Vivarium

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
JOAOTHA
Membro
Registado: domingo abr 01, 2007 6:16 pm

segunda mai 28, 2007 9:56 pm

Boas a todos, estou a pensar criar um vivario,
Ja peskisei e vi varias imagens e designs de varios vivarios, mas no entanto, ainda tenho algumas duvidas que gostava que os mais exprientes esclarecessem.
No vivario, pretende-se criar um "ecosistema" equilibrado entre animais e plantas, de maneira a se conseguir manter os dois.
No vivario tb ha uma parte de agua, e eu estou a pensar construir uma pequena queda de agua, como muitos têm.´
Com que regularidade se deve mudar a agua? (os periodos devem ser grandes visto que existem plantas que oxigenam, e filtros que limpam a agua(?)) e que outros tipos de manutenção devem ser feitos e com que regularidade?
Outra duvida que eu tenho, é o background. Já vi varios tipos de background, mas n sei o nome deles em portugues, pois andei a pesquisar em ingles e frances.
A minha duvida é: como é que as plantas la se agarram e pegam la? (sem terra como se faz para as raizes agarrarem)
Desde ja agradeço qualquer resposta as minhas questoes, e outras informações suplementares, que me possam adiantar.´
cumps :wink:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda mai 28, 2007 10:24 pm

O que tu queres é um vivarium com uma cascata ou um paludarium (terrario com um lago)?

Mas vamos começar...
Background, tens as placas de coco/xaxim. Não passam de fibras comprimidas rica em matéria orgánica, onde as plantas epífitas (bromélias, fetos, heras, ficus, orquideas) adoram agarrar-se. Para isso basta pores a planta com as raizes entendidas e segurares ou com uns palitos ou com uns apliques próprios, mas os palitos servem na boa e são mais baratos...

Quanto à história da água tens uito por onde escolher e isso tudo depende da forma como queiras montar a parte imersa (caso queiras) ou se só queres montar a cascata.
Se só queres mostar a cascata tens de pensar muito bem como a queres montar e esquematizar tudo muito bem esqumatizadinho, porque tens de ter acesso fácil à bomba, quer para limpeza, quer para resolução de problemas.
Se poes uma cascata o problema das plantas aquaticas está resolvido a não ser que optes por por também um lago.

As manutenções às bomnas nos vivarios devem ser feitas semanalmente, pis a quantidade de lixo que acumulam é enorme, pois os animais acabam por "empurar" para a água o lixo, que poderão trazer agarrado a eles.
JOAOTHA
Membro
Registado: domingo abr 01, 2007 6:16 pm

segunda mai 28, 2007 10:50 pm

Ok, origado pla info.
Mais uma pergunta, onde posso comprar esses backgrounds? (manda MP, sff)
E os egg crates? n sei o termo em portugues. Será que há nas lojas de bricolage do costume? (akelas cujo o nome n deve ser pronunciado mas que toda a gente deve saber, quais tou a falar)
:)
Obrigado!
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda mai 28, 2007 10:51 pm

João nessas lojas não.
Mas eu mando-te MP com alguns sítios.
Eggcrate, em português é: "eggcrate". :twisted:
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça mai 29, 2007 12:02 am

Dá uma vista de olhos aqui, acho que é tudo o que precisas...
http://www.poison-frogs.com/e01.html
http://www.blackjungle.com/gallery/talltank/page1.html
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”