Saudações,
É a minha primeira participação no forum,espero que não levem a mal,colocar-vos uma questão.Depois de ter tido como amigos de companhia: perdigueiro português,pastor alemão,serra da estrela, preparo-me agora para abraçar a aventura do Bull Terrier.Já li bastante sobre a criação e educação, no entanto,as dúvidas surgem sempre...
Gostaria que me elucidassem sobre o seguinte:1)não deve o nariz do BT ser completamente preto logo desde cachorro?E se sim, se o cachorro tiver só uma das narinas pretas, tal facto não poderá ser indício de falta de pureza?2)um cachorro completamente branco pode ou não vir a ter os conhecidos problemas de associados à raça)?
Obrigado a todos e continuem a gostar dos nossos amigos
Bull Terrier
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1347
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Localização: Bull Terriers
- Contacto:
Os bull terrier nascem com o nariz, total ou parcialmente, rosado. A pigmentação ocorre durante os dois primeiros meses de vida.Bilterrier Escreveu:não deve o nariz do BT ser completamente preto logo desde cachorro?
Não. Tal facto representa apenas e só um desvio do estalão.bilterrier Escreveu:E se sim, se o cachorro tiver só uma das narinas pretas, tal facto não poderá ser indício de falta de pureza?
Isso, mais do que a cor do animal em questão, dependerá das linhas de sangue do mesmo e do trabalho de selecção do criador.bilterrier Escreveu:2)um cachorro completamente branco pode ou não vir a ter os conhecidos problemas de associados à raça)?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
-
- Membro
- Mensagens: 136
- Registado: sábado mar 25, 2006 8:04 pm
Isso, mais do que a cor do animal em questão, dependerá das linhas de sangue do mesmo e do trabalho de selecção do criador.[/quote]bilterrier Escreveu:2)um cachorro completamente branco pode ou não vir a ter os conhecidos problemas de associados à raça)?
Mas, segundo o que eu tenho lido, sendo o gene que produz o cao branco o mesmo gene que produz a surdez (caso que nao e' exclusivo do bull terrier acontecendo no Boxer, Dalmata e outras racas) por mais seleccao que um criador faca havera sempre o risco.
Nos Bull terriers brancos o gene provocador da surdez estara sempre presente, senao nao seriam totalmente brancos e havera o risco nunha ninhada que um individuo seja surdo.
<p> <strong>Animal que urina para trás, coloca o dono para frente</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1347
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Localização: Bull Terriers
- Contacto:
Onde leu essa informação? A de que o gene responsável pelo manto branco é o mesmo gene responsável pela surdez? Ou entendeu de forma errada o texto onde se baseou ou, então, o mesmo está errado.Gon_Cardoso Escreveu:Mas, segundo o que eu tenho lido, sendo o gene que produz o cao branco o mesmo gene que produz a surdez (caso que nao e' exclusivo do bull terrier acontecendo no Boxer, Dalmata e outras racas) por mais seleccao que um criador faca havera sempre o risco.
Nos Bull terriers brancos o gene provocador da surdez estara sempre presente, senao nao seriam totalmente brancos e havera o risco nunha ninhada que um individuo seja surdo.
Se, como o Gonçalo diz, o gene branco fosse o mesmo gene responsável pela surdez, tendo em consideração que o branco no Bull Terrier é recessivo, isso significaria que TODOS os bull terrier brancos (homozigóticos) seriam igualmente surdos. Tal não é verdade.
Há (havia?) um determinado número de exemplares surdos (mono ou bilaterais) e, aparentemente, uma maior predisposição de indíviduos brancos para tal. Crê-se que tal sejam uma "herança" da infusão de sangue de Dálmata na raça. Isto foi mais notório numa fase inicial do desenvolvimento e consolidação da raça (meados do Sec. XIX) sendo que hoje, ainda que não totalmente resolvida a questão, tal já é residual devido ao trabalho de selecção ao longo de gerações em que se afastavam animais surdos dos programas de criação. Daí que hoje a questão de se ter um cão surdo dependa mais das linhas de sangue das quais descende o exemplar em questão do que do facto de ser ou não branco.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Bullie Escreveu:O Bull Terrier deve ter nascido logo com o nariz preto a minha Guapa nasceu com o nariz preto eesta bem e por acaso uma amiga minha tambem tem uma bull terrier e ela nao nasceu com o nariz preto nasceu com o nariz COR-DE-ROSA, e eu nao sei se era uma doença ou nao so sei que a cadela 2 dias depois morreu!Bilterrier Escreveu:não deve o nariz do BT ser completamente preto logo desde cachorro?
A esta questao eu nao sei responder.bilterrier Escreveu:E se sim, se o cachorro tiver só uma das narinas pretas, tal facto não poderá ser indício de falta de pureza?
Nao, nao pode, a cor do pelo dele nao vai impor doenças ao cao so se o pelo for de cores invulgares em qualquer cao que exista (amarelo, vermelho, azul...) mas isto ja e estupidez porque nao existem caes destas cores, voltando ao assunto da cor branca, eu nao acho que exista algum problema com o bull terrier se ele for complectamente branco, alias, desses bulls terriers existem aos milhoes e nenhum deles deve ter problemas com a cor do pelo.bilterrier Escreveu:2)um cachorro completamente branco pode ou não vir a ter os conhecidos problemas de associados à raça)?
Cumprimentos a todos os membros da arcadenoe, Maxiahh.