Olá a todos!
A minha periquita Zequinha à cerca de 2 semanas começou a fazer barulho a respirar - tal e qual como nós quando estamos cansados e começamos a 'arfar'.
Tento não a stressar para ela se manter calma e respirar normalmente mas é difícil pois ela sempre foi muito assustadiça.
Tenho-a comigo à 2 anos e comprei-a numa loja onde não estava a ser muito bem tratada. Nessa altura ela já era uma fêmea adulta por isso não faço ideia que idade tenha.
Alguém sabe porque razão ela faz agora tanto barulho a respirar? Tenho receio que ela esteja doente e não quero que ela sofra.
Desde já obrigado pela ajuda!
Periquita com dificuldades respiratórias... ajudem-me!
-
- Membro
- Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm
Olá, boa noite.
Por aquilo que diz, possivelmente, a ave está numa destas situações:
1. Constipada.
2. Com ácaros na traqueia.
Para ambas as situações há remédio. A mais comum é a 2.ª.
Se conhecer algum criador de aves ele fácilmente identificará o mal, senão informe-se numa loja da especialidade e explique o que aqui postou, ou, em alternativa no Vet.
Saudações ornitológicas.
Por aquilo que diz, possivelmente, a ave está numa destas situações:
1. Constipada.
2. Com ácaros na traqueia.
Para ambas as situações há remédio. A mais comum é a 2.ª.
Se conhecer algum criador de aves ele fácilmente identificará o mal, senão informe-se numa loja da especialidade e explique o que aqui postou, ou, em alternativa no Vet.
Saudações ornitológicas.
Bom dia,
No caso do problema serem acaros nas vias respiratórias existem vários tratamentos possíveis.
Penso que o que é considerado mais eficaz (mas nunca experimentei) é o pulmosan, no entanto este parece ter-se tornado um pouco difícil de encontrar por cá. Como substituto para ele pode-se usar ivomec diluído, mas isso apenas deve ser feito por pessoas que sabem o que estão a fazer.
Outro tratamento mais fácil de encontrar é o acariasma, um pó que se mistura nas sementes. Este já experimentei com sucesso.
Ambos os tratamentos são insecticidas. Há quem recomende usar em conjunto a estes dois o antiasmatico da tabernil, que tem a função de dilatar as vias respiratórias e assim ajudar a combater as dificuldades respiratórias, no entanto sem as curar, serve apenas como auxiliar.
Cumprimentos,
No caso do problema serem acaros nas vias respiratórias existem vários tratamentos possíveis.
Penso que o que é considerado mais eficaz (mas nunca experimentei) é o pulmosan, no entanto este parece ter-se tornado um pouco difícil de encontrar por cá. Como substituto para ele pode-se usar ivomec diluído, mas isso apenas deve ser feito por pessoas que sabem o que estão a fazer.
Outro tratamento mais fácil de encontrar é o acariasma, um pó que se mistura nas sementes. Este já experimentei com sucesso.
Ambos os tratamentos são insecticidas. Há quem recomende usar em conjunto a estes dois o antiasmatico da tabernil, que tem a função de dilatar as vias respiratórias e assim ajudar a combater as dificuldades respiratórias, no entanto sem as curar, serve apenas como auxiliar.
Cumprimentos,
Bruno