Espécies diferente no mesmo terrário...?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

terça set 18, 2007 4:57 pm

Não é que pretenda fazê-lo, mas alguem viu os meus geckos e pôs-me esta questão...

Como não sei responder decidi postar aqui...

É costume misturarem-se espécies diferentes, por exemplo de lagartos, que pertençam ao mesmo habitat natural, no mesmo terrário?
Há espécies compatíveis nesse sentido?
Ou é sempre arriscado?

Esta semana vi uma loja com um terrário com um dragão barbudo e uma tartaruga terrestre... não me pareceu muito normal...

Qual a vossa opinião?
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

terça set 18, 2007 5:33 pm

Na minha opinião, não acho correcto..e não e fácil encontrar animais com as mesmas necessidades, em termos de humidade e temperatura..para nao falar que traz muitos problemas!podem stressar facilmente e podem causar feridas um ao outro..

Cumps
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça set 18, 2007 8:31 pm

Eu nao sou tão radical como, certamente, alguns membros deste forum se irao apresentar.

Eu acho que existem algumas especies que podem estar misturadas com outras sem que haja nenhum problema, porem, sao misturas que têm de ser muitissimo bem pensadas. Querem exemplos?
Ha quem meta, com sucesso, estes espectaculares lagartos, Lepidodactylus lugubris, em terrarios de dendrobates. Os grilos que são demasiado grandes para as dendros, sao comidos por estes. Deste modo têm uma funçao de limpeza importante no terrario.

O Paulo Monteiro, pode relatar uma historia que, se bem me lembro, eles (Ninho) tinham um DB junto com um Lagarto acouraçado africano. Nao sei se tiveram sucesso mas penso que se davam muito bem! Ele que confirme isso :P

Até mesmo com escorpioes! Ha quem meta bichos-de-conta (aqueles milpés que se enrolam numa bola) em terrarios de escorpioes para efectuar a limpeza dos detritos...

Enfim, ha varios casos em que se podem misturar especies diferentes.

Sou é da opinião que a compatibilidade tem de ser muito bem estudada e por alguem que tenha grande experiencia com répteis! Para alem disso, quem ponderar fazer algo desse tipo, deve ter os animais antes de juntar muito saudaveis, livres de parasitas e cada qual estavel no seu terrario. NAo é chegar a uma loja, comprar uma iguana e um basilisco e enfiar tudo no mesmo sitio! Isso seria tamanha estupidez que nem acredito/quero acreditar que alguem é capaz de algo desse tipo...
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça set 18, 2007 10:52 pm

Também ouvi casos de pessoal que punha camaleões com lagartos noctívagos. Os grilos que escapavam ao camaleão durante o dia eram comidos pelo lagarto à noite e tudo fiuncionava bem.

Claro que atingir o equilibrio é MUITO dificil e só aconselhado aos experts... :?

Por acaso tb já vi um camaleão com uma tartaruga terrestre... até acho que pode resultar ao principio, mas o problema é que a tartaruga terrestre cresce e depois tens de criar com um terrário "gigante"... acho que não será a melhor hipótese.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”