fui buscar o mais novo ao canil quando ele ainda não tinha um ano... Ele adorou ter um companheiro de brincadeiras, acolheu-o muito bem....
Os treinos foram feitos quando ele já tinha 8, 9 meses, altura em que o próprio treinador nos disse que seria a melhor para os fazer.
Não houve mudança de casa, não houve mudança de rotinas, nem actividades, nem de espaços...
Naturalmente que o preferia dar para adopção...Mas eu não consigo fazer com que ele se aproxime de ninguém... E o facto de ele atacar outros cães não facilita muito as coisas, pois o ideal seria ele ficar com alguém que tivesse um grande espaço e que pudesse adoptar os meus dois cães...
Obrigado, beijinhos
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta mar 21, 2007 12:02 pm

O que me parece é que pondera a solução mais fácil, manda-se abater e pronto... pelo que percebi nas entre linhas é que ainda não foi abatido porque você não sabe como irá reagir o outro à sua falta... :( :?

Sendo eu realista e "parvalhona" porque não abater os dois? Assim fica sem nenhum problema... e já agora porque não arranjar um namorado novo com ideias mais radicalista?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 12:07 pm

chinesinha Escreveu:Ele veio para a minha casa com cerca de 3, 4 meses
chinesinha Escreveu:O mais velho, o rafeiro, foi abandonado pelos donos assim que nasceu. Passou a primeira noite na rua e eu decidi acolhe-lo...
:? Em que ficamos?
chinesinha Escreveu:o ideal seria ele ficar com alguém que tivesse um grande espaço e que pudesse adoptar os meus dois cães...
Já quer dar os dois cães? Que coisa mais mal contada...
Última edição por LuMaria em quarta mar 21, 2007 12:08 pm, editado 1 vez no total.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 12:08 pm

LuMaria Escreveu:
chinesinha Escreveu:Ele veio para a minha casa com cerca de 3, 4 meses
chinesinha Escreveu:O mais velho, o rafeiro, foi abandonado pelos donos assim que nasceu. Passou a primeira noite na rua e eu decidi acolhe-lo...
:? Em que ficamos?

Abate os dois e ponto final :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
MarciaRj
Membro

quarta mar 21, 2007 12:11 pm

AcTiOnGiRl Escreveu:O que me parece é que pondera a solução mais fácil, manda-se abater e pronto... pelo que percebi nas entre linhas é que ainda não foi abatido porque você não sabe como irá reagir o outro à sua falta... :( :?

Sendo eu realista e "parvalhona" porque não abater os dois? Assim fica sem nenhum problema... e já agora porque não arranjar um namorado novo com ideias mais radicalista?
:o Você não está falando sério, está?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 12:12 pm

MarciaRj Escreveu:
AcTiOnGiRl Escreveu:O que me parece é que pondera a solução mais fácil, manda-se abater e pronto... pelo que percebi nas entre linhas é que ainda não foi abatido porque você não sabe como irá reagir o outro à sua falta... :( :?

:o Você não está falando sério, está?

Acha que estou? :roll:
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 12:13 pm

:roll: Com esta fantástica adesão e com esta história tão mal contada é clone.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 12:14 pm

LuMaria Escreveu::roll: Com esta fantástica adesão e com esta história tão mal contada é clone.

Vamos buscar as pipocas? :roll:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta mar 21, 2007 12:31 pm

Alguma coisa se deve ter passado, e nem você nem a sua familia se deram conta...

De qualquer forma o abate não é, quanto a mim, a solução! Essa é a mais fácil! Descartar-se de um problema...

Converse com quem sabe e mãos à obra! Não desista dele!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”