Olá pessoal!
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: sexta out 05, 2007 1:53 pm
Tenho uma cadelinha Labrador nascida em Março e tenciono esteriliza-la, para poder andar descansada com ela na rua. Mas estou com um bocado de receio de depois vir a arrepender-me e isso é irreversível! O Vet. diz que faço bem e que ela não vai sofrer qualquer alteração no comportamento... Gostava que me dessem as vossas opiniões. Obrigada!
Última edição por CatarinaSACS em sexta out 12, 2007 8:33 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Nao, o vet nao quer é serviço. O veterinario quer é o bem estar dos animais (se for bom, claro está). Primeiro que tudo acho que deve arranjar um veterinário em quem CONFIE.
E sim... esterilize a cadela... o comportamento nao se altera nada. Pode é ficar mais calminha. o que ate é bom.
E sim... esterilize a cadela... o comportamento nao se altera nada. Pode é ficar mais calminha. o que ate é bom.
<strong>Amo animais.</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Olá CatarinaCatarinaSACS Escreveu:Tenho uma cadelinha Labrador nascida em Março e tenciono esteriliza-la, para poder andar descansada com ela na rua. Mas estou com um bocado de receio de depois vir a arrepender-me e isso é irreversível! O Vet. diz que faço bem e que ela não vai sofrer qualquer alteração no comportamento... Gostava que me dessem as vossas opiniões. Obrigada!

A sua cadelinha já teve o primeiro cio? Se teve, como correu?
Eu tenho cadelas. Está fora de questão esterilizá-las, mas lá está, é uma opção minha

Uma esterilização implica uma operação de barriga aberta (não falo por experiência própria e sim por aquilo que "leio" por aqui).
Não sei quais as suas condições mas, conforme elas fossem, eu aguardava mais um pouquinho. As condições a que me refiro são: se pode salvaguardá-la nessas alturas (duas vezes por ano, em princípio) e se tem paciência para isso

Um abraço
Vitor Neto
Porquê Casadelmar?A sua cadelinha já teve o primeiro cio? Se teve, como correu?
Eu tenho cadelas. Está fora de questão esterilizá-las, mas lá está, é uma opção minha
Cada pessoa decide o que quer. Mas como deve saber (e se não souber é só pesquisar um bocadinhoTenho uma cadelinha Labrador nascida em Março e tenciono esteriliza-la, para poder andar descansada com ela na rua. Mas estou com um bocado de receio de depois vir a arrepender-me e isso é irreversível! O Vet. diz que faço bem e que ela não vai sofrer qualquer alteração no comportamento... Gostava que me dessem as vossas opiniões. Obrigada!

<p><u></u></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Concordo consigoCasadelMar Escreveu:Eu tenho cadelas. Está fora de questão esterilizá-las, mas lá está, é uma opção minha![]()
Uma esterilização implica uma operação de barriga aberta (não falo por experiência própria e sim por aquilo que "leio" por aqui).

Não sou contra quem esteriliza, mas também não sou a favor...
Para além de não deixar de ser uma operação (com todas as possíveis complicações que uma qq operação poderá ter), no meu ver não nos compete a nós humanos, tirar a natureza com que um animal nasceu...
Também tenho uma cadela, não foi esterilizada, mas também nunca acasalou, nem irá acontecer.
Algumas pessoas não o fazem, pois querem que os seus animais procriem, não é o meu caso.
Em relação à esterilização como forma de prevenção contra doenças, é como tudo, há animais esterilizados que também as apanham...
A minha Bambi já tem 7 anos e, felizmente vende saúde

São de facto um pouco aborrecidas aquelas alturas do ano, mas não há nada como ter paciência e atenção

A minha Bambi não terá bebés, mas não é por isso que eu irei alterar o seu corpo e retirar a natureza que dela faz parte

É apenas a minha opinião
-
- Membro Veterano
Olá,kim_haha Escreveu:Cada pessoa decide o que quer. Mas como deve saber (e se não souber é só pesquisar um bocadinho) existem muitas vantagens na estrelização. Por uma questão de saúde, para a cadela não engravidar, e para não ter aquele "stress" dos cães na altura do cio. Ando agora a "planear" a estrelização do Banzé, a Pupi já está estrelizada, e não me arrependo nada, não mudou nada no seu comportamento.
Por uma questão de saúde? Mas isso não é mito?
Para a cadela não engravidar, até aceito, no entanto, eu tenho como evitar isso

Stress? Ok, até posso aceitar mas, mesmo assim, não me convence

Acredito, e isso sou eu a pensar alto, que, uma grande maioria esteriliza não a pensar no bem estar, saúde ou stress da cadela e sim, por puro comodismo da própria pessoa. Porque acredito que essa altura, também é uma altura de grande stress para o dono. Estarei errado?
Daqui há uns tempos até posso pensar de forma diferente; nunca digo "desta água não beberei"

Um abraço
Vitor Neto
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Eu concordo com a esterilizaçao.
Para alem de evitar o tal "stress" na altura do cio... nao´há perigo de gravidez. a cadela se fugir dez minutos ja pode vir gravida para casa. Os caes sao muito rapidos.
A minha tia tem duas cadelas... ambas nao estao esterilizadas pois como temos um enorme quintal elas nao vao passear "à rua". Fazem os seus passeios no quintal. mas ja por tres ou quatro vezes caes pequenos se enfiavam pelas grades e entravam no nosso quintal à procura das nossas cadelas. Mas elas sao altas... e eles baixos (por isso passavam nas grades) e nao conseguiam acasalar. se nao, por esta altura, tinhamos varios cachorrinhos. Há sempre perigo de tal acontecer... Entretanto ja reforçamos as grades para que nenhum cao maroto invada a propriedade.
Para alem de evitar o tal "stress" na altura do cio... nao´há perigo de gravidez. a cadela se fugir dez minutos ja pode vir gravida para casa. Os caes sao muito rapidos.

A minha tia tem duas cadelas... ambas nao estao esterilizadas pois como temos um enorme quintal elas nao vao passear "à rua". Fazem os seus passeios no quintal. mas ja por tres ou quatro vezes caes pequenos se enfiavam pelas grades e entravam no nosso quintal à procura das nossas cadelas. Mas elas sao altas... e eles baixos (por isso passavam nas grades) e nao conseguiam acasalar. se nao, por esta altura, tinhamos varios cachorrinhos. Há sempre perigo de tal acontecer... Entretanto ja reforçamos as grades para que nenhum cao maroto invada a propriedade.
<strong>Amo animais.</strong>
A questão da saúde é para poder evitar tumores etc
Fonte - www.esteriliza-me.org/vantagens
Por exemplo a minha cadela teve mesmo de ser estrelizada porque contraiu uma infecção, e foi uma cirurgia mais arriscada e dispendiosa do que se trata-se apenas de um estrelização normal.
A esterilização das fêmeas elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero, tipos de cancro comuns em fêmeas não esterilizadas. Ainda nas fêmeas, outra vantagem da esterilização consiste na prevenção da piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal. Também evitada com a esterilização é a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas.
Além disso, as fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio (aproximadamente aos seis/sete meses) têm um risco praticamente nulo de desenvolver tumores mamários. Infelizmente, o cancro mamário é, de longe, o mais frequente nas cadelas maduras e não esterilizadas; aproximadamente 50% a 60% dos tumores mamários caninos e 90% dos tumores mamários felinos são malignos. À medida que os cios vão ocorrendo, os riscos de a fêmea vir a contrair cancro mamário vão aumentando.
Convém frisar que estes argumentos são factos cientificamente comprovados, não se tratando apenas de meras opiniões.

Fonte - www.esteriliza-me.org/vantagens
Por exemplo a minha cadela teve mesmo de ser estrelizada porque contraiu uma infecção, e foi uma cirurgia mais arriscada e dispendiosa do que se trata-se apenas de um estrelização normal.
<p><u></u></p>
Na minha opinião a estrelização resulta não só em beneficios para o dono mas tambem como para os animais, como citei em cimaAcredito, e isso sou eu a pensar alto, que, uma grande maioria esteriliza não a pensar no bem estar, saúde ou stress da cadela e sim, por puro comodismo da própria pessoa. Porque acredito que essa altura, também é uma altura de grande stress para o dono. Estarei errado?

<p><u></u></p>
Oh Vitor, confesso que essa vinda de si espanta-me um pouco... depois de todos os tópicos sobre este assunto pelos quais já passou, ainda tem dúvidas?CasadelMar Escreveu:Olá,
A partir do momento em que o Vitor se deu ao trabalho de registar o afixo Casa del Mar no CPC, presume-se que tenciona eventualmente tornar-se criador... logo a sua opção terá, também, a ver com outros factores que não são o assunto deste tópico.CasadelMar Escreveu: Daqui há uns tempos até posso pensar de forma diferente; nunca digo "desta água não beberei", mas neste momento, não tenciono de forma alguma esterilizar as minhas. São opções!
![]()
Um abraço
Vitor Neto
Kim-haha,
Tem toda a razão, o facto está cientificamente comprovado (como poderiam informar alguns veteranos infelizmente desaparecidos daqui). Infelizmente neste momento não me recordo das percentagens de benefícios que a esterilização traz conforme a idade da cadela em que é feita. Mas qualquer vet lho poderá dizer.
Kyaraa,
Eu pensava tal qual como você e fiz exactamente o mesmo que você está a fazer.
E a minha cadela aos 7 anos também vendia saúde. Aos 14 teve cancro mamário, foi operada mas... mestáteses e etc., a operação já não a salvou.
CatarinaSACS,
Siga o conselho do seu vet, ele sabe o que está a dizer.
Vai ver que não se arrepende.
-
- Membro Veterano
Ok, admito a falha.Musky Escreveu:Oh Vitor, confesso que essa vinda de si espanta-me um pouco... depois de todos os tópicos sobre este assunto pelos quais já passou, ainda tem dúvidas?CasadelMar Escreveu:Olá,
Musky, independentemente de ser criador, posso ter lá em casa animais que, por qualquer razão, não pretendo utilizar na criação. No entanto são meus a mesma e gosto deles a mesma. Isto para dizer que, para além de ser possuidor de animais utilizados na criação, também tenho animais de companhia, logo, acho que também me encaixo de certa forma no assunto do tópico. E mesmo esses que não pretendo utilizar na criação, também não os pretendo esterilizar. Serei um mau dono por causa disso?Musky Escreveu:A partir do momento em que o Vitor se deu ao trabalho de registar o afixo Casa del Mar no CPC, presume-se que tenciona eventualmente tornar-se criador... logo a sua opção terá, também, a ver com outros factores que não são o assunto deste tópico.CasadelMar Escreveu: Daqui há uns tempos até posso pensar de forma diferente; nunca digo "desta água não beberei", mas neste momento, não tenciono de forma alguma esterilizar as minhas. São opções!
![]()
Um abraço
Vitor Neto

Abraço
Vitor Neto
Sinceramente Vitor, acho que sim. Pior ainda, porque se tem todos os animais inteiros mesmo aqueles com que não pretende criar, os riscos que corre são maiores ainda.CasadelMar Escreveu:Musky, independentemente de ser criador, posso ter lá em casa animais que, por qualquer razão, não pretendo utilizar na criação. No entanto são meus a mesma e gosto deles a mesma. Isto para dizer que, para além de ser possuidor de animais utilizados na criação, também tenho animais de companhia, logo, acho que também me encaixo de certa forma no assunto do tópico. E mesmo esses que não pretendo utilizar na criação, também não os pretendo esterilizar. Serei um mau dono por causa disso?![]()
Abraço
Vitor Neto
Porque ou estão permanentemente nas boxes, ou então a logística é complicada e o diabo tece-as... e depois??
Quando se tem apenas um animal pode ser problemático, mas é mais fácil o controlo.
Isto para além da questão da saúde em cadelas, claro! Visto nos machos este problema não ser tão sério.
-
- Membro Veterano
Musky, eu compreendo bem a sua posição e de forma alguma critiquei os donos que o fazemMusky Escreveu:Kyaraa,
Eu pensava tal qual como você e fiz exactamente o mesmo que você está a fazer.
E a minha cadela aos 7 anos também vendia saúde. Aos 14 teve cancro mamário, foi operada mas... mestáteses e etc., a operação já não a salvou.

Há casos e casos e cada dono opta pelo que considera melhor para o seu bichano...
Sei também que a esterilização é uma forma de prevenção de determinadas doenças, mas tal como disse, já esteve na mesma situação que eu, então compreende porque não o pretendo fazer

Infelizmente para a sua cadelinha teve um problema grave, mas NADA garante que não o teria apanhado se tivesse sido operada... Talvez tivesse menos probabilidade, mas não sabemos.
É normal que agora pense de outra forma, pois passou pela dor de perder um animal e tome precauções, por achar que vão proteger os seus animais.
No caso da minha Bambi não quero mesmo submetê-la a uma operação apenas por pensar que ela PODE EVENTUALMENTE apanhar alguma doença

Disse e repito: não discordo de quem o faça, mas eu pessoalmente, no que a mim diz respeito não sou a favor. É a natureza dela, eu não sou ninguém para alterar isso

Mas, também não digo "desta água não beberei". Espero, de coração não ter de submeter a minha Bambi a isso, pois só significará o pior

De qualquer forma, bem hajam por tentarem sempre fazer o que consideram melhor para os vossos bichanos, pois isso é o mais importante

Garantias absolutas a 100% nunca as há, claro. Mas - e mal comparado - isto é como jogar no euromilhões.Kyaraa Escreveu: Infelizmente para a sua cadelinha teve um problema grave, mas NADA garante que não o teria apanhado se tivesse sido operada...
Só quem joga tem possibilidades de ganhar...
E já agora, faço notar que sou alérgica a intervenções cirúrgicas, sejam animais ou humanas. Mas tenho de dar a mão à palmatória quando se comprova para que lado pendem os pratos da balança.
-
- Membro Veterano
Musky, eu concordo com tudo o que disse e compreendo perfeitamente a sua posição e não critico, mas não vou operar a minha Bambi pensando que ela PODE VIR a ter uma doença...Musky Escreveu:Garantias absolutas a 100% nunca as há, claro. Mas - e mal comparado - isto é como jogar no euromilhões.
Só quem joga tem possibilidades de ganhar...
E já agora, faço notar que sou alérgica a intervenções cirúrgicas, sejam animais ou humanas. Mas tenho de dar a mão à palmatória quando se comprova para que lado pendem os pratos da balança.
Atenção, o meu depoimento é tão somente sobre a minha cadela, não é uma opinião aplicada ao geral...
Só de pensar em operar a minha menina que é toda medrosa e nervosa, até me dá vontade de chorar

Não sou nada corajosa nestas coisas e espero de coração não ter de necessitar. Se ela sair à mãe (15 aninhos), vai morrer de velhinha