Mozungo Escreveu:O periquito não tem uma época para criar; na primavera e verão é a época de excelencia para criarem, mas fora dessa época tb criam. Nesta altura devem estar na muda da pena, mas se ela pos ovos é porque os pode por e o meu conselho é que lhe ponha um ninho.
Sobre se o parceiro é macho ou fêmea, se tem as carunculas do bico castanhas será provavelmente um macho, mas tb pode ser demasiado jovem ainda, ou ser uma mutação ( lutino, branco, etc). Nos azuis ou verdes, as carunculas são bem definidas nos machos e fêmeas adultos.
Isto tá um bocado confuso!.. Ai essa pressa a escrever!...

Periquitos que apresentam
malhado dominante (os ditos normais):
Fêmea - Caruncula castanha na fase adulta
Macho - Caruncula azul na fase adulta

Periquitos
malhados recessivos(ver os meus petsites),
albinos(completamente brancos e com olhos vermelhos) e
lutinos(completamente amarelo com os olhos vermelhos):
Fêmea - Caruncula castanha na fase adulta
Macho - A cor da caruncula varia de rosas-vivos até violetas
Não é possivel identificar o sexo dos periquitos antes dos seis meses ou mais, pois é nesta idade que começam a atingir a sua maturidade sexual (começam a entrar na idade da parvalheira, ou na puberdade, prontos

), e a cor da caruncula adquire a sua cor caracteristica.
Em sintese, qualque periquito Fêmea em fase adulta apresenta a caruncula castanha. Qualquer outra cor em macho adulto é um macho.
Cuidado que os periquitos juvenis enganam, como se pode ver no meu petsite da periquita, que em juvenil, parecia que seria um macho, pois o bico parecia ser branco azulado, evoluindo para um branco sujo, depois castanho claro, e em cio, marrom.
Ou seja, como o periquito da alexandra_m não tem a caruncula castanha, não é femea, logo é macho!!!
Mais, se não tem a caruncula azul, não é um malhado dominante.
Só pode ser portanto um lutino pois é completamente amarelo e deduzo que tenha os olhos vermelhos!!!!
Já que a periquita pos alguns ovos, acho que mais vale deixá-la repousar, durante um mes ou dois. se continuar a mostrar-s interessada em criar, é só seguir as dicas do sub-forum dos periquitos para uma criação com sucesso!!!!