Nódulo mamário, esterilização e mastectomia com 10 anos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

quarta mai 16, 2007 10:07 pm

Mt boa noite. Há bastante tempo que não visitava a arca e gostei bastante do novo visual. Parabéns.
O que me trás aqui hoje é a procura de troca de experiências e opinião.
Ojectivamente:
Tenho (os meus pais) uma cadela com 10 anos, de raça pequena e indeterminada. Foi sempre saudável, vacinada, nao esterlizada (o que lamento muito hoje) e acompanhada pela minha vet. Hoje, numa consulta de rotina que faço de 6 em 6 meses, através da palpação foi-lhe detectado um nódulo mamário. Fui devidamente esclarecida e vou seguir o conselho da vet, que é fazer a esterilização e a mastectomia total do lado direito, onde se encontra o nódulo.
O estado de saúde é favorável, apesar da idade. Irei fazer hemograma, e restantes analises necessárias e então prosseguir.

Alguém já passou pela mesma situação? fazer uma operação, que não me parece tão simples assim, com animais desta idade? a recuperação é mt dolorosa? E a taxa de sucesso?

Td isto perguntei á vet, mas como sempre, e por isso venho cá, RESPEITO MUITO a opinião prática de quem sente na pele... os donos :wink:

A todos muito obrigado.
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
carladias
Membro Júnior
Registado: domingo fev 04, 2007 9:37 pm

domingo mai 20, 2007 10:58 pm

Olá! O que te posso dizer é que uma amiga minha minha está a passar o memso com uma boxer de dez anos. apareceu um tumor, extraio e logo a sair fez a esterilização. acontece é que como já foi tarde voltou a aparecer-lhe mais em quase todas as maminhas, são pequenos do tamanho de bago arroz mas são muitos, a pobre está minada. o que lhe disseram é que provavelmente já os tinha em evolução mesmo antes de fazer a esterilização. ela tomou a opçãp de não tirar mais, vigiar mas não operar porque a pobre bicha já sofreu duas operações e a última foi complicada, perdeu o apetite, emagreceu...
à semelhança e pode não ter a haver por ser animais diferentes, é o facto de eu ter tdio uma coelhinha que lhe tirei a cadeia mamária esquerda por causa do memso problema. acontyeceu que depois de uma ano apareceu do outro lado, tabém tirei, ficou sem cadeia mamária, depois voltou a aparecer no pescoço e desisti, não ia fazer sofrer mais o animal, decidi-me pela autanásia quando vi que já não estava bem.
é sempre triste mas é preferivel pelos animais. neste ponto temos que por de lado os nossos sentimentos pois estamos a ser egoistas.
a minha cadela está esterilizada desde os seis meses, nem chegou a ter cio e aconselho a toda a gente que não tenha a intenção de fazer criação claro!
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

segunda mai 21, 2007 2:59 pm

Olá Bernardina,

A situação pela qual está a passar é muito semelhante à minha, a diferença é que a minha menina já foi operada.
Os meus pais também têm uma cadelinha de 9 anos, caninche, que foi submetida no dia 4 de Maio a uma esterilização e mastectomia (retirou totalmente a cadeia mamária esquerda). Infelizmente também só foi esterilizada agora. A cadelinha foi mãe no de um cachorrinho no dia 11 de Fevereiro e nessa altura decidi definitivamente que seria esterilizada. Na consulta de preparação para a esterilização, a veterinária descobriu uns nódulos estranhos nas maminhas e verificou que algumas delas estavam com uma secreção castanha escura muito estranha. Decidimos em conjunto que a melhor solução seria retirar a cadeia mamária o quanto antes para evitar males maiores. E assim foi, fizemos as duas coisas ao mesmo tempo (eterilização e mastectomia). Entretanto foi enviado para analise o tecido infectado que foi retirado. Felizmente o resultado da analise foi exelente e o problema foi completamente controlado, fazendo até com que deixasse de ser necessário retirar a outra cadeia mamária. Logicamente, a partir de agora vai andar a ser vigiada pela vet. e a ter consultas de rotina, não vá o diabo fazer das suas.
A recuperação foi optima, em duas semanas a menina recuperou totalmente e voltou ao que era antes. Veio da veterinária com uma camisolinha para proteger a zona que foi aberta e para que ficasse o mais confortavel possivel. O que me foi recomendado é que a mantivesse num local aconchegado de forma a que pudesse estar quentinha e tranquila. Tinha sempre água fresquinha e comida à disposição, e carradas de miminhos e atenção redobrada :)! A única medicação que tomou foi antibiotico durante 6 dias. Correu tudo muito bem, felizmente, logo no segundo dia ela já se levantava para vir fazer as necessidades :)!

Suponho que deve saber, mas não se esqueça de pedir ao seu veterinário para que façam à sua menina analises ao sangue para confirmar se está tudo bem com o rins, figado, etc., assim fazem tudo de uma forma mais segura.

Também andei um pouco aflita com esta situação, mas fui encontrando várias pessoas que também já tinham passado pelo mesmo e que me ajudaram. Dos casos que conheço a taxa de sucesso é exelente. É claro que existem riscos, mas tomadas as devidas precauções tudo hade correr bem, vai ver. :)

Espero que corra tudo bem com menina e não se esqueça de ir dando noticias! :)

Um beijinho ;)
lalanda33
Membro Júnior
Registado: sexta fev 02, 2007 7:28 pm

segunda mai 21, 2007 8:46 pm

Boa tarde Bernardinha,

Já passei pela mesma experiência com a minha cadelinha caniche que infelizmente faleceu no inicio deste ano com 14 anos. Com 12 anos ela teve o mesmo problema e durante três meses optámos por não a operar poi temiamos que o seu coração não aguentasse a operação, para além de ela ser insulino-dependente e correr riscos em termos de cicatrização. No entanto, com o passar do tempo o tumor foi alastrando e nem os tratamentos diários que faziamos ( desinfecção do local ) evitavam o seu sofrimento e o deterioramento ( odor horrivel ) dos tecidos. Com um aperto no coração decidimos operá-la e felizmente a operação não podia ter corrido melhor. A recuperação foi espectacular e muito fácil, apesar de ela ser diabética, o "corte " cicatrizou em 15 dias e de dia para dia viamos que ela ganhava outra alegria. Hoje só me arrependo do tempo em que hesitei em operá-la pois querendo protegê-la estava a causar-lhe sofrimento.
Ah! e um pormenor... quando fui buscá-la no final da operação ela estava toda charmosa com um " vestido " muito engraçado feito com um tecido cor-de-rosa atado por laçarotes para proteger o local da operação. Escusado será dizer que era sempre o centro das atenções quando ia á rua!!!
Vá em frente - vai correr tudo bem.

cumprimentos

Sandra
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mai 21, 2007 10:57 pm

Eu tambem ja passei isso com a minha caniche de 14 anos de nome Dusty podem ver no petsite que tenho dela , foi a dois anos isso, ela teve de ser operada pois foi-lhe detectado nódulos mamários em 5 maminhas mas estavam no inicio, o meu vet aconselho-me a opera-la a operaçao era simples consestia em retirar os nodulos e deu-nos a escolher ele tinha feito uma biopsia (acho que e este o nome) para ver se ia alastrar infelzmente deu positivo e o vet deu-nos a escolher se preferiamos tirar tambem as maminhas que tinham os nodulos, ou operar quando volta-se a aparecer..

Como e obvio escolhemos tirar tambem as maminhas, ja passaram 2 anos faz em julho e nunca teve problemas.. :D
Happydark
Membro Veterano
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

terça mai 22, 2007 10:46 am

lalanda33 Escreveu: Ah! e um pormenor... quando fui buscá-la no final da operação ela estava toda charmosa com um " vestido " muito engraçado feito com um tecido cor-de-rosa atado por laçarotes para proteger o local da operação. Escusado será dizer que era sempre o centro das atenções quando ia á rua!!!
:D :D :P Nem mais! O da minha menina era um vestidinho amarelo-ovo todo giraço que lhe deu um charme irresistivel, por onde passava toda a gente a olhava com um sorriso ;) estava um miminho! ;)
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça mai 22, 2007 12:10 pm

Happydark Escreveu:
lalanda33 Escreveu: Ah! e um pormenor... quando fui buscá-la no final da operação ela estava toda charmosa com um " vestido " muito engraçado feito com um tecido cor-de-rosa atado por laçarotes para proteger o local da operação. Escusado será dizer que era sempre o centro das atenções quando ia á rua!!!
:D :D :P Nem mais! O da minha menina era um vestidinho amarelo-ovo todo giraço que lhe deu um charme irresistivel, por onde passava toda a gente a olhava com um sorriso ;) estava um miminho! ;)
:lol: :lol:

O da minha velhota era um vestidinho verde, aquele verde caracteristico das hospitais :lol:
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta jun 01, 2007 10:05 pm

Muito, muito obrigado por partilharem as vossas experiências neste caso.
Embora ja tivesse a minha decisão tomada, conforme disse no meu tópico, é sp bom saber que na maior parte dos casos, o sucesso acontece.
Sou de acordo, como foi dito acima, que se voltarem a aparecer nódulos, não a submeto a mais nenhuma operação e vida dela seguirá o seu curso. Sei que fiz o que podia. O que não posso, é, havendo uma esperança, ficar de braços cruzados á espera.

Como disse a/o? Happydark, ela ja fez todas as analises e tudo está mt bem. Tirando esta situação é uma menina mt saudável e apesar da idade, é muito activa e barulhenta :)

Será operada na quinta feira próxima, dia 7 Jun, e em jeito de agradecimento a todos eu vou colocar uma foto dela aqui, já em casa com os mimos todos.

Jinhus
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Artemysa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 05, 2007 7:36 pm

sexta jun 01, 2007 10:06 pm

Boa sorte então :D
Unresigned
Membro Júnior
Registado: sábado jun 24, 2006 11:05 pm

sábado jun 02, 2007 1:19 pm

Olá!

A minha cadela faz 10 anos agora em Junho. E na passada 2f foi operada À bexiga, com anestesia geral, etc.
Correu tudo bem no que diz respeito à cirurgia em si.
Apesar da idade conta muito o estado de saúde, se a sua está bem, há-de correr tudo bem.
Inclsivamente a recuperação está a ser óptima. Quem a visse na 4f não diria que tinha sido operada a um tumor na bexiga, de barriga aberta!

Boa sorte e felicidades!
Happydark
Membro Veterano

segunda jun 04, 2007 4:36 pm

Bernardinha,

Vim desejar-lhe boa sorte para dia 07 Junho, vai ver que vai correr tudo bem! Ficamos a torcer ;)

Um miminho especial para a sua menina! :)
carladias
Membro Júnior
Registado: domingo fev 04, 2007 9:37 pm

segunda jun 11, 2007 3:17 pm

Olá! espero que tudo tenha corrido bem. E tomas-te uma boa decisão, há sempre que tentar pelo menos uma vez, depois logo se verá!
Como está ela?
Jocas
Happydark
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 3:32 pm

Como está a sua menina Bernardinha?
Responder

Voltar para “Cães”