Boa noite a todas/os.
Sei que o meu tópico é um pouco confuso, mas passo a explicar:
- A minha Maria (sim, é mesmo o nome da minha gata), começou a deixar de comer algures entre há 8 a 10 dias. Na altura não se deu logo pelo problema, porque como somos 4 em casa, pensámos sempre que tinha sido o "outro" a dar comida... Bem, a verdade é que na 5ª passada levei-a à veterinária e fizeram-lhe análises. No dia seguinte disseram-me que não revelavam nada de muito anormal, apenas o valor de leucócitos, que era ligeiramente mais baixo que a média. Daí retirou-se que devia ser infecção e no Sábado fez uma eco, já na expectativa que fosse uma piometra, o que se veio a constatar.
No mesmo dia foi logo operada, e no dia seguinte foi-me dada ordem para a trazer para casa. Nesse dia foi um stress que não vos passa pela cabeça, a tal ponto que teve de ser sedada para se lhe tirar o catéter (ela é difícil com estranhos). Em casa, continuou a não comer, disseram-me para forçar com uma seringa, o que até ontem ainda fui conseguindo (também para lhe dar o antibiótico), mas da madrugada anterior, até esta noite nada, tornou-se impossível, ela pura e simplesmente quando vê a seringa passa-se! Falei com a vet (como quase todos os dias) e decidimos tirar-lhe o colar para ver se ela se sentia mais livre, e logo mais ambientada (até porque pensei que esteja deprimida). Fiz isso, mas até agora, 4 horas passadas, nada, não come. A vet pediu-me para a deixar lá amanhã durante todo o dia, e se não se conseguir terá de ser intubada.
Ando doido, nem durmo de tanta preocupação.
Já alguém teve uma situação destas?
E relativamente à intubação, alguma opinião?
Obrigado.
P.S. Ela tem 4,5 anos
Ajuda: Piometria + Intubação
Moderador: mcerqueira
Boa noite,
a minha xana teve o mesmo. Mas não se fez muito esquisita para comer, ora para tomar o antibiótico...
Não sei como faz para a segurar, mas eu só consegui enrolando-a numa toalha, de maneira que ela ficasse com as patas bem seguras. Enrolar como se fosse um bebé, só a cabeça fica de fora. Depois foi só segurar bem para que não desenrola-se, e aos poucos no canto da boca com a seringa dei o antibiótico.
Chegou uma altura que ela não podia ver a toalha. Mas para o final já se portava muito bem.
As melhoras

a minha xana teve o mesmo. Mas não se fez muito esquisita para comer, ora para tomar o antibiótico...

Não sei como faz para a segurar, mas eu só consegui enrolando-a numa toalha, de maneira que ela ficasse com as patas bem seguras. Enrolar como se fosse um bebé, só a cabeça fica de fora. Depois foi só segurar bem para que não desenrola-se, e aos poucos no canto da boca com a seringa dei o antibiótico.
Chegou uma altura que ela não podia ver a toalha. Mas para o final já se portava muito bem.
As melhoras

<p>" Todo o Homem é culpado do bem que não fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bom dia.
A alimentação por SNG é muito utilizada nesses casos. Os efeitos colaterais podem (mas não tem que forçosamente...) ser uma inflamação da traqueia. Contudo, o animal não sobrevive sem se alimentar. Logo...
E sim, tive alguns casos de gatos a serem entubados por diversos motivos. Os motivos podem ir desde depressão, falta de estímulo pela insuficiência gostativa e olfactativa (na maioria de casos graves de problemas respiratórios por corizas, pneumonias,etc.., piómetra, cepticémia, clamidiose, etc... mas, continuo a dizer "ou o animal come, ou morre"!
Tente ainda enquanto não o leva ao vet para..., dar-lhe patê de lata aquecido no micro-ondas. Por vezes o cheiro que o alimento exala depois de aquecido, aumenta e estimula o olfacto do animal o que o faz por consequência, um estímulo ao apetite
Se o Vet indicou que a melhor solução é entubar... é porque é mesmo! Vir a um forum pedir uma opinão quanto à entubação... é como se estivesse a questionar a atitude duma resolução aconselhada por um Veterinário o que de nada lhe serve já que não é num forum que alguém vai contradizer a acção optada por um Profissional de Medicina Veterinária. Primeiro porque não devem, mesmo até outros Profissionais da área e muitos menos sem se saber a fundo nada de nada sobre a patologia em causa...!
Questione o seu Veterinário em todas as suas dúvidas que o atormentam e estou certa que ele o informará com o maior rigor e boa vontade
Boa sorte e as melhoras do animal,
Leo
A alimentação por SNG é muito utilizada nesses casos. Os efeitos colaterais podem (mas não tem que forçosamente...) ser uma inflamação da traqueia. Contudo, o animal não sobrevive sem se alimentar. Logo...

E sim, tive alguns casos de gatos a serem entubados por diversos motivos. Os motivos podem ir desde depressão, falta de estímulo pela insuficiência gostativa e olfactativa (na maioria de casos graves de problemas respiratórios por corizas, pneumonias,etc.., piómetra, cepticémia, clamidiose, etc... mas, continuo a dizer "ou o animal come, ou morre"!
Tente ainda enquanto não o leva ao vet para..., dar-lhe patê de lata aquecido no micro-ondas. Por vezes o cheiro que o alimento exala depois de aquecido, aumenta e estimula o olfacto do animal o que o faz por consequência, um estímulo ao apetite

Se o Vet indicou que a melhor solução é entubar... é porque é mesmo! Vir a um forum pedir uma opinão quanto à entubação... é como se estivesse a questionar a atitude duma resolução aconselhada por um Veterinário o que de nada lhe serve já que não é num forum que alguém vai contradizer a acção optada por um Profissional de Medicina Veterinária. Primeiro porque não devem, mesmo até outros Profissionais da área e muitos menos sem se saber a fundo nada de nada sobre a patologia em causa...!

Questione o seu Veterinário em todas as suas dúvidas que o atormentam e estou certa que ele o informará com o maior rigor e boa vontade

Boa sorte e as melhoras do animal,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>