É POSSIVEL UMA GATA COMER OS FILHOS?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mhm
Membro Júnior
Registado: terça dez 05, 2006 10:56 pm

quinta abr 12, 2007 10:36 am

:(

Muito surpreendida que eu estou, hoje uma amiga minha contou-me o seguinte:
A gatinha dela após uma saida de casa, ficou grávida, entretanto ontem após alguns momentos de inquietação, foi para o caixote dela e começou a ter o seu primeiro bébe, na presença da dona, lambeu-o comeu a placenta etc todos os passos normais, mas parece que ainda havia outro para nascer.
No entanto quando ele acabou de nascer, parecia que ela não o cuidava, sentava-se em cima dele, afastava-o, ou seja havia pouco cuidado com o filhote por parte dela.
Entretanto como já era tarde e era preciso trabalhar ao outro dia foi-se deitar.
De manhã bébes nem vê-los, procurou a casa toda e não encontrou nada, e a gata estava bem, como se nada tivesse acontecido.
Reparou tambem que as maminhas da gata não tinham leite.
Ontem ao fim do dia e quando chegou a casa voltou a procurar e nada, encontrou sim a cauda do gatinho que ela viu nascer.
Entretanto o outro que estava para nascer ela não sabe o que aconteceu.
Agora a minha pergunta
Será que a gata comeu os bébes?
Haverá uma explicação lógica para isto?
Peço que alguem me responda
Obrigada
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 12, 2007 10:52 am

Olá bom dia,

É possivel sim, uma gata comer as crias. Ou por falta de experiência ou porque as crias nasceram fracas ou com problemas de saúde. Ajuda muito quando os animais engravidam dar-lhes assistência médica para lhes proporcionar uma boa gravidez, parece que não foi o caso. Também ajuda muito a atenção dos donos para verificar e ajudar se necessário. No caso do gatinho que ela ignorou, era o dono que devia ter actuado, deveria limpar o bichano e juntá-lo à gatinha para ver se começava a mamar e em caso negativo teria de ser retirado e alimentado pelo dono.
Era aconselhável ir ao veterinário entretanto, para ver se a gata está bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mhm
Membro Júnior

quinta abr 12, 2007 11:04 am

LuMaria Escreveu:Olá bom dia,

É possivel sim, uma gata comer as crias. Ou por falta de experiência ou porque as crias nasceram fracas ou com problemas de saúde. Ajuda muito quando os animais engravidam dar-lhes assistência médica para lhes proporcionar uma boa gravidez, parece que não foi o caso. Também ajuda muito a atenção dos donos para verificar e ajudar se necessário. No caso do gatinho que ela ignorou, era o dono que devia ter actuado, deveria limpar o bichano e juntá-lo à gatinha para ver se começava a mamar e em caso negativo teria de ser retirado e alimentado pelo dono.
A minha amiga deu a assistência necessária e possivel ao recem nascido, esteve presente e pôs o gatinho junto da mãe para ele mamar só que a gata rejeitou-o simplesmente não lhe ligava chegando a sentar-se em cima dele.
De referir que a gata teve o primeiro cio e engravidou, tinha só 7 meses, talvez tivesse sido falta de experiência dela.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 12, 2007 11:08 am

mhm Escreveu:
LuMaria Escreveu:Olá bom dia,

A minha amiga deu a assistência necessária e possivel ao recem nascido, esteve presente e pôs o gatinho junto da mãe para ele mamar só que a gata rejeitou-o simplesmente não lhe ligava chegando a sentar-se em cima dele.
De referir que a gata teve o primeiro cio e engravidou, tinha só 7 meses, talvez tivesse sido falta de experiência dela.
Pois, com 7 meses ainda ela é demasiado jovem. A sua amiga deu assistência deficiente. Se viu que a gata não dava cuidados ao filhote deveria ter ela assumido esses cuidados.
Aconselhe a sua amiga a levar a gata ao veterinário para ver se está tudo bem e já agora fale-lhe em esterilização, dessa forma não há mais ninhadas acidentais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

quinta abr 12, 2007 11:17 am

mhm Escreveu:A minha amiga deu a assistência necessária e possivel ao recem nascido, esteve presente e pôs o gatinho junto da mãe para ele mamar só que a gata rejeitou-o simplesmente não lhe ligava chegando a sentar-se em cima dele.
Assistência necessária?? Pelos vistos não.
7 meses!?! :o :o

Esta falta de responsabilidade (ou pura ignorância) tira-me completamente do sério!
mhm
Membro Júnior

quinta abr 12, 2007 11:30 am

lotus_ghost Escreveu:
mhm Escreveu:A minha amiga deu a assistência necessária e possivel ao recem nascido, esteve presente e pôs o gatinho junto da mãe para ele mamar só que a gata rejeitou-o simplesmente não lhe ligava chegando a sentar-se em cima dele.
Assistência necessária?? Pelos vistos não.
7 meses!?! :o :o

Esta falta de responsabilidade (ou pura ignorância) tira-me completamente do sério!
Falta de responsabilidade não foi, ignorância não se chama, talvez falta de experiência com animais, mas tambem ninguem nasce ensinado, e muitas vezes aprende-se com os erros.
Quem adivinhava que só com uma saida a gata emprenhava?
Aconteceu.
Parece-me, aliás tenho a certeza que ela cuida muito bem da gata, tem sempre cuidado de não a deixar ir para a rua, mas naquele dia aconteceu.
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta abr 12, 2007 11:42 am

Pode perfeitamente acontecer a qualquer um!

A gata tinha 7 meses na altura do 1º cio e foi quando ficou prenha. Não se pode culpar a Dona por a gatinha não estar esterelizada. E se ela fugiu? É normal! Então a gatinha estava com as hormonas todas ao rubro, aproveitou a 1ª oportunidade e escapuliu-se! Pode acontecer a qualquer um!

Agora a assistência ao parto. Pode ter sido deficiente mas foi certamente por inexperiência. Ninguém é perfeito. E há situações das quais não nos lembrámos, por isso acabamos por facilitar e foi certamente o que aconteceu. A Dona da gatinha nunca deve ter pensado que seria possível ela não cuidar dos filhotes...

Eu também tento ter muito cuidado quando vou à terra com os meus gatos mas ao fim de 15 dias eles conseguiram escapar, e poderia ter sido trágico para o Lucas. E no entanto não me considero nem má dona, nem descuidada!
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quinta abr 12, 2007 11:42 am

mhm Escreveu: Falta de responsabilidade não foi, ignorância não se chama, talvez falta de experiência com animais, mas tambem ninguem nasce ensinado, e muitas vezes aprende-se com os erros.
Quem adivinhava que só com uma saida a gata emprenhava?
Aconteceu.
Parece-me, aliás tenho a certeza que ela cuida muito bem da gata, tem sempre cuidado de não a deixar ir para a rua, mas naquele dia aconteceu.
Sim, observam-se casos de canibalismo em animais.

Acredito que tudo tenha sido acidental, mas PF levem a gata ao vet para ver se está tudo bem e esterilizem-na quanto antes.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 12, 2007 11:45 am

:D A minha sobrinha de 16 anos saiu à noite e voltou grávida. Ontem à noite teve a criança. O que devemos fazer? Não temos experiência!

:roll: Santa pachorra!!!!
lotus_ghost
Membro

quinta abr 12, 2007 12:00 pm

Zukinha Escreveu:Pode perfeitamente acontecer a qualquer um!
A gata tinha 7 meses na altura do 1º cio e foi quando ficou prenha. Não se pode culpar a Dona por a gatinha não estar esterelizada. E se ela fugiu? É normal! Então a gatinha estava com as hormonas todas ao rubro, aproveitou a 1ª oportunidade e escapuliu-se! Pode acontecer a qualquer um!
Está a brincar, certo?
"Não se pode culpar a Dona por a gatinha não estar esterelizada." Desculpe mas pode pq, q eu saiba, a gata n vai sozinha ao vet pedir uma esterilização!
Zukinha Escreveu:Agora a assistência ao parto. Pode ter sido deficiente mas foi certamente por inexperiência. Ninguém é perfeito. E há situações das quais não nos lembrámos, por isso acabamos por facilitar e foi certamente o que aconteceu. A Dona da gatinha nunca deve ter pensado que seria possível ela não cuidar dos filhotes...
Existe 1 coisa chamada Veterinário. Acho q é 1 pessoa q passou alguns anos da sua vida a estudar certa matéria e q, apesar de eventuais defeitos, poderá dar 1 ajudita, digo eu, e tirar possívei dúvidas... :roll:
Alguma vez 1 gata minha, prenha, n ía N vezes ao Vet ver se está tudo ok, saber como fazer na hora H, etc... sinceramente, É MM falta de responsabilidade, chame-lhe o q quiser.

A questão aqui nem é da gata ter comido, ou n, os bebés, mas do q poderia ter sido feito p evitar isso.

O facto de n conhecer a lei n significa que a possa quebrar, entende?
A desculpa da falta de experiência, q neste caso foi mm pura ignorância, n justifica certos erros.

Ao menos seja inteligente e aprenda com os seus erros. Eduque-se nesta questão de esterilização/gravidez, etc e só sairá a ganhar, p n falar da gata, q ainda é 1 bebé!
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta abr 12, 2007 12:32 pm

lotus_ghost Escreveu:Está a brincar, certo?
"Não se pode culpar a Dona por a gatinha não estar esterelizada." Desculpe mas pode pq, q eu saiba, a gata n vai sozinha ao vet pedir uma esterilização!
Não estou a brincar não. Qual a idade média da esterilização? Ou será que esteriliza os seus à nascença? O meu veterinário gosta de operar as gatas por altura do 1º cio. Que é quando atingem a maturidade. Porque antes é cedo.

Por isso volto a afirmar "Não se pode culpar a Dona por a gatinha não estar esterelizada" mas não separando esta afirmação do contexto: A gata tinha 7 meses e nunca tinha tido o cio. Se o caso tivesse acontecido ao ano ou mais tarde, aí a minha posição seria diferente.
lotus_ghost Escreveu:Alguma vez 1 gata minha, prenha, n ía N vezes ao Vet ver se está tudo ok, saber como fazer na hora H, etc... sinceramente, É MM falta de responsabilidade, chame-lhe o q quiser.
E onde está escrito que esta gatinha não foi ao vet? E quem lhe garante que a Dona não terá feito perguntas? Podem ou não ter sido as certas.

lotus_ghost Escreveu:O facto de n conhecer a lei n significa que a possa quebrar, entende?
A desculpa da falta de experiência, q neste caso foi mm pura ignorância, n justifica certos erros.
Todos sabemos que não devemos conduzir quando se bebeu e no entanto continuam a morrer pessoas vítimas do álcool ao volante :(

O que me entristece aqui e já é um assunto mais do que debatido é as assumpções que se fazem logo. Já não se pode vir aqui pedir nada sem ter de trazer a história toda atrás. Não possuem os elementos todos para começarem a chamar a dona de "burra". Vocês nunca errarram, está visto.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 12, 2007 12:48 pm

Zuquinha, quem chamou burra à forista?
O acidente ainda vá que não vá, agora o resto da história... desleixo, descuido, desinteresse.
lotus_ghost
Membro

quinta abr 12, 2007 12:51 pm

Zukinha Escreveu:
lotus_ghost Escreveu:Está a brincar, certo?
Não estou a brincar não. Qual a idade média da esterilização? Ou será que esteriliza os seus à nascença? O meu veterinário gosta de operar as gatas por altura do 1º cio. Que é quando atingem a maturidade. Porque antes é cedo.
Pois,... Se nem os Vets estão em consenso qt a isso n serei melhor p responder. Posso dizer q há vets q esterilizam em função da relação idade/peso já q são os factores do seu desenvolvimento básico e n em função do cio, q pode ser tardio consoante a raça. Mas só aí temos pano p mangas...
Zukinha Escreveu:
lotus_ghost Escreveu:Alguma vez 1 gata minha, prenha, n ía N vezes ao Vet ver se está tudo ok, saber como fazer na hora H, etc... sinceramente, É MM falta de responsabilidade, chame-lhe o q quiser.
E onde está escrito que esta gatinha não foi ao vet? E quem lhe garante que a Dona não terá feito perguntas? Podem ou não ter sido as certas.
Nunca disse q a gata n tinha ido ao vet mas presumo q se tivesse ido talvez n tivessem acontecido certas coisas, enfim, presumi mal talvez :roll: mas n me cheira q o vet n tivesse explicado bem o tema se tivesse ido...
Zukinha Escreveu:O que me entristece aqui e já é um assunto mais do que debatido é as assumpções que se fazem logo. Já não se pode vir aqui pedir nada sem ter de trazer a história toda atrás. Não possuem os elementos todos para começarem a chamar a dona de "burra". Vocês nunca errarram, está visto.
Não chamei ninguém de burro mas sim de ignorante q, q eu saiba, n é grande insulto já q somos todos ignorantes em qq coisa... :wink:
Devemos sempre vir aqui tirar dúvidas e levar nas orelhas se fôr caso disso pq é assim q se aprende e n com paninhos quentes do género "prá próxima corre melhor, etc..."
Cometemos 1 erro? Então devemos assumir a responsabilidade desse erro. É simples.
Qt à ditas "assumpções": meramente constatei o lógico e óbvio.

mhm (e amiga):
Tente levar todas as respostas (neste e outros tópicos) como aquilo q são, ou seja, opiniões e experiências de alguém. N são + do q isso e deverá dar-lhes o crédito q quiser. Se aprender alguma coisa, tanto melhor.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 12, 2007 12:54 pm

lotus_ghost Escreveu:mhm (e amiga):
Tente levar todas as respostas (neste e outros tópicos) como aquilo q são, ou seja, opiniões e experiências de alguém. N são + do q isso e deverá dar-lhes o crédito q quiser. Se aprender alguma coisa, tanto melhor.
Muitissimo bem dito :wink:
mhm
Membro Júnior

quinta abr 12, 2007 1:10 pm

LuMaria Escreveu:
lotus_ghost Escreveu:mhm (e amiga):
Muitissimo bem dito :wink:
afinal vim aqui para partilhar a dor da minha amiga que está bem abalada coitada, e quase a fuzilaram.
Assim não vale a pena estar neste forum
Xau
Responder

Voltar para “Gatos”