Veterinários, Mentiras e Video!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta fev 26, 2003 1:02 pm

E no seguimento de novos tópicos, (que actividade, que dinamismo....estou impressionada :D ), temos flagrantes de certos veterinários lusitanos.

Sempre que vou ao vet e por azar aparecem os "não-habituias", sou abalroada com perguntas geniais!!! :evil:

Estes cães são vendáveis?
Quantos cachorros costuma ter numa ninhada?
Quanto custam?

Será que calculam o que me cobrariam, consoante as respostas?

Que estupidez de quem estuda mas acredita em boatos!?!?

Atenção que eu digo CERTOS VETERINÁRIOS......façam justiça e contem episódios de pseudo-vets que tenham (infelizmente) cruzado nas vossas vidas!?!

Bye
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta fev 26, 2003 1:19 pm

[quote=Cybergirl]

Sempre que vou ao vet e por azar aparecem os "não-habituias", sou abalroada com perguntas geniais!!! evil

Estes cães são vendáveis?
Quantos cachorros costuma ter numa ninhada?
Quanto custam?

Será que calculam o que me cobrariam, consoante as respostas?

Que estupidez de quem estuda mas acredita em boatos!?!?

Atenção que eu digo CERTOS VETERINÁRIOS......façam justiça e contem episódios de pseudo-vets que tenham (infelizmente) cruzado nas vossas vidas!?!

Bye
[/quote]

:|
Eu levaria estas perguntas mais para o lado de meter conversa e tentar saber um pouco mais .... Qual é o mal de um vet perguntar qual o preço de um terranova? SE se vendem bem ou não? Pode ser simples curiosidade. Eu não levaria a mal tal pergunta nem o considerava pseudo, por isso.
E já agora pergunto eu, vendem?
Na realidade, a pergunta de quantos por ninhada.... enfim, eu não sou vet e penso que quase todas a raças grandes tb tem ninhadas grandes. Certo?
Cumps,
Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 26, 2003 1:20 pm

Estranho, essas perguntas costumam ser-me postas por "criadores" de outras raças, nunca nenhum vet me fez tais perguntas. Está bem que, felizmente, cada vez menos meto os pés num consultório mas, mesmo assim, gostaria de acreditar que é interesse genuino da malta nova em saber algo mais sobre raças que não se vêem por aí aos pontapés.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Pedra
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 1:24 pm

[quote=SeaLords]
Estranho, essas perguntas costumam ser-me postas por "criadores" de outras raças, nunca nenhum vet me fez tais perguntas. Está bem que, felizmente, cada vez menos meto os pés num consultório mas, mesmo assim, gostaria de acreditar que é interesse genuino da malta nova em saber algo mais sobre raças que não se vêem por aí aos pontapés.
[/quote]
:)
Sim, eu tb levaria a "coisa" mais para esse lado. E não ia ficar nada aborrecida com a pergunta ou a pensar que se eu dissesse que se vendiam bem e por bom $, me iriam logo ao bolso.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 26, 2003 1:26 pm

Olá

Eu só conheço dois veterinários (mais um do que o outro), que trabalham na mesma clínica e que acompanham as minhas crianças desde os "primeiros passos".
A impressão que tenho deles é muito subjectiva e por uma razão muito simples. Por um lado não tenho tido razões de queixa, embora considere que nunca me vi em situações limite por forma a testar as qualidades do técnico (acidente, doença grave, etc.). Por outro lado eu não percebo nada de medicina em geral e de medicina veterinária ainda menos. Qualquer juizo de valor é feito sempre de forma extremamente empírica e mais por sentimento ou por simpatia.
É muito provável que técnicos novos (e não só) façam perguntas aparentemente estúpidas e tenham essas atitudes. Já foi aqui dito no fórum que de raças os veterinários em geral pouco percebem, até porque creio que essas matérias não constam do currículo académico. Mas será que deveriam constar? Provavelmente não.
Por outro lado há uma exagerada exigência e uma atitude de crítica sistemática das pessoas em relação a áreas que não são as suas.
Eu não sou tão crítico.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cybergirl
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 1:33 pm

Mais uma coisinha!!!!

Não se esqueçam que os Veterinários vendem produtos e serviços!?!

Serão portanto Vendedores também, e a realidade é esta : existe o aproveitador da ingenuidade e o profissional com MAIÚSCULAS!!!

Bye ;)
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

quarta fev 26, 2003 1:36 pm

Infelizmente aminha história com uma veterinário foi algo além de perguntas desse estilo. Existe um veterinario na zona da estação em Braga que é o maior aldrabão à face da terra e que com isso conseguiu matar um cão bebe meu e tempos depois um cão de um colega meu.
Simplesmente o meu cão tinha esgana e ele não conseguiu diagnosticar a doença que na altura em que ele o viu dava perfeitamente para tratar e andou tempos infinitos a dar-me medicamentos, consultas, etc., ou seja a ganhar dinheiro até que ue me fartei e fui a outro veterinário que me disse que em prinicipio já era tarde demais e relamente foi. :cry:
O cão do meu outro colega simplesmente foi submetido a uma operação que foi tão bem feita que morreu.
Aquele senhor devia era ser banido da sua profissão, mas infelizmente tem sempre o consultório cheio.

Moofy
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta fev 26, 2003 1:39 pm

Graças a Deus nunca um vet me fez desse tipo de perguntas, e tenho cães desde que nasci.

Também, se as fizessem provavelmente iriam ouvir uma resposta adequada... e ver-me-iam sair porta fora em "hiper-drive"!

Bom, a curiosidade quanto ao preço e se são vendáveis ainda se desculpa.

Mas.... quantas crias nascem por ninhada? Então haverá vets que não sabem que o número de crias por ninhada tem muito a ver com o dia do cio em que a cadela é coberta???? Com a idade da cadela???? Etc????? :o independentemente do tamanho ou raça?????????

Puxa..... eu já ouvi, e admiti, esse tipo de perguntas a alunos da Faculdade de Medicina Veterinária. Mas aí, acho compreensivel. Agora, se me aparecesse um vet a fazê-las, eu ficaria na dúvida em que ano da faculdade ele ou ela andariam.... e se é que lá teriam andado....
Cybergirl
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 1:47 pm

[quote=Pedra]
e penso que quase todas a raças grandes tb tem ninhadas grandes. Certo?
[/quote]

Errado,

Do meu último cruzamente tive somente 1 lindissimo bébé terrinha.

Bye :lol:
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta fev 26, 2003 1:58 pm

Musky Escreveu: o número de crias por ninhada tem muito a ver com o dia do cio em que a cadela é coberta
Ola!

Isto eu tambem nao sabia! Ha alguem que me pode explicar a relacao entre o numero de crias/tempo da cobricao?

PS (Sou curiosa que nem um cocker p )
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta fev 26, 2003 2:16 pm

Mas admitamos que esta não é uma situação "normal" nesta raça! Provavelmente decorreu de qualquer factor que fez com que apenas um óvulo fosse fecundado, mas concetreza que em circiunstâncias normais a cadela teria muitos mais ovulos fecundados! Digo eu..... :?

O facto de nascerem mais ou menos cachorros tem a ver com uma serie de factores e eu disto até não percebo quase nada! Mas o que sei é que, tal como com fêmeas de outras especies, existe um periodo fertil em que os ovulos são susceptíveis de fertilização. Como as cadelas têm vários óvulos, se for feita uma cobrição no dia certo ( em que o perido fértil está no auge e os óvulos estão todos na maturação perfeita) é provável que um grande número destes óvulos seja fecundado.
Existe também a possibilidade de durante uma cobrição apenas alguns óvulos serem fecundados, e em cobrições posteriores serem fecundados outros. Nesta base, é até possível que numa ninhada nasçam cachorros de pais diferentes.
Pedra
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 2:55 pm

[quote=Cybergirl]
[quote=Pedra]
e penso que quase todas a raças grandes tb tem ninhadas grandes. Certo?
[/quote]

Errado,

Bye lol
[/quote]
:|
Cybergirl,
O facto de me dizer que so teve uma cria na ultima ninhada, não significa que o meu pressuposto esteja errado. Só teve uma cria por alguma razão, pois não é habitual. E isso tb não é regra.
È evidente que o numero de crias tb depende do dia da cruza, mas o que eu estou a falar é da regra e não da excepção.
Eu preocupo-me muito mais com o facto de os vets saberem ou não o que fazer e como, em determinada situação de doença e na hora, do que com perguntas perguntas desse genero. Alias nunca nenhum mas fez. Mas se fizesse, não me ia aborrecer nada nem achar que era um pseudo.
Mas agora parece que é moda as pessoas chatearem-se por tudo e por nada. Assim nem vão sequer saber o que é a PDI.
;)
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 26, 2003 3:40 pm

Lá, onde eu vivo, há um consultório vet que fica a 5 mn a pé da minha casa.
Quando fiquei com o Calvin naturalmente pensei em levá-lo lá (dava muito jeito).
Mas os vizinhos disseram-me literalmente "não, aí não, essa mulher é uma assassina ! matou o cão de x e a cadelinha de y".
E deram-me outros nomes - em Paço de Arcos, em Porto Salvo, em Oeiras, no Estoril, em Cascais, em Lisboa, etc. recomendando-me especifícamente o dr. A, B e C.
Pelos vistos ali cada um vai ao seu sítio, ninguém vai ao vet local.

Fiquei com curiosidade e fui sacando o que se passou.

Então - resumindo - parece que foi assim :
este consultório era de uma vet já com alguma idade que tomou como sócia uma estudante de medicina veternária.

Com o tempo a estudante era quem atendia as pessoas e a dra assinava os papéis cada vez aparecendo menos no local.

A estudante cometeu alguns erros graves - parece que de facto foi responsável por diagnósticos errados, alguns souberam-se porque os clientes foram a outros vet, mas, pior ainda, parece que ela cometia mais erros com quem era mais pobre (é o que dizem).

Isto caiu muito mal tanto com os pobres como com os ricos.

À medida que os clientes se foram afastando começou a usar truques - as vacinas que outros davam de uma vez só,passou a dar em mais do que uma consulta.

Claro que, numa terra pequena, onde há pessoas que vão a Cascais para ver o seu cão (refiro-me apenas à distância e ao incómodo) foi logo comentado e espalhou-se.

Devo dizer que o meu marido quando nos contaram isto quis saber se ela ainda era estudante ou se havia provas do exercício da função sem habilitações.
Queria processá-la a ela e à sócia.
Não foi possível - mas também eu levo a minha cadela a outro sítio.
Cybergirl
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 4:04 pm

E o lucro em materiais, como raçaõ, complementos alimentares, champôs, etc? Serão mesmo necessários (melhores pos canitos) ou lucrativos?

As vitaminas e calcio que eu dou e aconselho sempre, são de medicina humana e para crianças (ultra-baratas e ultra-eficientes)

Muitos criadores compram tambem nos produtos naturais complementos alimentares (geleia para o pelo, oleo de fig.bacalhau,etc)

Mesmo a ração, eu nunca confiaria na que nos é imposta pelos veterinários mas sim e sobretudo nas que um Criador da raça tem a certeza que é a certa.

[u]Eu acredito 300% no meu Veterinário, farei tudo que ele achar melhor.....mas demorou a encontrar o verdadeiro.[/u]

O que eu pedi aqui foram histórias reais para alertar-nos de certos pseudo-veterinarios-comerciantes, e que são de certeza muito úteis para este Forum.

Bye
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 26, 2003 4:35 pm

Olá

Eu acho que este tópico tem bastante interesse. Não vou acrescentar muito mais do que disse anteriormente.
A mensagem que quis transmitir é que o juizo que normalmente se faz de determinadas profissões é muito subjectivo e falível, porque sujeito às apreciações de pessoas que nada percebem da matéria. Um técnico em princípio de carreira está na corda bamba. Se calha as coisas correrem-lhe mais ou menos bem, é logo catapultado para o "melhor do mundo"; se tem o azar de errar um diagnóstico, fica irremediavelmente enterrado até às orelhas.

Vou dizer um lugar comum: maus profissionais há em todas as áreas. O problema é que a determinação do bom ou do mau profissional na maior parte dos casos é feita por empatia ou por factores que nada têm a ver com a qualidade real do técnico.

Claro que há situações em que a incompetência é evidente e não deixa margem para dúvidas. Mas em muitos casos o técnico carrega com uma má fama de que dificilmente se livrará.

Agora outro assunto. Um aspecto que me fez sempre confusão é o facto de nas clínicas, consultórios ou o que se lhes queira chamar, os veterinários venderem produtos, desde rações, loções, bonequinhos, comprimidos, desparasitantes, etc. E o mais grave é muitos desses produtos (a maior parte) não se encontrarem à venda noutros locais.
Agora imaginem nós irmos ao médico, ele receitar-nos um medicamento e este ser vendido no seu próprio consultório. Achavam bem?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”