Juntar mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

quinta ago 23, 2007 11:54 pm

Boa noite

Tenho uma femea mandarim e hoje uma colega ofereceu-me um macho.

O meu problema é que já tenho a fema há mais de um ano e hoje quando lá coloquei o macho ela deu-lhe uma tareia enorme.
Desde que os juntei que ela fica furiosa e o bica e lhe arranca penas.

Eu sei que provavelmente não deveria ter posto o macho na gaiola da femea, mas só tenho esta gaiola e o macho vinha numa caixinha de cartão.

Agora não sei o que fazer pois esta fêmea é meio anti-social. Quando a femea veio para minha casa (o ano passado), foi porque a ofereceram ao meu irmão e ele juntou-a a um casal de canarios e ela quase que os depenou aos dois... Então eu fiquei com a femea porque o meu irmão não ficou nada contente com o "estrago".

Que me sugerem que faça?
Compro uma gaiola nova (território neutro) e coloco lá os dois? Ou coloco primeiro o macho e depois junto-a na gaiola nova?
Ou devo deixá-los nesta gaiola até se habituarem um ao outro?
É que não estou nada tranquila porque ela quando bica e depena não é nada meiga.
Para piorar ela está sempre a por ovos num comedouro e é extremamente territorial em relação aos seus ovos. Será que se eu tirar os ovos ela já acalma?
Antes eu tirava os ovos, mas reparei que se os deixasse no comedouro, ela já não punha mais. Sãoovos não galados porque ela sempre esteve sozinha. Mas ela está sempre a chocá-los. Tem lá 11 ovos.

Se alguém me puder ajudar agradeço muito.
É que não estava a contar com este presente inesperado.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

sexta ago 24, 2007 9:14 am

bem parece que a sua mandarim tem grandes problemas de integraçao social ;)

pelo que disse acho que nao va-le a pena po-los numa gaiola nova pois a agressividade parece fazer parte do temperamento dela. atirar-se a canarios!! nao acho normal....

por o macho primeiro.. hm.. talvez mas nao sei nao, caso opte por ai deve deixar o macho na gaiola nova ainda alguns dias sosinho para ganhar confiança

deixa-los na gaiola ao que parece so vai ser sinonimo de macho depenado

em relaçao aos ovos, eu tambem tive um caso em que ela pos os ovos no comedoouro... mas pos so um e parou...

ela tem algum ninho? se calhar se colocar um ninho ela ao menos poe os ovos la dentro mesmo que nao estejam galados. e que tar sempre a por ovos é mau mas tambem tar a choca-los a vida toda nao deve ser muito bom para a saude mental do animal... digo eu

espero ter ajudado ;)
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

sexta ago 24, 2007 7:09 pm

As fêmeas as vezes são assim, que se há-de fazer? Mais do que aversão ao macho, trata-se de invasão de territorio e por isso ela reagiu.......defendeu o seu território de um intruso.
Ponha-os em gaiolas separadas, se possivel que não se vejam, mas possam ouvir-se e deixe.......a natureza encarrega-se do resto. Passados umas duas semanas ( talvez menos), ela vai ficar curiosa e as tantas o que quer é ter familia, está-se borrifando para o resto. Então junte-os.....e boa sorte.
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

sábado ago 25, 2007 12:03 am

Boa noite

HugoFlavio e Mozungo: obrigada pela vossas respostas.

Este manhã ela estava muito agressiva e eu lembrei-me de retirar os ovos e o colmedouro onde ela ficava a chocar.
A situação acalmou umpouco, mas ainda acho a fêmea bastante hostil com o macho (ja lhe fez uma pequena pelada na cabeça...).
Amanhã vou aproveitar o fim de semana e vou comprar uma gaiola de forma a separa-los temporariamente.
Se vir que nem mesmo assim, ela se dá com o macho, arranjo companhia para o macho e mantenho a fêmea sozinha.

Mais uma vez, muito obrigada pelas vossas respostas.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
bruno82
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 10:28 pm

sábado ago 25, 2007 10:20 am

Para começar, ela pode reagir desta forma porque não tem algumas necessidades satisfeitas.

Se ela põe ovos, é natural que sinta falta de um ninho, ainda por cima os mandarins gostam de dormir em ninhos. Encontrou no comedouro um substituto para o ninho, algo que é muito comum.

Então ela arranjou um ninho, mas... E material? Se ela não tem, vai ver nas outras aves uma fonte desse material e vai depena-las por isso mesmo. Além disso o macho é um invasor demasiado perto do seu ninho e ovos.

Por isso, com um ninho e materiais de construção numa nova gaiola (território neutro onde a fêmea não tem ovos para defender) talvez as coisas sejam mais fáceis e eles acabem por acasalar.
Responder

Voltar para “Aves”