Novo Gatinho...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

soraiadani12
Membro Júnior
Registado: domingo ago 12, 2007 7:47 am

sábado set 01, 2007 1:46 am

Ja tenhu um gatinho com 4 meses e vou ter uma gatinha em breve pra ai com 2 meses, mas tenho medo da reacção do bolinha quando a vir..
Que me aconselham para que ele a aceite?
Rxpndam e orbgado....
:)
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sábado set 01, 2007 9:49 am

É fazer a apresentação gradual. Nos primeiros dias convém ter gatinha só numa divisão para ela se habtuar a si e para que eles se cheirem por baixo da porta. A pouco e pouco vai fazendo a apresentação.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

sábado set 01, 2007 12:32 pm

Peleve Escreveu:É fazer a apresentação gradual. Nos primeiros dias convém ter gatinha só numa divisão para ela se habtuar a si e para que eles se cheirem por baixo da porta. A pouco e pouco vai fazendo a apresentação.
exacto! e nos primeiros tempos de apresentações nunca deixar os dois sozinhos, mas prepare-se porque há sempre bufadelas e patadas. Só deve interferir se vir que está a azedar pois eles têm mesmo que estabelecer uma hierarquia aí em casa. :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 01, 2007 3:15 pm

Como juntar dois gatos:

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte a primeira apresentação... então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, por uns dias e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo hóspede em primeiro lugar. Acariciar sempre, em primeiro lugar, o residente e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação interna e externa, etc, antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nokinhas06
Membro Júnior
Registado: sábado jul 21, 2007 10:54 pm

sábado set 01, 2007 10:25 pm

Eu, como ja tinha duas gatas adultas quando levei a Nicrenta para casa, optei por deixar que a Nicrenta perdesse o cheiro dos outros gatos. Comecei por deixa-la dormir na minha cama, e depois pôs umas mantas nao lavadas das outras gatas na caminha dela. Depois fui, gradualmente, apresentando-as mas sempre sob a minha vigilancia, claro que ao principio houve umas bofadelas por parte da Luna e da Preta mas nunca passou disso ate porque os gatos grandes nao fazem mal aos mais pequenos e dias depois ja dormiam todas juntas.
soraiadani12
Membro Júnior

domingo set 09, 2007 9:28 am

Ja fiz tudo o que me aconselharam, mas o bolinha continua a bufar lhe imenso e a dar patadas...será que com o passar do tempo ele vai aceitá-la?... :?
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo set 09, 2007 10:49 am

Dê-lhes tempo, pode demorar mais uns dias mas depois pode correr bem.
A minha Nina é a ferinha cá de casa, não aceitava nada que viesse de novo. No entanto agora, já vai tolerando. Ao inicio é bufadelas e chega-te para lá mas como os pendurinhas por vezes são atrevidotes e é mesmo com ela que implicam para a brincadeira, é obrigada a render-se.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo set 09, 2007 1:51 pm

soraiadani12 Escreveu:Ja fiz tudo o que me aconselharam, mas o bolinha continua a bufar lhe imenso e a dar patadas...
Essas unhas estão devidamente cortadas?... Para não magoar a pequenina.
Pode ser que com o tempo as coisas melhorem, tens que ter paciência... Normalmente um macho até nem rejeita uma fêmea.
Última edição por Di1975 em domingo set 09, 2007 1:52 pm, editado 1 vez no total.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo set 09, 2007 1:52 pm

Peleve Escreveu:É fazer a apresentação gradual. Nos primeiros dias convém ter gatinha só numa divisão para ela se habtuar a si e para que eles se cheirem por baixo da porta. A pouco e pouco vai fazendo a apresentação.
Isto é muito importante. :)
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
TGATOS
Membro Júnior
Registado: quarta set 12, 2007 10:54 am

quarta set 12, 2007 11:06 am

Pois eu acabei de adoptar a Ritinha com 2 meses e 700Gr.
É uma querida e muito fofinha..(assim que tiver fotos coloco).
Agora a questão é que já tínhamos o Gandalf com 4 anos e 5 KG. Não a larga desde Sábado (dia em que lá chegou) eu não fiz apresentação gradual e o certo é que:
1º Dia: Patadas e Bufadelas;
2ª Dia: Patadas e Mordidelas;
3ª Dia: o Gandalf lával-lhe as orelhas e quando ela o desafia..mordidela.
Acho que tive sorte...mas custa-me ver 5 KG de Gato a morder :cry: a barriga de 700Gr. Mas tenho a certeza que vão ser bons amigos.

:D
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta set 12, 2007 11:16 am

Está só a mostrar quem manda. Mas ele que aguarde um mesito ou outro, que as coisas já irão ser diferentes. Ela não se vai mostrar tão passiva e depois vai ter é que andar preocupado com as tareias dela, nele :wink: :!: .Brincadeira... Dar tempo para ela se afirmar e para ele se habituar. Serão melhores amigos, de certeza. Até porque ele ainda é muito novo. Parabéns pela aquisição :P
soraiadani12
Membro Júnior

quarta set 12, 2007 6:52 pm

Obrigado pelos conselhos, eles já se dão bem e já brincam e tudo... :)
Mais uma vez obrigda!
Bjs... :P
TGATOS
Membro Júnior
Registado: quarta set 12, 2007 10:54 am

quinta set 13, 2007 3:22 pm

Ela não se vai mostrar tão passiva e depois vai ter é que andar preocupado com as tareias dela, nele :

E não é que hoje já tive que ralhar com a Ritinha :o O Gandalf deitado e a menina não vai de modos, mordidelas :P
Beijinhos
andreia123
Registado: terça ago 28, 2007 9:13 am

quinta set 13, 2007 3:44 pm

Olá.. adorei este tópico! há 4 dias atrás adoptei uma gatinha de 3 meses (brevemente vou colocar a fotos dela aqui também) para fazer companhia ao Yellow, o meu outro gato de 10 meses. Como nesta materia sou novata, apresentei-os de imediato, só depois coloquei a gatinha (Clarinha) noutra divisão. Para meu espanto, o Yellow ficou completamente apaixonado pela Clarinha, não a largou mais, só quer brincadeira e dar beijinhos, ela por sua vez, já lhe dá tanta confiança, por um lado quer brincadeira mas por outro tem medo, e como ele é tão chatooo, não a larga 1 minuto, ela acaba por se fartar e la lhe dá umas bufadelas e umas patadas, ás quais ele não teme nem liga, ao fim de 4 dias a junta-los apenas um bocadinho de manha e á noite, a evolução na relação deles tem sido positiva mas muito lenta, mas sei que eles vão acabar por se dar bem. A minha preocupação neste momento é o facto do Yellow não dar espaço para á convivência entre a Clarinha e nós, os donos!!. Não por ciumes mas por sede de brincadeira. Ele é um gato muito activo.. Para poder estar com a Clarinha sem o Yellow por perto tenho que a fechar comigo numa divisão, o que causa uma tristeza enorme no Yellow, que chora chora chora sem parar!! Gostava duma opinião..Obrigada :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta set 13, 2007 3:48 pm

O Yellow já está castrado?

3 dias é muito pouco para uma adaptação.

Tem calma que daqui a uns dias ela vai adorar as brincadeiras dele.
Responder

Voltar para “Gatos”