O que é e qual a função do comportamentalista.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MarciaRj
Membro
Mensagens: 74
Registado: quinta mar 08, 2007 7:14 am

quinta mar 22, 2007 8:51 pm

O comportamentalista é um profissional geralmente formado em veterinária ou zootecnia, ou ainda um psicólogo especializado na área animal, isto é, que tenha estudado métodos de comportamento aplicados em cães. É, enfim, um profissional capacitado a analisar com profundidade o perfil dos cães e sua inter-relação com os humanos.
Portanto, não se esqueça: você, como dono do cão, é que deve saber se comunicar com ele e estar sempre na condição de líder. Caso não consiga, por si só, essa comunicação e liderança, o adestrador é o professor, é o intérprete que vai ensinar você e seu cão a falarem a mesma língua. E quando ocorrer algum problema mais sério de comportamento, o comportamentalista (o próprio nome já diz) é o profissional apto a diagnosticar a causa e tentar encontrar a solução para que você e seu cão voltem a viver bem.
São casos em que o cão em geral é bem-comportado e o foco do problema está localizado em algum tipo específico de comportamento inapropriado. Um exemplo bastante comum são cães que fazem tudo certinho, demonstram um comportamento exemplar, até que um belo dia passam a surpreender a todos da casa com repetidos cocôs feito em cima da cama do casal.
Como a questão, aí, não envolve os comandos básicos ensinados no adestramento, mas parece associada a uma reação do cão a alguma atitude tomada pelo dono ou por alguém da casa, o adestrador não dispõe de instrumentos tão precisos para eliminar esse comportamento como tem o comportamentalista. Mais produtivo é que um profissional da área de comportamento atue no caso. Depois de algumas entrevistas com a família, de entendido o porquê daquele súbito comportamento inconveniente e da aplicação de técnicas apropriadas, o cão pode voltar a se comportar como antes.
Responder

Voltar para “Cães”