Hipovitaminose A nas tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Patatipatata
Membro
Registado: quarta set 26, 2007 1:01 pm

quarta out 17, 2007 11:52 pm

Bem, eu li isto num artigo sobre répteis espero fornecer alguma informação importante :D

"Como a maior parte dos problemas dos animais exóticos, as principais doenças destes animais relaciona-se com um mau maneio. Uma das patologias mais frequentes é a hipovitaminose A, que se deve a carências nutricionais nas dietas usadas. De facto, a maior parte dos proprietários de tartarugas alimenta-as com aqueles "camarõezinhos", que se encontram no mercado. Ora, esses "camarõezinhos" não é que façam mal, mas também pouco alimentam. Da sua constituição fazem parte proteínas de baixo valor biológico e, de vitaminas e sais minerais, pouco ou nada se encontrará nas suas embalagens. Assim, dentro destes nutrientes, é da vitamina A que normalmente se costuma sentir falta.

As tartarugas com falta desta vitamina acabam sempre por mostrar sinais de doença:

- Afecções oculares (conjutivites, tumefacção das pálpebras, olhos inchados");
- Afecções de pele (escarnação anormal, dermatites, mudas incompletas);
- Afecções auriculares (otites, abcessos);
- Outras afecções menos comuns.

Assim, o proprietário terá que estar atento a qualquer um destes sinais de doença, que significarão que o animal não está saudável e precisa de tratamento. Mais do que isso, o proprietário deverá prevenir que esta carência nutricional surja nas suas tartarugas. Como?
Através de uma dieta equilibrada:

- Mais de 70% da dieta: Granulado para tartaruga (aquática ou semiaquática) e/ou peixe inteiro (com víesceras, escamas, etc);
- Restante: Legumes, fruta, e/ou granulado para répteis herbívoros;
- Os tais "camarõezinhos" devem ser usados só como uma goluseima, muito de vez em quando.

Seguindo esta dieta, bem como as restantes indicações para um bom maneio geral (temperatura aproximada de 25ºC, gradiente térmico, acesso directo a luz UVB, higiene cuidada), as tartarugas viverão mais tempo, uma vida melhor, e poucas probabilidades de adoecerem."

Bem, espero que esta informação seja útil, boa sorte!

beijinhos :wink:
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta out 18, 2007 4:37 pm

obrigado pelo topico de facto é util para os incautos , pena é a pouca relevancia dada ao papel dos UVB nesta coisa da sintese vitaminica .
podes dar até "caviar" todos os dias se os uvb n estiverem apropriados quer em intensidade e duraçao n serve de muito pq o animal terá dificuldades em metabolizar os nutrientes e as carencias manter-se-ao .
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

quinta out 18, 2007 5:52 pm

Boas Patatipatata :wink:

Qualquer informação que seja, é sempre de agradecer. Bom trabalho, continua :D

Cumprimentos 8)

:evil: Um pensamento :evil: : Não se irrite, sorria. Não critique, auxilie. Não grite, converse. Não acuse, ampare :twisted:
Patatipatata
Membro

quinta out 18, 2007 6:33 pm

Como aconteceu num outro post que fiz, aqui também me esqueci de colocar a fonte onde adquiri a informação, e ainda bem que me avisaram

A fonte onde retirei a informação é Zoofeira magazine

Sempre que vejo alguma coisa interessante ou informações sobre animais que ainda n tenha lido por aqui hesito em colocar, mas pronto desta vez coloquei e parece que fiz bem :D

Boa noite
iguanaboy7
Membro
Registado: domingo set 23, 2007 1:53 pm
Irmã 0.1.0

quinta out 18, 2007 8:51 pm

Não hesites, coloca mesmo.

Este é um fórum sobretudo de partilha de informação e ajuda e assim poderás ajudar outros foristas que venham atrás e que tenham dúvidas :D

É sempre importante postar aqui estas coisinhas, que alguns consideram Básico :twisted: :wink: mas que outras pessoas podem não saber e ajudar bastante!

E sim concordo com o LwFlashPt com o:
Não se irrite, sorria. Não critique, auxilie. Não grite, converse. Não acuse, ampare
:D

Saúde nossa e dos animais, companheiros, a vida é curta!

Cumps
Anadiniz
Membro
Registado: quinta jul 19, 2007 12:12 pm

terça out 23, 2007 10:57 am

As minha tartarugas ainda são bébés como e quais os legumes lhes posso dar. Eu só costumo dar os sticks e uma vez por semana camaroes.
Patatipatata
Membro

terça out 23, 2007 1:34 pm

Eu dou fruta às minhas tartarugas partidinhos aos bocadinhos, quando alguem ca em casa está a comer maçã, por exemplo, eu tiro um bocadinho e corto em quadradinho pequenos, tambem dou uvas mas tiro a casca antes de cortar em pedaçinhos pequenos, depois coloco la no aquario, elas adoram. Com os legumes deve ser a mesma coisa, penso eu, ainda não dei legumes às minhas porque ainda não sei se se dão crus mas lavados, ou se dão cozidos... :lol: Esperemos que alguem com mais experiencia nos diga em relação aos legumes como se faz... :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”