Criação calculada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 26, 2003 9:52 am

Olá

A mensagem do yakov no tópico "Procura-se marido para pinscher" suscitou-me este tema.
O assunto em si já foi diversas vezes aqui debatido, mas sempre de forma pouco sistematizada e desgarrada. Ainda por cima essa mensagem irá ficar perdida num tópico que à partida até era para esquecer e pouco ou nada tem a ver com o conteúdo da mensagem.
A questão que se coloca mais concretamente, de que se espera obviamente a participação dos ilustres criadores deste fórum é saber como funciona a selecção dos exemplares para reprodução.
Já tinha ouvido vagamente falar de "in breeding" e de "line breeding", por exemplo, mas creio que aqui no fórum nunca se falou disso - passe a minha eventual desatenção.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 26, 2003 10:00 am

Olá Nel

A "criação calculada" é o que distingue os Criadores dos multiplicadores de cães.

Normalmente um criador faz uma ninhada medindo as consequências. Procura normalmente produzir um exemplar que possa guardar para si, para prosseguir a sua linha de criação ou para expôr (ou para entrar em provas práticas sejam elas de caça ou utilidade). Algumas vezes não guarda nada para si, ou porque não surgiu o que esperava, ou porque tem excesso de "efectivos", mas neste caso, os produtos são colocados em casa de amigos ou vendidos para exposição (ou provas práticas) a pessoas que antes da ninhada ser realizada já pretendiam um exemplar nestas condições.

Um multiplicador de cães, apenas reproduz os animais tendo em vista que ao fim de 5 ou 6 semanas (às vezes menos :( ) vai falar com o senhor da pet-shop que lhe costuma comprar os canitos, e despacha aquela malta toda por alguns €
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta fev 26, 2003 10:17 am

Bom Dia!

Eu por ex. só cruzo de 2 em 2 anos (mais ou menos), exactamente quando vejo que posso acrescentar qualidade na minha line breeding, e é exactamente como o Yakov diz, bastante calculada a nivel de linhagens.

Fico obviamente com os "melhores" e dou e/ou vendo os restantes para aqui ou estrangeiro.

Bye
Última edição por Cybergirl em quarta fev 26, 2003 12:25 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 26, 2003 10:39 am

Cybergirl Escreveu:
Fico obviamente com os melhores e dou e/ou vendo os restantes para aqui ou estrangeiro.

E se os "rejeitados" forem cruzados com outros que também já foram rejeitados?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quarta fev 26, 2003 11:18 am

Olá a todos.
Por vezes os "rejeitados", embora possam não servir para exposições, podem ser utilizados para reprodução, porque, embora não tenham todas as características necessárias para exposição, têm sempre boas linhas de sangue, que poderão ser aproveitadas (isto, é claro, estou a falar de um verdadeiro criador, que sabe o que faz).
O que acontece é que, qunado não são cães de exposição, não costumam ser vendidos, até porque, um criador tem um nome a zelar.
Quando são vendidos, devem sê-lo como animais de companhia e não como animais de exposição, o que se reflecte necessáriamente no preço.
Conheço pessoas que, tendo ficado com ninhadas menos felizes, têm obtido excelentes resultados com esses exemplares, em cruzamentos que têm feito. Repito, estou a falar de pessoas que sabem o que fazer, para tirar o melhor partido de cada cruzamento, sabem que exemplares devem cruzar no sentido de aproveitar as suas qualidades e minorar os seus defeitos.
Tudo isto é feito à custa de muito esforço, muito estudo da raça, muitos anos de experiência e sem fins lucrativos (atenção, o não ter fins lucrativos não exclui a venda de exemplares ao preço que se considere justo, todo o trabalho deve ser pago).
Cumprimentos
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta fev 26, 2003 12:19 pm

[quote=nel]
E se os "rejeitados" forem cruzados com outros que também já foram rejeitados?
[/quote]

Nel,

Não são rejeitados continuam a serem meus, carregam o meu trabalho, esforço, muita dedicação.......e tem o meu nome, que esse demora muitos anos a ser considerado e merecido.....e tambem são excelentes.

Os meus cachorrinhos costumam ser muito homogeneos, eu faço a escolha por pequeninos pormenores e não pelo tamanho.Isso é puro engano.

Bye
Responder

Voltar para “Cães”