Dúvidas - Parasitas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Katya86
Registado: sexta ago 17, 2007 2:23 am

sexta ago 17, 2007 2:35 am

Boa noite

Recentemente adquiri um porquinho da índia "peruano". Há cerca de uma semana reparei que tinha uns pontos brancos minúsculos no pêlo. Primeiro pensei que fosse sujidade, mas hoje reparei nuns bichinhos compridos a passear ao longo do pêlo. E reparei que o meu porquinho anda muito irrequieto, e evitar estar em contacto com o fundo da gaiola chegando a dormir dentro da taça de comida. :(

As minhas dúvidas:
Estou a lidar com piolhos?
Ácaros?
Será transmissível para mim e para a minha família?
O que pode acontecer ao meu porquinho?
Será do produto que uso na gaiola? (uso para o chão da gaiola "Top Fresh Wood" em granulado)
O que devo fazer?

Estou um pouco assustada porque nunca tive nenhum animal do género, e não sei o que fazer.

Tenho uma amiga que já teve um porquinho, e no chão da gaiola usava litter para gatos em forma de pedrinhas, pois não é propício a parasitas como a madeira, mas todos os sites que encontro desaconselham o uso do litter...

Por favor ajudem-me.
Desde já obrigado pela atenção.

Katya
cucamanita
Membro Júnior
Registado: sábado abr 07, 2007 1:04 am
Localização: 2 porquinhos da india, 4 tartarugas, vários peixes, 2 cadelas

sábado ago 18, 2007 2:56 pm

Olá,

Pela descrição que fazes e comparando com o que já li em forúns e sites, é provável que sejam lêndias mas não te vou dar certeza nenhuma.
Para isso aconselham Advantage. Reparei numa coisinha dessas na zona da cabeça de um dos meus porquinhos e como prevenção e tratamento (espero eu) comprei Advantage (para gatos até 4Kg) e pus 1 gota atrás da orelha de cada um dos meus 2 porquinhos.

Quanto ao fundo da gaiola o que uso na minha é granulado de madeira prensados e também aparas de madeira. O granulado é muito bom para absorver o xixi :lol:

Quanto ao teu porquinho não gostar do chão podes sempre tentar arranjar qq coisa para fazer de cama, pode ser que ele goste mais. Eu tenho uma caminha pequena (como aquelas dos cães mas em ponto mais pequeno) que eles adoram e uso também pegas (de cozinha :lol: ) para por dentro de uma casinha que tenho e eles gostam de se deitar em cima. Outras vezes deitam-se no fundo da gaiola 8)

Boa sorte!
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado ago 18, 2007 8:37 pm

As pedrinhas para gato ferem as patas dos porquinhos e o pó que deita pode causar problemas respiratórios, por isso não é nada aconselhado.
Os rolos de madeira prensada é o melhor.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”