Comportamento estranho de porkinha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nihx
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 10:45 pm
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

sábado ago 11, 2007 2:35 pm

ola a tds! desculpem-m kk coisa... sou nova nisto.
mas tive k arranjar maneira de tentar descobrir porque é que a minha porkinha (disseram-m k é uma porkinha pk tem 3 cores...) tenta comer o meu cabelo! Acho k isso n é normal e n arranjo maneira de a dissuadir de tentar fazer isso sempre que ta no meu colo... Há montes de comportamentos k n entendo mas este para mim é dos piores pk tenho medo k lhe faça mal...
Se alguém me puder ajudar....

Obrigada
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

segunda ago 13, 2007 3:20 pm

lolol
Bom, fome não deve ser porque acredito que a alimentas bem... Quando os meus sobem para o pescoço geralmente vão para a parte de trás e enrolam-se no cabelo, é um sarilho para os tirar :) :)
Isso pode ser mania dela, brincadeira...
Quanto à questão das cores... tens que ver se é macho ou fêmea. Se vires os meus petsites verificarás que tenho um casal pêlo curto tricolor e um macho peruano tb tricolor... Há porquinhos de uma só cor, de 2 cores e tricolores. Neste momento tenho em casa 3 machos e uma fêmea e são todos tricolores. Vê o B.I. lolol... se tiver uma proeminência no meio à frente é macho, se não tiver é uma menina. Podes mandar-me fotos e digo-te. Mas tem que dar para ver bem na foto...
Nihx
Membro Júnior
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

terça ago 14, 2007 10:38 am

Ola! Brgda pela resposta! :)
Bem, ela (ou ele) fome n passa.. Até é uma gordinha comilona! Mas eu além de achar este comportamento mt estranho tb tinha medo k lhe fizesse mal... É k ela n se contenta so em cortar-me o cabelo com os dentes, tb o come! Eu as vezes ainda consigo tirar-lho da boca antes dela o engolir, mas nem smpr...
Mas fico mais descansada por saber k deve ser por brincadeira! :)
Kt ao sexo... Bem me parecia k n me podia fiar no k me disseram na loja de animais... Nem sabiam k raça era aquela... Nem me informaram correctamente sobre a alimentação... E como se n bastasse, descobri agora k me venderam uma gaiola mt pequena! Enfim...
N sei é mandar fotos por aqui... :(
Di1975
Membro Veterano

terça ago 14, 2007 2:24 pm

Vou mandar PM ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça ago 14, 2007 7:02 pm

O meu mais pequenino quando veio para casa também fazia isso, mal apanhava o meu cabelo, zuca, mas depois passou-lhe.
Se fosse a ti não me preocupava muito, tenta não ter o cabelo solto quando estiver ao teu colo, ou ao alcance dele.
Nihx
Membro Júnior

terça ago 14, 2007 10:59 pm

Ah... Mais um porquinho comedor de cabelos! :) Afinal n é só a minha! Vamos ver se também lhe passa!
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 15, 2007 10:56 am

Nihx Escreveu: tenta comer o meu cabelo! Acho k isso n é normal e n arranjo maneira de a dissuadir de tentar fazer isso sempre que ta no meu colo...
1 - Não a deixar chegar perto do cabelo. Parece fácil...

2 - Mudar de champô... E não estou a brincar...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
PauloMonteiro
Membro Veterano
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 15, 2007 11:01 am

Nihx Escreveu: Bem me parecia k n me podia fiar no k me disseram na loja de animais... Nem sabiam k raça era aquela... Nem me informaram correctamente sobre a alimentação... E como se n bastasse, descobri agora k me venderam uma gaiola mt pequena!
As Lojas hoje são obrigadas a ter Livro de Reclamações e Licenças de Funcionamento...

Uma queixa por escrito pode ajudar os Clientes dessa e das outras lojas, os Animais que temos e os Animais que um dia vão ser vendidos.

Não fazer nada é colaborar com a incompetência dos outros, pois loja que vende um Porquinho da India e não sabe nada sobre ele, além de negligente, ignorante e incompetente, está ILEGAL...

Não podemos ficar calados!

Esse é um dos tais casos em que a divulgação do nome da Loja devia ser permitido, pois não se trata de Publicidade, mas Denúncia Pública.

Di1975
Membro Veterano

quarta ago 15, 2007 4:11 pm

PauloMonteiro Escreveu:
Nihx Escreveu:
2 - Mudar de champô... E não estou a brincar...
Dessa nunca me tinha lembrado... nem passado pela cabeça... o champô pode ter cheiro a fruta e "parecer-lhes" apetitoso...
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 15, 2007 4:16 pm

Exactamente.

Não vou aconselhar champô de Alcatrão, pois apesar de ser do melhor que há, o seu cheiro não é dos mais simpáticos, mas a maior parte do pessoal, especialmente "miúdas" usam champô de maçã, alperce, kiwi, etc... há que tentar escolher o menos apelativo, tendo o cuidado e a sorte de não estragar o cabelo, pois as mudas sucessivas de champô também não são saudáveis para o pêlo do Homem (animal sensível a estas mudanças)...

Nihx
Membro Júnior

quarta ago 15, 2007 11:21 pm

Sim, realmente a teoria do champô está bem pensada! Eu também não me tinha lembrado que o cheiro poderia ser apelativo, fazendo lembrar guloseimas.
No entanto, já apanhei a porquinha a tentar fazer o mesmo com o pêlo da minha cadela... Aliás, ela anda sempre atrás dos cães. Espero que não seja só para ver se lhes apanha o pêlo!
Di1975
Membro Veterano

quinta ago 16, 2007 3:00 pm

Nihx Escreveu:No entanto, já apanhei a porquinha a tentar fazer o mesmo com o pêlo da minha cadela... Aliás, ela anda sempre atrás dos cães. Espero que não seja só para ver se lhes apanha o pêlo!
Ehhhlá... Isso cheira-me a uma patologia qualquer... lolol Nos humanos acho que é... :):)
Dás-lhe feno, ração, legumes, fruta, certo?... Ela come bem?... Só por curiosidade.
Nihx
Membro Júnior

quinta ago 16, 2007 11:16 pm

Sim! Ela come bem! Não lhe falta nada e é muito bem tratada! Está gordinha e tudo! :)
Começo a achar que o problema deve ser mesmo a nível psicológico... Parece é não haver explicação... :?
PauloMonteiro
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 17, 2007 10:20 am

Di1975 Escreveu:Ehhhlá... Isso cheira-me a uma patologia qualquer... lolol Nos humanos acho que é...
Exactamente. Tanto nos humanos, como nos animais (usa-se a mesma terminologia em quase tudo) a doença da "mania de comer cabelos" chama-se Tricofagia e é comum em várias espécies de Roedores. De vez em quando, há um que sofre de tricofagia, mas não é grave se não o deixarmos comer o cabelo aos companheiros e tentarmos dar-lhe coisas boas para roer: feno, alfafa, madeiras, cálcios, etc...

Não esquecer que não pode ter algodões, fibras para ninho e outros materiais semelhantes por perto, pois pode ingeri-los todos, desenvolver obstipações e morrer por causa disso. Com algum cuidado, vive-se bem com a tricofagia e há animais que vivem toda a sua "estimativa" sem que morram prematuramente por causas nervosas, tipo stress, depressão, ou outras pelo facto de não terem cabelos para comer.

Nota: Nos humanos diz-se Cabelo, mas é o mesmo com o Pêlo dos animais.

Nihx
Membro Júnior

sexta ago 17, 2007 4:09 pm

Está visto que a minha porquinha é mesmo malukinha! :)
Então deve ser mesmo por isso que anda sempre atrás dos cães! Lá pensa "Yami! Tanto pêlo para eu comer". A sorte é que eles fogem dela!
Ela tem uma espécie de pedrinha própria para gastar os dentes só nunca a usou.. Mas dou-lhe feno, legumes e fruta todos os dias, e disso já gosta!
Responder

Voltar para “Exóticos”