Periquito...ajudemme!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sexys_girls
Registado: quarta jul 11, 2007 6:13 pm

quarta jul 11, 2007 8:12 pm

Olá eu no mes passado encontrei um piriquito femea azul ao kual dei o nome de blue...ontem (10 de julho de 2007) encontrei um macho ao kual dei o nome de tweety! :?:
Mas há um problema :( :( é que eu não sei se ele é adulto ou já é velhote :roll: :? ...por favor ajudemme a distinguir porque eu queria ter certeza que ele ainda se "aguentava" até a primavera para acasalar com a blue! Por favor demme respostas

obrigada! :P :P :D :D :) :wink: :!:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 11, 2007 8:25 pm

O seu nick é o máximo, mesmo cool!!

Se o pássaro não "aguentar" até à Primavera, vem daí mal ao mundo? Que tal juntá-los e ver o que acontece?

Bjinhos. :wink:
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

quarta jul 11, 2007 8:55 pm

sexys_girls Escreveu:Olá eu no mes passado encontrei um piriquito femea azul ao kual dei o nome de blue...ontem (10 de julho de 2007) encontrei um macho ao kual dei o nome de tweety! :?:
Mas há um problema :( :( é que eu não sei se ele é adulto ou já é velhote :roll: :? ...por favor ajudemme a distinguir porque eu queria ter certeza que ele ainda se "aguentava" até a primavera para acasalar com a blue! Por favor demme respostas

obrigada! :P :P :D :D :) :wink: :!:
Olá :wink:

Já nos falamos no chat, como te disse, a meu ver, a idade não é relevante, há umas maneiras de ver se o macho é adulto ou jovem. Os jovens têm os olhos escurinhos, enquanto que os adultos têm uma íris branca à volta destes. Os jovens apresentam estrias, localizadas na cabeça, que se prolongam até à membrana que cobre a parte superior do bico, enquanto que os adultos não apresentam estrias na cabeça. Finalmente, há ainda uma outra forma de determinar a "idade" de um periquito, um pouco mais abaixo do bico, estes apresentam umas manchas, pois bem, nos jovens estas manchas são pequenas e ligeiramente alongadas, enquanto que nos adultos as manchas são maiores e mais redondas. (penso que não te tinha referido isto :? ).

Se cuidares bem dele, é óbvio que se aguenta, não coloques a "carroça à frente dos bois", dá tempo ao tempo. Antes de mais, deves juntá-los para eles se conhecerem. Penso que este ano não acasalarão, só para o outro, ou seja, quando começar a Primavera. :wink:

Bem, mas tens mesmo a certeza que é um casal? Pergunto-te isto, porque eu também pensei que os meus dois periquitos eram um casal, e afinal, eram dois machos :oops: . De qualquer maneira vou-te dizer como se distingue um macho de uma fêmea. Os machos apresentam uma "cerinha" azul (localizada acima do bico), enquanto que nas fêmeas é castanha. Esclarecida?

Espero ter ajudado, resta-me desejar-te Boa Sorte :D

Fica bem :wink:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
Rodrigues_18
Membro
Registado: quarta ago 30, 2006 5:20 pm

sexta jul 13, 2007 11:00 pm

fmss_6 Escreveu: Bem, mas tens mesmo a certeza que é um casal? Pergunto-te isto, porque eu também pensei que os meus dois periquitos eram um casal, e afinal, eram dois machos :oops: . De qualquer maneira vou-te dizer como se distingue um macho de uma fêmea. Os machos apresentam uma "cerinha" azul (localizada acima do bico), enquanto que nas fêmeas é castanha. Esclarecida?

Fica bem :wink:
Esqueceste de referir que os periquitos jovens apresentam a carúncula nasal (a "cerinha" que o fmss refere) da mesma cor que a das fêmeas adultas, ou seja, a carúncula nasal pode apresentar tons acastanhados, rosados ou até acizentados, que nos podem confundir e levar-nos a pensar que é um jovem periquito é uma fêmea (como aconteceu ao fmss e comigo =P). Esta carúncula só se desenvolve a partir dos seis meses de idade. Já nos periquitos albinos, isto não acontece, pois tanto o macho como a fêmea apresentam a carúncula rosada.

Queria que soubesses que os periquitos não criam apenas na primavera, pois os periquitos podem criar durante todo o ano, dependendo das condições e da condição geográfica. A primavera é apenas a melhor altura para se reproduzirem.

Se estás a pensar em fazer criação deves certificar-te que os periquitos estão saudáveis e que tens condições para o fazeres.
Deixo aqui algumas dicas:

* Na época de reprodução os periquitos devem estar saudáveis, que é visível quando a carúncula dos machos estiver azul forte e a das fêmeas estiver acastanhada;

* A melhor altura é entre o mês de Fevereiro e o mês de Abril, embora dependa muito da área geográfica;

* Para fazer criação, é necessário uma caixa para ninho, com uma dimensão de aproximadamente 20x8x20 cm com apenas um orifício, por onde entram e saem. Convém que o fundo seja côncavo e amovível;

* O período de incubação varia entre duas e três semanas, com uma média de 3 ovos por ninhada.
<strong>Cumprimentos</strong>

Rodrigues
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

sábado jul 14, 2007 7:19 pm

Exactamente Rodrigues_18, ainda bem que o referis-te :wink:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
celestino9
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 1:29 pm

quarta ago 08, 2007 2:20 pm

boas
a algumas formas de destinguir o piriquito velho ou do piriquito novo
por exemplo nos olhos dos jovens sao escuros e nao possuem a iris branca nos olhos dos velhos ele tem iris branca em volta dos olhos na cabeça do jovem as estrias localizadas sobre a cabeça prolongam-se até a membrana que copbe a parte superior do bico no piriquito velho a fronte nao apresenta marcas as manchas dos jovens que formam a mascara sao pequenas e ligeiramente alongadas aas manchas da mascara do velho sao maiores e mais redondas

nao lhe posso ajudar mais
cumps :wink:
Responder

Voltar para “Aves”