Profilaxia e higiene

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

quarta ago 15, 2007 2:04 am

Profilaxia e higiene
Os cães naturalmente são limpos: eles jamais sujarão o local onde dormem, salvo se estiverem doentes. Aos 2 meses, o controle das fezes e urina está completamente desenvolvido. Sua adaptação ao ambiente humano e às regras da casa não é tão complicada. Um pouco de paciência no início e saídas frequentes e regulares (pela manhã e após as refeições são as chaves do sucesso), mas não se esqueça: recolha as fezes que seu cão fizer em local público. O cão não tem a menor noção da diferença entre um pano do chão e um belo tapete Persa. Caso ele faça suas necessidades fora do local permitido, de nada vale esfregar o nariz. Isso é uma grande perturbação para ele. Para ensiná-lo, podemos colocar jornais no local onde ele deve fazer pipi, e aos poucos ir levando o jornal para fora de casa. Ele compreenderá rapidamente.
Outro ponto a considerarmos é a necessidade de adquirir o hábito de escovar os pêlos do cão desde cachorrinho, pois algumas raças de cães com pelo longo necessitarão de tosa, e se torna difícil um cão quando adulto se acostumar com a manipulação da tosa caso não esteja habituado a ser escovado com frequência. Além do que, na escovação você estará tirando além da sujeira, inúmeros pelos velhos que ficam entrelaçados aos novos. Observe também as secreções dos olhos, limpando-as com algodão embebido com água de rosas (principalmente os cães que fiquem dentro de casa), pois o acumulo de tais secreções deixa um cheiro desagradável.
Você deve limpar os ouvidos de seu cão uma vez por semana. Alguns cães (normalmente os mais peludos) apresentam pelos nos canais auriculares. Tais pelos retêm a cera formada dentro do ouvido e a falta de limpeza provoca a otite, que também pode ser causada por uma limpeza feita de forma errada. Faça-a com muito cuidado e calma, ou deixe a cargo de um bom profissional do banho e tosa. Não utilize hastes de algodão para limpá-los. Faça uma bolinha de algodão que se ajuste ao ouvido, nem pequena que acabe entrando no canal auditivo nem grande demais a ponto de permitir a entrada de água. Os produtos que você poderá utilizar são: éter, álcool, óleo infantil ou mineral, além de loções limpadoras apropriadas, vendidas em algumas clínicas e petshops. O melhor é o éter, porém sua venda é controlada. Uma opção é o removedor de esparadrapos. O álcool não limpa muito bem. O óleo infantil e o mineral retiram as crostas, mas deixam uma camada oleosa que precisa ser abrandada com um algodão seco.
Além dos já citados anteriormente, existem outros factores que merecem igual importância e que devem ser observados e adoptados pelo proprietário para impedir a ocorrência ou disseminação de moléstias entre seus animais, que são o combate às verminoses e o controle dos parasitas externos.
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”